Quando você envia sua cópia da Declaração de Imposto de Renda e mais alguns documentos para a Remessa Online, seu limite é calculado de acordo com os valores declarados no seu IR. É o que chamamos de Cadastro Completo. Mas e se você já fez isso e precisa aumentar seu limite novamente? É possível?
Sim, através do limite adicional. Abaixo respondemos suas principais dúvidas sobre o assunto.
- O que é o limite adicional?
Limite adicional é uma possibilidade oferecida a clientes da Remessa Online que já são Cadastro Completo mas que precisam aumentar seu limite além do que foi definido de acordo com sua Declaração de Imposto de Renda.
- Quem pode solicitar o limite adicional?
Todo cliente da Remessa Online que tiver o Cadastro Completo pode solicitar, desde que se enquadre numa regra básica: ter adquirido um novo patrimônio ou liquidez entre uma declaração de IR e outra e que, portanto, ainda não foi declarado.
Por isso se você recebeu uma liquidez ao longo do ano e não pode esperar até a próxima declaração de IR para atualizar seu limite, pode entrar em contato com a Remessa Online e informar esse novo patrimônio para obter mais limite.
- Quais novos patrimônios podem ser usados para solicitar limite adicional?
Em tese, todo novo patrimônio ou liquidez pode ser usado para esse fim. Isso inclui ganhos de capital com a venda de ações na Bolsa, receita de recebimento do Adsense, recebimento de doações, compra e venda de imóveis e outros bens e por aí vai.
Será necessário enviar à Remessa Online algum comprovante que indique o novo patrimônio ou liquidez obtida. Esses documentos podem ser, de acordo com o que se quer provar: extrato da conta, extrato do resgate, termo de doação, contrato de compra e venda, etc.
O seu gerente de contas na Remessa Online é a pessoa mais indicada para informar exatamente quais os documentos necessários para o seu caso.
- Recebimentos do Adsense e de doações podem servir para limite adicional?
Sim, em ambos os casos. Como esses recebimentos representam aumento de patrimônio, eles podem ser usados para solicitação de limite adicional.
- Como solicitar o limite adicional?
Basta entrar em contato com o seu gerente de contas da Remessa Online e manifestar o interesse. Ele irá analisar se o seu caso é passível de limite adicional e quais documentos serão necessários para a efetivação do procedimento.
- Quando posso solicitar o limite adicional?
O limite adicional pode ser solicitado a qualquer momento do ano, basta entrar em contato com seu gerente de contas.
- Se eu solicitei limite adicional, precisarei enviar a cópia do IR no próximo período de envio?
Sim! Enviar a cópia da declaração do Imposto de Renda anualmente para a Remessa Online é fundamental para que seu Cadastro Completo continue ativo.
Importante ressaltar que, caso o cliente tenha solicitado limite adicional ao longo do ano, aquele bem usado para a solicitação não poderá ser usado novamente para aumentar ainda mais o limite no próximo envio de declaração de IR.
- Quando eu preciso enviar a cópia da declaração do IR para a Remessa Online?
O prazo para enviar a declaração e o recibo de entrega é 15 de maio. Para evitar problemas com sua conta, fique atento a data limite.
Atenção: em 2020, excepcionalmente, o prazo foi alterado para 15 de julho, saiba mais.
- Onde envio minha declaração de Imposto de Renda para a Remessa Online?
O envio é realizado online, na própria plataforma da Remessa Online.