O fundo de investimento é um dos tipos de investimentos mais comum no Brasil. É um mecanismo que reúne o dinheiro de várias pessoas, conhecidas como cotistas, com o objetivo de ganhar dinheiro a partir de aplicações no mercado financeiro.
Entenda o exemplo:
Especialistas dizem que o fundo de investimento pode ser comparado a figura de um condomínio, imagine um prédio, cada pessoa é dona de um apartamento, né? Então, estes são os cotistas.
Essas pessoas pagam para alguém, síndico ou administrador que cuida e administra as tarefas e áreas do condomínio. Nesse investimento, os cotistas pagam uma taxa para os gestores que cuidam do dinheiro investido no fundo.
Como as regras que se aplicam aos moradores, ao realizar o pagamento de um determinado fundo, o cotista aceita todas as regras de aplicação, resgate, horários, custos e a taxa para o gestor administrar e coordenar o funcionamento do fundo.
Por ter diversas pessoas investindo de maneira coletiva, é possível aplicar em diversos tipos de produtos sem precisar investir um valor muito alto.