Remessas para pagamento de cursos no exterior – ensino fundamental, médio, superior, mestrados, doutorados, MBAs, intercâmbios, de línguas e outros – podem ser feitas pela Remessa Online.
Além do pagamento direto de cursos, também se encaixam nesta categoria gastos com treinamentos, contratação de profissionais de educação do exterior, palestras, seminários e congressos internacionais.
Quais documentos são necessários para a transferência?
É necessário que a pessoa que vai enviar o dinheiro tenha em mãos o nome completo do beneficiário, dados da conta bancária internacional e, se for o caso, dados da conta do banco intermediário.
Também é preciso um documento que comprove o motivo da transação. No caso de pagamentos seria uma Invoice – fatura de pagamento internacional. Ela precisa conter o nome da instituição e estudante, valor total a ser pago e os dados bancários do beneficiário no exterior.
Quais são as taxas e impostos dessa remessa?
É cobrado o imposto obrigatório IOF, com alíquota de 0,38% + custo de envio, a partir de 1,3% sobre o valor enviado + tarifa bancária de R$5,90. Caso a transação seja maior do que R$2.500, a tarifa bancária não é cobrada.
Use o simulador na página inicial da Remessa Online para saber qual será o valor total da remessa com base no câmbio do dia.
Veja um exemplo:
Maria mora no Brasil e sua filha, Júlia, está fazendo um curso de inglês nos Estados Unidos. Para pagar o curso da sua filha no exterior, Maria faz remessas de dinheiro usando a Remessa Online.
Depois de acessar a Remessa, Maria clicará em ‘Enviar dinheiro‘ e após isso em ‘Enviar para outra pessoa’. Maria precisará então escolher o motivo de sua remessa selecionando a opção ‘Pagamento de um curso ou faculdade’. Em seguida preencher o valor total do curso (mesmo que o pagamento seja de apenas uma parcela) e a quantidade de parcelas que serão pagas.
A seguir, Maria deverá preencher os dados do beneficiário como nome completo, país e dados bancários da conta. É necessário informar o código SWIFT, ou seja, o número que identifica internacionalmente cada instituição financeira.
Por fim, Maria precisará dar um nome para aquela operação (ou história) e anexar a Invoice, uma fatura com o nome da instituição e estudante, visando comprovar o motivo da transação. Quando a história for aprovada, Maria deverá fazer o pagamento da transação via TED para a conta da Remessa Online que aparecerá na tela. O dinheiro será enviado ao exterior em até 1 dia útil após a confirmação do pagamento.
Maria poderá acompanhar o andamento de sua transação através do site e do e-mail. Caso o pagamento do curso seja parcelado, ela não precisará se preocupar pois poderá acessar novamente sua história no mês seguinte e enviar outra parcela sem ter que preencher tudo novamente. Viu como é simples?