Precisa pagar importações de mercadorias do exterior? Veja todas as informações necessárias para fazer com a Remessa Online.
Quais documentos são necessários para a remessa?
Para entender a documentação necessária para pagar uma importação, basta identificar a situação da mercadoria no momento do pagamento, conforme os cenários abaixo:
Pagamento de importação antecipada
- Proforma Invoice
Quando a mercadoria ainda não foi embarcada no momento do pagamento, a Proforma Invoice, documento que registra e formaliza uma intenção de compra e venda, é usada apenas em caráter informativo, como se fosse um orçamento.
O documento deve apresentar todas as instruções necessárias para desenvolver uma fatura comercial definitiva posteriormente: previsão de embarque, termo de pagamento na condição antecipada e dados sobre o frete da mercadoria.
Pagamento de importação à vista
- Invoice
- Conhecimento de embarque (Bill of Landing)
Nesse caso, é necessário apresentar a Invoice do pagamento e o conhecimento de embarque, documento emitido pela companhia responsável pelo envio com informações sobre a mercadoria, como a forma de transporte e o valor do frete. Entenda o que é e como emitir uma Invoice.
Pagamento de importação a prazo
- Invoice
- DI ou DUIMP
Aqui, é necessário apresentar, além da Invoice, a DI (Declaração de Importação) ou, em breve, sua substituta: a DUIMP, (Declaração Única de Importação), documento eletrônico que traz a possibilidade de centralizar todas as informações e os dados do processo. Entenda o que muda com a implementação da DUIMP.
Quais as taxas e impostos dessa remessa?
Sobre esse tipo de remessa não incide IOF, apenas o nosso custo, a partir de 1,3% + tarifa bancária.