5 filmes sobre o mercado financeiro: confira a nossa seleção

Aprender sobre o mercado financeiro não precisa ser algo chato e difícil. Pelo contrário, é possível aprender muito em seus momentos de lazer, com a família e os amigos. Existe muito conteúdo em filmes sobre mercado financeiro e podem ser consumidos por pessoas que estão em todas as fases de aprendizagem.

Neste artigo, listamos 5 opções de filmes sobre mercado financeiro para quem quer começar a entender mais sobre esse universo. Continue lendo e confira as nossas dicas!

5 filmes sobre mercado financeiro que você precisa assistir

O Lobo de Wall Street

O filme de 2013 conta a história real de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores. É um exemplo de como não atuar no mercado, pois o filme mostra como Belfort usou brechas do sistema para conseguir enriquecer sua empresa e se tornar uma das maiores da época. 

Além de agir de forma totalmente ilícita e antiética, o corretor da bolsa se envolveu em esquemas ilegais, fraudes, festas e muitos gastos que acabaram prejudicando o nome e a economia da empresa. 

A Grande Aposta

Esse filme ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado de 2016. A Grande Aposta conta como os agentes financeiros conseguiram se antecipar à crise de 2008. O interessante é que o filme mostra as estratégias adotadas por cada um. 

Os agentes apostaram que a “bolha imobiliária” ia estourar e começaram a buscar formas de entender como aconteceria e como eles podiam ganhar com isso.

O filme mostra todo esse pensamento estratégico e análise de mercado que os profissionais do setor precisam ter e o mais interessante, explicam diferentes aspectos desse mercado de forma divertida e didática. 

Grande demais para Quebrar

O filme é baseado na história do livro que leva o mesmo nome, escrito pelo jornalista Andrew Sorkin. A saga conta a história da crise de 2008, contada pelos olhos de Henry Paulson, Secretário de Tesouro dos Estados Unidos na época. 

Paulson e sua equipe buscam grandes nomes de Wall Street para salvar a economia dos Estados Unidos naquele período. O filme mostra todo um contexto histórico e é interessante para quem quer entender o que levou a quebra da bolsa naquela época.

Becoming Warren Buffett 

Quem conhece um dos homens mais ricos do mundo e uma das maiores referências em investimento precisa ver esse filme. O documentário, lançado em 2017 pela HBO, conta a história de Warren Buffett.

O filme mostra toda trajetória do empresário, seus hábitos,  rotinas e insights importantes para também quer se tornar um grande investidor.

O Mago das Mentiras 

Inspirado na história de de Bernard Madoff, megainvestidor e ex-presidente da Nasdaq, que foi condenado a 150 anos de prisão por fraudes. Madoff foi responsável pelo Esquema Ponzi, uma operação sofisticada, considerada como uma das maiores e mais duradouras fraudes financeiras da história dos Estados Unidos. 

Na época, o executivo comandava sua empresa, Bernard L. Madoff Investments Securities LLC e usava sua influência para atrair e enganar investidores. Com a promessa de retornos milagrosos, Madoff construiu uma grande pirâmide financeira.

Esse é um dos filmes sobre mercado financeiro mais importantes, principalmente, para mostrar que não existem retornos milagrosos no mercado de investimentos e para deixar o público mais atento com algumas práticas. 


Quer ver mais filmes sobre o mercado financeiro e ficar por dentro de mais dicas de conteúdos para acompanhar e entender melhor ? Acompanhe as novidades do blog

Related posts

Elon Musk: saiba tudo sobre um dos homens mais ricos do mundo

Nubank é internacional? Saiba se é possível usá-lo no exterior

NTN-B: o que é, como funciona e como investir neste título