ActiveCampaign: o que é e como usar essa plataforma de automação

Se você busca uma maneira eficiente de otimizar suas estratégias de marketing, vendas e suporte, a ActiveCampaign é uma solução que merece sua atenção. Afinal, por meio dela, é possível identificar os leads e abordá-los na hora certa e no momento mais adequado.

Confira no texto abaixo como a ActiveCampaign pode transformar a maneira como você interage com seus clientes, desde a aquisição até o pós-venda. 

Quem é ActiveCampaign?

ActiveCampaign é uma empresa que oferece soluções de software em nuvem para pequenas e médias empresas. Ela criou uma das maiores ferramentas de marketing do mercado: a plataforma de automação da experiência do cliente.

Na prática, a solução permite realizar vários tipos de automação dos processos de vendas, suporte e marketing. Tudo com o máximo de personalização das experiências. O processo é executado a partir de automações predeterminadas. Dentre elas, estão: 

Assim, é possível orquestrar, segmentar e personalizar entre diferentes canais. Ou seja, toda a gestão do relacionamento com o cliente nas mais diferentes etapas do funil de vendas é realizada por meio dessa ferramenta. 

Para que serve o ActiveCampaign?

O ActiveCampaign serve para empresas que desejam uma plataforma de automação de marketing para otimizar e automatizar diversas atividades relacionadas a vendas, suporte e marketing. 

Dessa forma, visa melhorar a eficiência das empresas na interação com os clientes, desde o início do funil de vendas até o pós-venda. 

O que é automação de marketing?

Automação de marketing é o uso da tecnologia para executar processos sem intervenção manual. O objetivo é melhorar a eficiência das ações, especialmente no que diz respeito à nutrição e avanço de leads ao longo da jornada de compra até a conclusão do processo. 

Campanhas de email marketing pode ser automatizadas.

Vale ressaltar que nem toda ação automática se enquadra como automação de marketing. A verdadeira automação envolve agir de maneira personalizada e escalável em diversos pontos de contato com o cliente, proporcionando eficiência ao processo e aprimorando os resultados alcançados.

Quais são os principais produtos e ferramentas ActiveCampaign?

A ActiveCampaign oferece soluções variadas que atendem aos setores de marketing, vendas e suporte. Por isso, pode ser utilizado por empresas B2B e B2C. Dentro desse contexto, os produtos e ferramentas oferecidos pela plataforma da empresa são:

E-mail marketing

E-mail marketing no ActiveCampaign permite criar newsletters e campanhas de e-mail com total controle. Você pode fazer:

  • Envio em massa: enviar campanhas para todos os contatos de uma vez;
  • Disparo de e-mails: enviar automaticamente mensagens quando um contato realiza uma ação desejada, como uma compra;
  • Respostas automáticas: facilita o contato imediato e o envio de e-mail de boas-vindas e de iscas de leads;
  • E-mails transacionais: enviar mensagens automáticas relevantes para os interesses dos leitores;
  • E-mails programados: agendar mensagens para serem enviadas em datas e horas específicas.

Automação de marketing

Na automação de marketing, o foco é realizar processos inteligentes automaticamente. Dentre as possíveis tarefas realizadas com a ActiveCampaign, estão: 

  • Automação do e-mail marketing;
  • Engajamento dos contatos usando tags, campos personalizados, relatórios de desempenho e análises;
  • Extração de informações de canais offline e digitais, como mídias sociais, landing pages, chats e mensagens de texto;
  • Mapeamento do ciclo de vida do cliente..

CRM de vendas e automação

O software de gestão do relacionamento com o cliente automatiza a priorização de leads e a gestão de contatos. Além disso, tem outras funcionalidades. Por exemplo: 

  • Pontuação de leads (lead scoring);
  • Monitoramento de negócios;
  • Seguimento de pipeline;
  • Rastreamento de tarefas;
  • Atribuição de tarefas automatizada;
  • Roteamento de vendas.

A grande vantagem do CRM é centralizar todos os dados dos contatos. Isso traz um histórico completo de cada lead, o que permite ter uma visão completa dos processos realizados.

Customer Marketing

O Customer Marketing visa facilitar a compreensão das necessidades dos clientes e aumentar as chances de fechar negócios. Isso é alcançado através da conexão de conversas em diversos canais de marketing, automação de nutrição de clientes e atendimento personalizado. 

A plataforma permite acessar o histórico completo do cliente para identificar problemas, dúvidas e preferências registradas a cada interação.

Tudo isso é possível por conta das ferramentas de atendimento disponibilizadas. Elas são: 

  • Suporte a multi canal;
  • Monitoramento de sites e eventos;
  • Funil flexível;
  • Automações de chatbot;
  • Integrações nativas;
  • Colaboração em equipe;
  • Tarefas automatizadas;
  • Fluxos de trabalho automatizados;
  • Registros consolidados.

Quais são as vantagens de usar ActiveCampaign?

Usar o ActiveCampaign contribue para simplificar as atividades, permitindo que as equipes foquem no que é realmente relevante e estratégico para o negócio. 

Por isso, ela contribui em todas as frentes, desde o marketing de conteúdo até o fechamento das vendas e o pós-vendas. Dessa forma, podemos citar vários benefícios ao utilizar a plataforma. As principais são:

Uso da tecnologia

A plataforma da ActiveCampaign utiliza a Inteligência Artificial (IA) e o machine learning para trazer precisão às ações automatizadas. 

Além disso, o sistema funciona totalmente baseado no cloud computing, trazendo mais segurança às operações e às informações armazenadas, sem contar o acesso facilitado por meio de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Recursos específicos para e-commerces

O ActiveCampaign oferece recursos específicos para e-commerces, incluindo automação de marketing direcionada. Isso permite recuperar carrinhos abandonados com lembretes automáticos.  Além disso, há campanhas Win-Back automáticas para reconquistar clientes que deixaram de comprar na loja virtual.

O ActiveCampaign pode ajudar no dia-a-dia do e-commerce.

Outras funcionalidades são o envio de recomendações de produtos para clientes recentes, a criação de listas segmentadas para ofertas específicas e a possibilidade de:

  • Criar automação de fluxos de trabalho para a integração de novos usuários.
  • Enviar e-mails em caso de falha no processamento de pagamentos.
  • Enviar notificações e avisos de expiração de prazos.
  • Gerenciar riscos de perda de clientes.
  • Automatizar a gestão da saúde do cliente.

Variedade de modelos de e-mail marketing

A sua campanha pode ser criada do zero ou com base em um dos 250 modelos predeterminados, criados por especialistas. Também é possível enviar conteúdos específicos para um público ou cliente, a partir da definição da etapa do funil de vendas.

Acesso a análises aprofundadas

O software oferece informações relevantes sobre: 

  • Desempenho de vendas por colaborador;
  • Desempenho do funil de vendas;
  • Motivos da perda de negócios;
  • Dados e notas dos usuários que possibilitam a segmentação de acordo com diferentes parâmetros;
  • Estágio das negociações;
  • Melhores oportunidades para o fechamento de vendas.

Funcionalidades diversificadas

O ActiveCampaign possui diversas funcionalidades para facilitar a automação de marketing, como: 

  • Relatórios avançados;
  • Formulários de inscrição com personalização da URL do formulário;
  • Inscrições e envio de SMS;
  • Entrega de e-mail gerenciada;
  • Mapa de automações criadas;
  • Criação de landing pages;
  • Teste A/B de automações;
  • Editor de e-mail drag & drop;
  • Importação de contatos;
  • Criação de resposta automáticas;
  • Rastreamento geográfico;
  • Prévia de caixa de entrada;
  • Públicos personalizados do Facebook;
  • Conteúdo condicional;
  • Permissões customizadas por usuário;
  • Suporte da ferramenta por e-mail ou telefone;
  • Gestão de Service Level Agreement (SLA).

Integração

A plataforma pode ser integrada com mais de 900 soluções, como Gmail, Hotmart, WordPress, WooCommerce, Shopify, Google Ads, Google Sheets, Calendly, Salesforce, entre muitas outras.

Como acessar ActiveCampaign?

Para acessar o ActiveCampaign, basta entrar no site da plataforma e clicar em “Login” e entrar com seus dados de acesso. Se ainda não tem uma conta, na página inicial, coloque seu e-mail e clique em “Testar gratuitamente”. Você cria uma conta e tem acesso gratuito por 14 dias. 

Como usar ActiveCampaign?

Para usar a plataforma, é preciso seguir as etapas abaixo:

Crie a sua conta na ActiveCampaign

  1. No seu primeiro acesso, entre no site da plataforma e coloque seus dados básicos, como o endereço de e-mail. Para isso, clique no ícone de engrenagem e acesse “Configurações”;
  2. Então, clique em “Endereço” e depois em “Adicionar um endereço”. Insira os dados solicitados e finalize pressionando em “Adicionar endereço”.

Crie uma lista de e-mail

  1. Clique em “Listas” no menu que fica na lateral;
  2. Em seguida, toque no botão azul, que fica no canto superior direito da tela, para adicionar uma lista;
  3. Conclua clicando em “Adicionar”.

Importe os contatos

Para importar seus contatos na ActiveCampaign, siga os seguintes passos:

  1. Prepare sua lista de contatos em um arquivo CSV;
  2. Ao criar uma lista, clique em “Importar contatos” na linha da lista;
  3. Escolha a opção desejada, como “Importar do arquivo”;
  4. Siga as instruções na tela para concluir o processo de upload.

Na etapa seguinte, você será direcionado para o mapeador de importação. Personalize os campos conforme os dados da sua lista, como telefone, nome, e-mail, etc. 

Como fazer automação no ActiveCampaign?

Os passos para configurar uma automação são:

  1. Clique no menu “Automações”, localizado no ícone abaixo do e-mail;
  2. Pressione o botão azul “Criar uma automação” no canto superior direito;
  3. Escolha entre começar do zero ou outra opção e clique em “Continuar”;
  4. Selecione um acionador que determinará como os contatos serão adicionados à automação;
  5. Escolha a opção mais adequada e define se a ação será executada uma ou várias vezes;
  6. Opte por segmentar o envio, se desejado, e clique em “Adicionar partida”;
  7. Selecione a ação a ser executada. Escolha “Enviar um e-mail” para uma mensagem ser enviada sempre que alguém se cadastrar. 

Concluindo essas etapas, sua automação estará configurada e pronta para ser ativada.

Crie o e-mail e ative a automação

Para criar o e-mail e ativar a automação na ActiveCampaign, as etapas são:

  1. Insira um nome para o e-mail e escolha um template na biblioteca de modelos;
  2. Clique em “Usar este template” e preencha todas as informações até chegar ao painel de automação;
  3. Organize as etapas criadas no painel de automação, nomeando cada uma delas para manter o processo organizado;
  4. Clique em “Ativo” no canto superior direito para ativar a automação.

Planos e Preços do ActiveCampaign

Os preços do ActiveCampaign variam conforme o plano escolhido e os recursos oferecidos. Entenda na tabela abaixo as principais opções de planos:

Marketing

PlanoPlusProfessionalEnterprise
Preço mensal (a partir de)R$ 257,00R$ 782,00R$ 1.360,00
Usuários3510
Contatos de marketing1 mil2.5002.500
Envio preditivo (IA)NãoSimSim
Teste de email ilimitadoNãoNãoSim

Vendas

PlanoPlusProfessionalEnterprise
Preço mensal (a partir de)R$ 100,00R$ 257,00R$ 520,00
Formulários de captura de leadsSimSimSim
Aplicativo móvel de CRMSimSimSim
Automação de engajamento de vendasNãoSimSim
Relatórios personalizadosNãoNãoSim

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Perguntas frequentes

Para que serve o ActiveCampaign?

O software da ActiveCampaign serve para automatizar atividades em marketing, vendas e suporte.

Quais são as vantagens de usar ActiveCampaign?

Algumas vantagens incluem o uso de tecnologia, recursos específicos para e-commerces, variedade de modelos de e-mail marketing, acesso a análises aprofundadas e integração com mais de 900 soluções.

Quais são os planos e preços do ActiveCampaign?

Os planos variam com preços a partir de R$ 100 por mês para recursos de automação. Já para recursos de marketing o preço mensal varia entre R$ 257 e R$ 1.360. 

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