Android 13 é lançado oficialmente pelo Google. Confira as novidades

O Android 13 chegou ao mercado. A versão final do sistema operacional foi lançada pelo Google na segunda-feira, 15 de agosto de 2022. Inicialmente, ele está disponível apenas para usuários da linha Pixel. 

A nova versão do Android trouxe uma série de novidades funcionais, em privacidade e conectividade. Entre as principais, estão os ícones de aplicativos, o modo Hora de Dormir e a permissão para que aplicativos enviem notificações.

Quer saber o que vai mudar com o Android 13 e quais aparelhos receberão a atualização? Então, continue a leitura deste artigo!

Quais são as principais novidades do Android 13?

O Google divulgou as principais novidades do seu sistema operacional:

1. Ícones de aplicativos podem combinar com tema

O Android 13 permite que os usuários personalizem os ícones dos aplicativos para combinarem com o tema e o papel de parede.

2. Cada aplicativo pode ter um idioma diferente

Com o novo sistema operacional do Google, o usuário pode definir um idioma diferente para cada aplicativo instalado. Para isso, basta acessar a seção de aplicativos em “Configurações”, selecionar o aplicativo desejado e clicar em “idioma do app”.

3. Modo Hora de Dormir tem nova função

No modo Hora de Dormir, agora é possível ajustar a luminosidade da tela para que ela reduza automaticamente em ambientes escuros. A novidade é ideal para evitar perder o sono antes de dormir e a fadiga ocular, caso receba uma ligação no meio da noite.

4. Controle de reprodução ganha novo design

Essa é mais uma novidade do Android 13. O controle de reprodução ganhou um novo design que mostra a capa do álbum no plano de fundo. Ele ainda conta com um botão na parte superior para alterar a saída de som e abaixo o de play/pause. Há também a linha de progresso de reprodução que ganhou uma animação quando um áudio está tocando.

5. Privacidade ganhou melhorias

A seção de privacidade ganhou várias melhorias. Agora, é possível compartilhar fotos e vídeos específicos com os aplicativos, não mais uma pasta inteira. Além disso, os apps deverão solicitar permissão para enviar notificações. Por fim, as informações sensíveis serão apagadas da área de transferência pelo Android automaticamente após alguns minutos. Por exemplo, número de telefone, e-mail, endereço, número do cartão de crédito e login.

6. Conectividade ganhou novos recursos e funcionalidades

O Android 13 contará com o recurso Spatial Audio, permitindo que o som do headphone acompanhe a movimentação da cabeça. Assim, criará uma experiência imersiva. Entretanto, o fone deve ser compatível. Outra novidade é que o usuário pode usar o Chromebooks para responder mensagens de WhatsApp, WeChat e Signal que chegam no celular.

O sistema operacional ainda tem o áudio Bluetooth Low Energy (LE), que promete uma latência mais baixa na transmissão de dados. Para aprimorar a multitarefa, é possível visualizar e arrastar aplicativos para o modo tela dividida. Por fim, até o fim do ano, o sistema operacional vai permitir copiar, imagens, links, vídeos e textos de um celular e colar no tablet.

Quais celulares receberão a atualização do Android 13?

Apenas os aparelhos celulares da linha Pixel do Google já receberam o Android 13. Vários aparelhos de outras marcas ainda receberão a atualização este ano, segundo anúncio do Google. As fabricantes ainda não anunciaram os modelos oficialmente.

Marcas que receberão Android 13 em 2022

  • Samsung Galaxy;
  • Asus;
  • HMD (Nokia);
  • iQOO;
  • Motorola;
  • OnePlus;
  • Oppo;
  • Realme;
  • Sharp;
  • Sony;
  • Tecno;
  • Vivo;
  • Xiaomi e outros.

Celulares da linha Pixel atualizados com Android 13

  • Pixel 6a;
  • Pixel 6;
  • Pixel 6 Pro;
  • Pixel 5a;
  • Pixel 5;
  • Pixel 4a 5G;
  • Pixel 4a;
  • Pixel 4 XL;
  • Pixel 4.

Qual é a versão mais recente do Android?

A versão mais recente do Android é a 13. Ela foi lançada nessa segunda-feira, 15 de agosto de 2022, pelo Google. Apenas os aparelhos da linha Pixel já contam com a atualização, mas o Google já anunciou que outras marcas receberão o sistema operacional ainda este ano.

Quando a Samsung vai atualizar o Android?

A fabricante ainda não anunciou quais aparelhos receberão o Android 13 nem a data em que a atualização será disponibilizada. Porém, o Google informou que os dispositivos de diversas marcas receberão o sistema operacional ainda neste ano e a Samsung aparece na lista.

Como vimos, o Android 13 chegou com muitas novidades, algumas muito esperadas pelos usuários. Por exemplo, o design de ícones e do controle de reprodução, além de melhorias na privacidade e na conectividade.

Agora, resta aguardar os anúncios oficiais das fabricantes com a lista de aparelhos que receberão a atualização e a data em que isso ocorrerá. 

Gostou do artigo? Então, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam das novidades?

Resumindo

Qual é o Android mais recente em 2022?

Android 13 é o mais recente em 2022. Ele foi lançado na segunda-feira, 15 de agosto de 2022, pelo Google. Apenas os aparelhos da linha Pixel já contam com a atualização, mas o Google já anunciou que outras marcas receberão o sistema operacional ainda este ano.

Quando a Samsung vai atualizar o Android?

A fabricante ainda não anunciou quais aparelhos receberão o Android 13, nem a data que a atualização será disponibilizada. Porém, o Google informou que os dispositivos de diversas marcas receberão o sistema operacional ainda este ano. Dentre elas, está a Samsung.

Related posts

NIT: saiba o que é, como consultar e se é a mesma coisa que o PIS

10 sites de inteligência artificial para texto, foto e mais

Dubai: tudo que você precisa saber antes da sua viagem