CDI hoje: saiba como acompanhar os valores do índice em 2024

O CDI (Certidão de Depósito Interbancário) é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro. Por isso, conhecer o percentual do CDI hoje é muito importante, especialmente para quem tem aplicações de renda fixa com seu rendimento atrelado a esse índice, que varia constantemente.

Acompanhe o artigo abaixo para entender melhor qual o CDI hoje e como funciona esse índice. Vamos lá?

Qual o valor do CDI hoje?

O valor da taxa CDI acumulada em março de 2024 é de 2,37%. Como estamos no meio de março, o percentual acumulado no ano de 2024 contempla apenas a variação de janeiro, fevereiro e março. Já  o acumulado nos últimos 12 meses estava em 10,65%.

O CDI (Certificado de Depósito Interbancário) é um título de empréstimo emitido de um banco para outro. Isso porque, o Banco Central tem uma regra de que todo banco deve fechar o dia com mais dinheiro entrando do que saindo. 

Mas, como nem sempre os bancos conseguem cumprir essa determinação, a instituição financeira precisa pegar dinheiro emprestado de outro banco para fechar o dia com saldo positivo. O título deve ser pago em até 24 horas e a taxa CDI é a taxa média de juros praticadas nessas transações.

Normalmente, vemos a taxa DI no acumulado mensal ou anual, mas as operações ocorrem diariamente. Por isso, a Taxa DI também é calculada diariamente pela Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos Privados).

CDI hoje: março de 2024

O valor do CDI hoje, considerando o divulgado em março, é de 10,65% ao ano e cerca de 0,59% ao mês.

Tabela do CDI nos últimos 12 meses:

Mês (em 2022, 2023 e 2024)Taxa CDI mensal
Agosto / 221,17%
Setembro / 221,07%
Outubro / 221,02%
Novembro / 221,02%
Dezembro / 221,12%
Janeiro / 231,12%
Fevereiro / 230,92%
Março / 231,12%
Abril / 230,92%
Maio/20231,02%
Junho/20231,02%
Julho/20231,02%
Agosto/20231,02%
Setembro/230,97%
Outubro/231,00%
Novembro/230,92%
Dezembro/230,89%
Janeiro/240,97%
Fevereiro/240,80%
Março/240,59%

Para saber o CDI hoje, você pode acessar a página da B3 e encontrar informações atualizadas sobre as taxas e cotações referentes ao dia da consulta.

Qual foi o valor do CDI em 2023?

Em 2023, o valor do CDI acumulado no ano foi de 13,04%. O CDI variou de 08,9% a 1,12% em cada mês do ano.

CDI por mês em 2024

  • Em 2024, o valor do CDI acumulado no ano foi de 2,37%. Ao longo dos meses foram:
  • Janeiro: 0,97%
  • Fevereiro: 0,80%
  • Março: 0,59%
  • Acumulado do ano – 2,37%

Calculadora de CDI

Se você precisar atualizar algum valor pela taxa CDI, pode usar a Calculadora do Cidadão do Banco Central do Brasil. Lá, é possível fazer simulações com valores passados. Para isso, basta colocar as datas e o valor que deve ser atualizado. 

O CDI deve permanecer relativamente estável nos próximos meses. Isso porque, a taxa Selic, deve cair de forma muito gradual ao longo do primeiro semestre deste ano.

Mas, qual a relação do CDI com a taxa Selic? De forma resumida, podemos dizer que a Selic é a taxa básica de juros e é um indexador. Sendo assim, ela influencia as demais taxas de juros, inclusive o próprio CDI. Ou seja, quando a Selic está alta, a taxa CDI também sobe. Por outro lado, quando há queda na Selic, o CDI também diminui porque ambas costumam caminhar juntas. 

Para 2024, existe a desconfiança do mercado diante de um cenário de maior incerteza fiscal. Esse cenário de incerteza quanto à condução do novo arcabouço se dissipou com a entrada da nova âncora fiscal em vigor, mas os resultados mensais mostram que é preciso bastante trabalho, que já vem sendo feito, para manter as contas em dia.

Com a decisão do Copom de março, a Selic de 2024 passa para 10,75% e segundo o Banco Central do Brasil a expectativa do Comitê de Política Monetária é de manter o ritmo de corte pelo menos até a próxima reunião, marcada para o mês de maio.

No Boletim Focus divulgado no dia 19 de março, a expectativa da taxa básica de juros para o final de 2024 permaneceu em 9,00%. Dessa forma, com a Selic em queda, a tendência do CDI também é de queda.

Como o CDI influencia os investimentos?

O CDI é uma das taxas mais utilizadas como índice de referência nos investimentos de renda fixa. Os títulos atrelados ao índice são pós-fixados. Os mais comuns são:

Qual é o melhor investimento para 2024?

A verdade é que não existe um único investimento considerado o melhor para todos, já que a escolha vai depender do perfil do investidor. Mas, existem algumas opções que são bastante atrativas para grande parte dos investidores. 

Primeiramente, é importante destacar que, a despeito da expectativa de que a Selic continue caindo, a tendência é que o CDI continue elevado em 2024, sendo assim, investimentos atrelados ao índice podem ser bastante atrativos, como os que citamos acima. Além disso, o Tesouro Selic também é interessante, já que a permanência da taxa Selic em patamares elevados faz com que o Tesouro Selic ganhe mais importância.

O que é investir em renda fixa?

O primeiro trimestre de 2024 promete ser bastante volátil, o que interfere diretamente nos investimentos. Sendo assim, os investidores que buscam por opções mais seguras nesse momento podem investir em renda fixa. 

De forma simples, investir em renda fixa são todos os instrumentos financeiros em que as taxas de juros são fixadas durante a compra, e assim permanecem durante toda a vigência do título. Esses títulos podem ser, pré-fixados, pós-fixados ou híbridos. 

São exemplos de investimentos em renda fixa:

  • Títulos Públicos: as aplicações no Tesouro Direto;
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB): são títulos emitidos para bancos;
  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e Letra de Crédito Agropecuário (LCA): são emitidos para financiar atividades do agronegócio ou do mercado imobiliário;
  • Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA): o são emitidos por companhias securitizadoras;
  • Debêntures: basicamente, são empréstimos feitos a empresas.

O que esperar da bolsa em 2024

Os sinais vindos do mercado financeiro são ambíguos. De um lado assistimos a uma sequência de valorização do Ibovespa em função do aumento do preço do barril de petróleo e do minério de ferro, mas de outro, temos a expectativa de uma crise internacional que pode pegar a Europa de forma mais aguda.

A expectativa de que o Banco Central brasileiro continue a reduzir as taxas de juros ao longo dos próximos meses pode trazer ganhos para o mercado de capitais local, com destaque para ações de empresas mais tradicionais, posicionadas em setores com pouco ou nenhum concorrente e empresas ligadas ao setor de tecnologia.

Perguntas Frequentes

Qual o valor do CDI hoje: janeiro de 2024?

O CDI hoje, em março de 2024, está em 10,65% ao ano e cerca de 0,59% ao mês.

Qual o melhor investimento em 2024?

Como o CDI está com relativa tendência de permanecer elevado, embora a tendência seja de queda no médio e longo prazo, investimentos indexados no índice são boas opções, como Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Recibo de Depósito Bancário (RD).

Related posts

Câmara aprova seguro DPVAT obrigatório para motoristas

Calendário Bolsa Família 2024: confira pagamentos de abril

Fair share: o que é e como afeta a infraestrutura digital?