Como ser programador no exterior? Veja Formas e Dicas!

Já pensou na possibilidade de trabalhar como programador no exterior? Para os profissionais da área, o mercado de trabalho nunca

programador no exterior oportunidades 1 750x375 - Como ser programador no exterior? Veja Formas e Dicas!

Já pensou na possibilidade de trabalhar como programador no exterior? Para os profissionais da área, o mercado de trabalho nunca esteve tão promissor. 

Seja no cenário nacional ou internacional, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais especializados da área para preencher o quadro de funcionários.

Afinal, o investimento em tecnologia e profissionais desenvolvedores é a maior aposta das empresas que precisam se manter competitivas.

E se o mercado está com boas vagas nacionais e internacionais, sem dúvidas o fator “receber em dólar” salta mais aos olhos. Com essa moeda tão valorizada, ser programador no exterior representa um alto ganho financeiro.

Se você tem interesse em trabalhar para empresas do exterior, confira nosso conteúdo com dicas de países que precisam de desenvolvedores.

Receba dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Como trabalhar como programador no exterior? 6 maneiras

Existem várias formas de encontrar um emprego como programador no exterior. Mas hoje uma das vantagens é que as empresas também estão de olho nos talentos. Então, além de procurar você também pode ser procurado.

Isso porque está cada vez mais comum a abordagem dos chamados Headhunters, os caça-talentos que abordam o profissional ideal de acordo com o que a empresa está procurando.

Para se destacar e chamar atenção dos recrutadores das empresas internacionais, é importante ter uma presença online ativa e relevante. Um perfil completo no Linkedin, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de explorar novos horizontes.

O networking e o bom posicionamento online fazem toda diferença, assim como o portfólio atualizado e o aperfeiçoamento constante. 

Abaixo, para te ajudar ainda mais, reunimos 6 maneiras de como conseguir um trabalho no país que você sempre sonhou. 

Feiras de contratação

Algumas escolas de programação realizam eventos para promover o encontro das empresas que desejam contratar e dos profissionais que estão disponíveis no mercado, que estão se especializando.

Normalmente, essas feiras de contratação acontecem para abrir portas para os  desenvolvedores recém-formados, para que nesse contato com as empresas possam ter a oportunidade de dar continuidade em todo o aprendizado na prática.

Tanto as empresas como os profissionais ganham com esses eventos, pois é uma forma de encontrar ótimos profissionais para preencher cargos de nível júnior ou pleno.

Se você é programador e está realizando algum curso de aperfeiçoamento, converse com seus professores e colegas para verificar sobre esses eventos e da participação de empresas estrangeiras. 

Essa também é uma ótima oportunidade para ampliar sua rede de contatos.

Palestrando

Realizar palestras, participar de workshops, webinar ou até mesmo gravar conteúdos de forma independente são algumas formas de atrair os olhares de recrutadores e empresas internacionais.

No entanto, esse passo deve ser estratégico. O conteúdo dessas palestras precisa ser relevante e mostrar o quanto você é autoridade e tem domínio sobre o assunto. Em meio há tanto conteúdo disponível na internet, você precisa ter um diferencial.

Em um cenário de pandemia, no qual as palestras e eventos são online, e não é tão simples viajar, uma opção é criar o conteúdo no idioma do país desejado ou com legendas e divulgá-lo em suas redes sociais.

Contribuição em projetos Open Source

Dentro desse universo de programação existe uma iniciativa que são os chamados projetos Open Source (Código Aberto). 

Esses projetos são interessantes, pois permitem que qualquer profissional com acesso ao código de um projeto possa apontar erros, realizar melhorias ou soluções alternativas.

Esses trabalhos derivados acabam sendo uma verdadeira escola na prática, pois o conhecimento adquirido é enorme. Além disso, você tem a possibilidade de ter contato com todas as outras pessoas que participam do projeto, com a possibilidade de conhecer profissionais de todos os lugares do mundo.

Ou seja, participar desses projetos, além do aprendizado, é uma forma de fazer novos amigos na área e ampliar o networking. 

A oportunidade de encontrar o emprego dos sonhos no exterior pode surgir dessa iniciativa que, apesar de exigir bastante dedicação, pode ser recompensadora.

Para começar a participar de projetos Open Source, você pode acessar o site do Github.

Freelancer

Uma das principais formas de começar a construir uma boa reputação em projetos no exterior e conquistar bons clientes é através das oportunidades para freelancer. 

Assim como é no Brasil, viver apenas de freelas é incerto e difícil, pois você precisa ter uma postura empreendedora, bom relacionamento com clientes, boa precificação, negociação, além de entregar o trabalho da melhor forma dentro do prazo.

Mas ao conseguir boas oportunidades de freela e entregar um trabalho que satisfaça o cliente, certamente novas propostas e indicações surgirão. 

Para encontrar essas oportunidades, você pode começar se cadastrando em plataformas de freelancers no exterior.

Processo seletivo em plataformas de vagas para exterior

Assim como no Brasil, no exterior também existem plataformas de vagas de emprego que divulgam as oportunidades. 

Para conseguir as melhores vagas de desenvolvedor no exterior, basta filtrar nas plataformas as vagas corretas de acordo com o seu perfil profissional.

Também é uma possibilidade se cadastrar diretamente nos sites das empresas ou aplicar para uma vaga diretamente pelo LinkedIn.

Países que mais contratam desenvolvedores no exterior: Lista com os principais

programador no exterior como receber 2 1024x683 - Como ser programador no exterior? Veja Formas e Dicas!

O mercado de TI é extremamente globalizado e, com o trabalho remoto, é possível trabalhar para qualquer país do mundo.

No entanto, existem alguns países que costumam abrir mais oportunidades para desenvolvedores, oferecendo até mesmo uma política mais aberta para receber esses profissionais. 

A qualificação em TI é bastante valorizada, pela demanda de mercado e o impacto na economia.

Por isso, existem oportunidades no exterior tanto para o trabalho a distância quanto presencialmente. Para quem deseja morar em outro país, futuramente, vale a pena conhecer quais são eles:

  • Canadá;
  • Holanda;
  • Alemanha;
  • Polônia;
  • Irlanda;
  • França;
  • Suécia;
  • Inglaterra;
  • Portugal;
  • EUA.

Sites de vagas para programação no exterior

programador no exterior sites vagas 8 1024x683 - Como ser programador no exterior? Veja Formas e Dicas!

Existem várias plataformas que permitem encontrar vagas de programação no exterior, seja para oportunidades profissionais back end ou vagas front end. 

Abaixo, listamos as principais, as que possuem foco na contratação de profissionais de desenvolvimento e TI, além de sites como o próprio LinkedIn, que é uma grande rede profissional e de oportunidades.

Outros sites que oferecem vagas de front end no exterior

Além dos sites acima, os desenvolvedores front end também podem pesquisar por oportunidades nas seguintes plataformas:

Formas de receber seu salário trabalhando como programador no exterior

Receber dinheiro do exterior, atualmente, é muito mais fácil e simples. Existem diversas opções mais modernas, com preços mais vantajosos e sem toda a burocracia ainda presente em muitos bancos tradicionais.

Apesar dos bancos tradicionais serem uma alternativa, as taxas mais caras e a falta de praticidade no processo não tornam essa opção a mais vantajosa do mercado. 

Abaixo, apresentamos as principais plataformas para receber do exterior como programador para você comparar e decidir a melhor para você.

Remessa Online

A Remessa Online é uma plataforma completa, segura e totalmente online para quem precisa receber ou enviar dinheiro do exterior.

A plataforma possui experiência no atendimento de profissionais brasileiros que precisam receber pagamento em outra moeda, por isso se destaca como a melhor opção para os programadores que precisam receber do exterior.

Além de reduzir toda a burocracia, a Remessa Online trabalha com as menores tarifas do mercado. 

O site é bastante transparente em relação a todos os valores cobrados em uma operação internacional e você pode simular a qualquer momento, de forma gratuita, qual o custo sobre uma transferência.

Outra vantagem da Remessa Online é que o valor da remessa tem o prazo de recebimento de até 2 dias úteis.

PayPal

Para começar a receber pelo Paypal, é necessário criar uma conta no PayPal ou no Xoom, plataforma parceira do aplicativo.

O PayPal acaba sendo uma solução interessante porque receber dinheiro do exterior por meio dele é um processo fácil.

Contudo, apesar da praticidade, é importante avaliar as tarifas.

A plataforma cobra uma taxa fixa de operação de 6,40% + tarifa fixa com base na moeda recebida (dólar norte-americano é de 0,30 USD).

Além disso, o PayPal cobra a taxa de câmbio diária com spread de 4,5% paga por quem recebe a transferência. Ou seja, do seu salário como programador ou do pagamento do freela, ainda terá o desconto dessas tarifas.

Bancos Tradicionais

Também é possível começar a receber do exterior pelos bancos tradicionais, como o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica e Santander.

Eles oferecem o serviço, mas normalmente o custo da operação é mais elevado, com taxas mais altas na transferência.

Em grande parte dessas instituições, é necessário entrar em contato para liberar a opção no Internet Banking para transações internacionais. Ou seja, é um pouco mais burocrático, além de ser mais caro.

Os bancos brasileiros costumam cobrar tarifas altas e com prazos mais demorados.

Dicas para ser programador no exterior

programador no exterior dicas para conseguir boas vagas 2 1024x683 - Como ser programador no exterior? Veja Formas e Dicas!

Se você ainda não é um profissional muito experiente na área, vale a pena ficar de olho no que quem já trabalha há anos com programação tem para ensinar. 

Além de acompanhar grupos e outros profissionais da área nas redes sociais, outras dicas são valiosas para conquistar uma vaga no exterior:

1. Escolha a linguagem em que deseja trabalhar

Uma dica bastante compartilhada pelos profissionais da área é ter o foco e especialização em uma linguagem de programação.

Dominar uma linguagem e um framework é uma forma de desenvolver maior reputação e credibilidade no mercado. Se especializar vale a pena e ajuda na hora de procurar as oportunidades.

Seja Java, Python, C, C++, C#JavaScript ou várias outras que continuam surgindo no mercado. É importante conhecer pelo menos o básico sobre cada uma delas, mas busque ser especialista e ter domínio sobre uma delas.

2.  Atente-se sobre as tendências do mercado

Escolher uma linguagem de programação não significa ser resistente às novidades do mercado. Faz parte da rotina do profissional de TI estar atualizado sobre as novas linguagens e tendências da programação.

Ou seja, nunca pare de estudar e de se informar sobre o que está acontecendo. Além do conhecimento adquirido, isso é o que mantém você competitivo no mercado como um profissional que se destaca.

3.  Tenha mentorias

Em toda profissão existem os profissionais que se destacam por suas ideias, metodologias e ensinamentos que podem ser compartilhados para ajudar quem está começando.

Se o seu desejo é ser um programador no exterior, procure referências que possam te ajudar como mentores, blogueiros, empresários do setor e professores.

Você conhece alguém que já trilhou esse caminho de transição para uma carreira internacional? Converse com ele e peça dicas.

4. Tenha um portfólio rico

Muitas empresas não dão um peso tão grande para o currículo, elas querem saber o que você sabe fazer e os projetos de sucesso que você tem para apresentar. 

Por isso, se você ainda não tem, crie um portfólio rico, ou seja, com os seus melhores trabalhos e mantendo-o sempre atualizado.

5. Prepare-se constantemente para o mercado!

O mercado de tecnologia está sempre se movimentando, mudando e se reinventando. Na programação, novas linguagens e métodos de trabalho vão surgindo cada vez mais. 

Por isso, se você quer ser um profissional de destaque no Brasil ou no exterior, não pare de buscar novos cursos, treinamentos e formas de conhecimento.

Se você ainda não domina outro idioma, como o inglês, nunca é tarde para começar a praticar. Comece hoje mesmo!

Receba dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Conclusão

Existem muitas oportunidades para quem deseja trabalhar com programação fora do Brasil.

As vagas podem surgir tanto para quem deseja morar fora do país quanto para quem deseja continuar na terra natal trabalhando remotamente.

Buscamos reunir neste conteúdo dicas valiosas para quem não sabe por onde começar a procurar vagas no exterior. Agora que você já conhece as principais plataformas, fique de olho e continue se aprimorando.

Tanto o conhecimento técnico como o desenvolvimento pessoal são diferenciais na hora de ir muito bem nas entrevistas com empresas de fora.

Procure se manter ativo e relevante nas redes sociais, pratique sempre um novo idioma e, ao conquistar sua oportunidade de ouro, conte sempre com a Remessa Online para receber transferências internacionais de forma descomplicada.