Pessoa Física

O que são, como funcionam e como usar as milhas?

Mesmo que você nunca tenha viajado de avião, com certeza já deve ter ouvido falar em milhas. Elas estão por toda a parte, nos anúncios na internet, nas propagandas de TV, nas conversas entre os amigos. Por isso, muita gente tem se perguntado o que são, como funcionam e como usar as milhas.

Se você também tem esse tipo de dúvida, chegou ao conteúdo certo. Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre como usar as milhas e poder começar a aproveitar ao máximo esse recurso. Continue lendo o artigo e confira!

O que são milhas e como elas funcionam?

Milhas são unidades de medida utilizadas em programas de fidelidade de companhias aéreas para estimular os clientes a viajarem mais e conquistarem benefícios por meio de suas compras.

O cliente compra uma passagem no site da companhia aérea e o valor pago é revertido em milhas. Essas milhas podem ser usadas para a compra de outras passagens. Por isso, quanto mais o cliente viaja, mais milhas acumula, gerando uma economia maior para as suas próximas viagens.

O sucesso e as vantagens das milhas se tornaram tão grandes que outras empresas começaram a criar formas de fazer com que o consumo do cliente gerasse pontos para serem convertidos. 

Dessa forma, o cliente consegue acumular milhas de forma mais rápida. Afinal, nem todo mundo consegue fazer muitas viagens ao ano para utilizar as milhas que acumulou e, no passado, isso fazia com que as milhas expirassem muito rápido.

Agora, o cliente consegue acumular pontos a partir de compras e da contratação de serviços, atrelados a programas de fidelidade. Os pontos acumulados podem ser convertidos em milhas.

Como usar as milhas?

A principal e mais interessante forma de usar milhas é no resgate ou abatimento de passagens aéreas. O cliente consegue usar suas milhas para comprar uma passagem mais barata ou até para pagar o valor integral do bilhete, dependendo de quantas milhas acumuladas ele tem.

Mas essa não é a única forma de usar as milhas. Quem tem muitas milhas pode:

  • Vender;
  • Transferir para outros programas;
  • Doar para familiares e amigos;
  • Trocar por produtos e serviços;
  • etc.

O que fazer com as milhas?

Você pode fazer o que quiser com as suas milhas, desde que siga as regras determinadas no regulamento do programa do qual faz parte. Alguns programas não permitem a transferência de milhas ou a venda de milhas, por exemplo. Além disso, algumas categorias de acúmulo de milhas tem prazo definido para a pontuação ser utilizada. Não sendo resgatado até a data estipulada, o cliente perde as milhas acumuladas.

Como utilizar as milhas do cartão de crédito?

Uma confusão bastante comum é as pessoas pensarem que utilizando o cartão de crédito já estão acumulando milhas. Isso não acontece, a menos que o cartão contratado tenha esse diferencial, como é o caso do cartão de crédito Smiles. 

Em geral, os cartões de crédito contam com seus próprios programas de fidelidade, que geram pontos. Esses pontos podem ser convertidos em milhas, mas é preciso solicitar dentro da plataforma do programa.

Os pontos que estão sendo gerados ficam registrados no programa de fidelidade e podem até expirar se não forem utilizados ou transferidos. Por isso, se você deseja usar os pontos do cartão de crédito como milha, precisa se cadastrar em algum programa de milhas aéreas e fazer a conversão dos pontos do cartão para esse benefício.

Você também pode usar os pontos de outras formas, como na contratação de serviços e compra de produtos.

O cartão de crédito é um ótimo recurso para o acúmulo de pontos, pois pode ser utilizado na maioria das transações. Em alguns parceiros, os pontos podem ser dobrados. Antes de contratar um cartão de crédito, avalie bem as alternativas no mercado.

Como usar as milhas para comprar passagens aéreas?

Para conseguir usar as milhas para comprar passagens aéreas, você precisa acumular suas milhas no programa de fidelidade de alguma companhia. Não é necessário se limitar a uma empresa, na verdade, o ideal é se cadastrar em todos os programas e acompanhar as comunicações para saber qual é oferece mais vantagens. 

Porém, se você já conhece bem os programas ou pesquisou bastante sobre eles e sabe qual é o que oferece mais benefícios, pode concentrar suas milhas nele. Com o saldo de milhas dentro do portal do programa de fidelidade, você pode começar a consultar as passagens para os destinos que tem interesse. 

No próprio site, você consegue ver qual é o valor da passagem em dinheiro e qual é o valor em milhas. Isso te ajuda a ter uma ideia do custo do bilhete no mercado. Na hora de comprar, você define se deseja utilizar suas milhas ou não. Veja como usar as milhas de diferentes formas:

Como usar milhas para viajar

Planejamento é a palavra para quem quer usar milhas para viajar. Você precisa saber exatamente quantos pontos consegue fazer a partir dos programas de fidelidade que participa. Ter essa noção vai te ajudar a se planejar para alcançar as milhas que precisa.

Em paralelo a isso, monitore as passagens. Assim como as passagens aéreas pagas com dinheiro, os valores das passagens pagas com milhas também variam de preço. Isso quer dizer que hoje você pode precisar de 10.000 milhas para voar e amanhã precisar de 12.000.

Aplique as mesmas dicas que utiliza quando compra passagens aéreas e paga com dinheiro. Não deixe para comprar próximo da data, evite consultar os valores em horários de pico, monitore os preços e tenha sempre flexibilidade de datas e locais. Dessa forma, você consegue encontrar passagens que custem menos milhas.

Se você planejar agora e souber desde já quanto precisa acumular em milhas, consegue se programar para acumular a quantidade necessária. Além disso, lembre-se que os pontos dos programas de fidelidade expiram, por isso atente-se para transferi-los antes da data de vencimento.

Fique de olho nas comunicações dos programas de fidelidade, você pode aproveitar ofertas muito boas para aumentar as suas milhas.

  • Como usar as milhas da TAP ou Star Aliance: o programa Miles&Go da TAP permite que as milhas sejam usadas no ar ou na terra, tendo acesso às salas de espera e fila prioritária de verificação de segurança, na reserva de assentos no voo, para transportar animais de estimação, voar com bagagem extra ou especial, fazer upgrade para classe executiva, doar as milhas etc;
  • Como usar milhas na Azul: na TudoAzul, o passageiro pode usar suas milhas para comprar passagens, abater o valor de uma passagem, trocar os pontos em diárias de hotéis parceiros ou em lojas parceiras, caso não consiga viajar. Importante lembrar que os pontos TudoAzul expiram 24 meses após serem acumulados;
  • Como usar milhas na LATAM: no LATAM Pass, os pontos podem ser resgatados na compra de passagens aéreas, para comprar produtos ou contratar serviços dos parceiros LATAM;
  • Como usar milhas na Gol: juntando milhas no programa Smiles, você pode trocá-las em passagens aéreas no site da Gol e voar para mais de 900 destinos ou por produtos e serviços de parceiros no site da Smiles. Com as milhas acumuladas, você pode fazer reservas em hotéis, contratar passeios e muito mais.
  • Como usar milhas Avianca: o programa Lifemiles permite que você utilize as milhas no resgate de passagens de ida e volta, viajando para várias cidades ou fazendo upgrade para a classe executiva nos voos elegíveis da Avianca.
  • Como usar milhas no Decolar: a empresa de promoções também conta com um programa de acúmulo de milhas que permite que elas sejam trocadas no próprio site. Você pode usar as milhas na reserva de passagens aéreas, hospedagem ou reserva de passeios com os parceiros da Decolas;
  • Como usar milhas no Uber: alguns programas de milhas, como Smiles, permitem que você utilize o acumulado no Uber ou Uber Eats. O resgate é feito dentro do site ou app da própria Smiles;
  • Como usar milhas no MaxMilhas: você pode acumular pontos em diferentes programas de fidelidade e transformá-los em milhas no site ou app do MaxMilhas. As milhas acumuladas podem ser usadas na compra de passagens e produtos de parceiros, ou ainda serem vendidas no site do MaxMilhas.
  • Como usar as milhas do cartão Porto Seguro: PortoPlus é o programa de pontos da Porto Seguro, que oferece uma série de vantagens para seus clientes. Você pode trocar os pontos acumulados por bilhetes de teatro, descontos em restaurantes, cursos, academias, centros de estética, além de pacotes de viagem, passagens aéreas e muito mais. São diversos parceiros no Brasil todo;
  • Como usar milhas do cartão Santander: o Santander conta com mais de um programa de pontos, é preciso consultar o cartão de crédito para saber qual é o programa que o atende. No geral, assim como outros programas de fidelidade de cartões, você pode utilizar para abater no preço dos produtos, serviços ou trocar por passagens aéreas;
  • Como usar milhas do cartão Itaú: o Itaucard oferece muitas vantagens para seus clientes. Acumulando pontos no programa de fidelidade, além de poder trocar por passagens aéreas, você consegue trocar na contratação de serviços de streaming, por exemplo, e conseguir descontos na compra dos produtos de parceiros;
  • Como usar milhas do cartão Bradesco: clientes dos cartões Bradesco ganham benefícios ativando o programa Livelo e acumulando pontos. Os pontos acumulados podem ser trocados por passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros e pacotes de viagens, produtos para a sua casa, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, celulares, recarga de celular, corridas de Uber, crédito de combustível Shell, ingressos para shows, cinema, teatros, parques e muito mais;
  • Como usar milhas do cartão Nubank: O Nubank Rewards, o programa de pontos da fintech, permite que os pontos sejam transferidos para o Smiles da Gol. Com essa conversão, você pode abater suas milhas no valor das passagens ou até adquirir passagens de ida e volta pagando só com milhas. O programa também dá desconto na compra de produtos ou contratação de serviços parceiros;
  • Como usar milhas do cartão Banco do Brasil: os pontos acumulados nos cartões do Banco do Brasil podem ser trocado em diversos programas de milhagens, como Livelo e Smiles. Os pontos podem ser usados para abater na compra de produtos, na contratação de serviços ou serem transferidos para a compra de passagens aéreas;
  • Como usar milhas do cartão Caixa: os cartões da Caixa geram pontos que podem ser trocados por pontos de outros programas. Em geral, a cada ponto gerado no programa da Caixa, você ganha um ponto na transferência para outro programa. Mas o valor dos pontos pode variar de acordo com o seu tipo de cartão. Além de poder trocar por passagens aéreas em programas de milhagens, você pode usar seus pontos para abater anuidade na fatura, ganhar cashback e muito mais.
  • Como usar milhas do cartão Sicoob: o Sicoobcard Prêmios é um programa de benefícios para os cooperados. Durante a pandemia, o programa realizou promoções que permitiam o uso dos pontos no abatimento do valor da fatura. O cartão do Sicoob também é parceiro LATAM Pass, isso permite que os pontos sejam convertidos em milhas;
  • Como usar milhas do cartão Visa: a Visa tem o seu próprio programa de pontos, mas o cliente também pode usar os programas do banco emissor do cartão e se vincular a programas específicos de milhas. Por estar presente nos cartões de boa parte dos brasileiros, a Visa permite que os pontos sejam trocados de diversas formas. Você pode saber mais sobre cada uma delas no site da empresa;
  • Como usar milhas Mastercard: Assim como a Visa, a Mastercard também tem seu próprio programa de pontos. A bandeira também está atrelada aos programas de pontos dos bancos emissores e outros clubes de vantagens. Para saber todos os benefícios de participar de qualquer um deles, consulte o site da empresa;

Como usar o MaxMilhas

No MaxMilhas, você pode comprar e vender milhas ou transferir os pontos acumulados em outros programas e converter em milhas. Para isso, é preciso se cadastrar no site e começar a transferir os seus pontos para o MaxMilhas. 

As milhas acumuladas podem ser usadas na compra de passagens aéreas ou serem vendidas para quem deseja viajar. A oferta de venda das suas milhas é feita sem nenhum custo e você determina o preço do seu pacote de milhas, a partir de uma estimativa apresentada pelo site.

O MaxMilhas transfere o seu dinheiro em até 33 dias após a emissão da passagem.

Quantas milhas é uma passagem?

Não existe uma resposta exata para esta pergunta, pois cada companhia aérea pode operar de uma forma e definir os preços das suas milhas. No entanto, todas acabam trabalhando de forma bastante parecida e você encontrará pouca variação nos valores.

A principal diferença está nas ações promocionais que as empresas divulgam e as vantagens que oferecem. Em algumas campanhas, os programas de pontos chegam a dobrar a pontuação do passageiro se ele fizer a transferência na data estipulada.

Por isso, é importante acompanhar os comunicados das empresas, por e-mail, SMS e ativar as notificações nos aplicativos. 

Para se ter uma ideia, com 4.000 pontos é possível resgatar uma viagem nacional de ida e volta, se você aproveitar as promoções de resgate com milhas em voos de curta duração. A partir de 20.000 pontos você consegue fazer uma viagem pela América do Sul e acima de 60.000 pontos é possível resgatar passagens para a Europa ou Estados Unidos.

Quer saber mais sobre esse universo das milhas de viagens? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Fabiana Lima

Estou no mercado há 10 anos, produzindo conteúdo para startups de tecnologia. O que me move é poder fazer parte de times disruptivos, que estão sempre criando soluções inovadoras para a sociedade.

Artigos recentes

  • Economia e mercado

Mais sinais ruins vindos da China

Segunda-feira começando e o economista André Galhardo chega com mais uma análise econômica no Diário…

4 minutos ago
  • Pessoa Física

Como tirar o cartão de saúde europeu? Entenda!

Você ainda não sabe como tirar cartão de saúde europeu? Vale a pena aprender mais…

41 minutos ago
  • Pessoa Física

Morar no Texas vale a pena? Descubra aqui!

Morar no Texas pode ser uma boa opção para quem busca um estado de primeiro…

1 hora ago
  • Pessoa Física

Universidade de Aveiro: tudo o que você precisa saber

A Universidade de Aveiro é uma das melhores de Portugal e está localizada numa cidade…

2 horas ago
  • Artigos

Qual é a taxa Selic hoje? Bacen subiu Selic em 1%

Entenda o que é, qual a importância e o valor da Taxa Selic hoje 2022.…

3 dias ago
  • Artigos

Real x Libra Esterlina

Acompanhe agora, na análise do economista André Galhardo, como se comportaram o Real e a…

3 dias ago

Simule suas transferências internacionais com as melhores taxas e prazos!

Simule como PJ
Simule como PF