O que são, como funcionam e como usar as milhas?

Já se perguntou o que são milhas? Mesmo que você nunca tenha viajado de avião, com certeza já deve ter ouvido falar a respeito. Afinal, elas estão por toda a parte. Nos anúncios da internet, nas propagandas de TV, nas conversas entre os amigos etc. Por isso, muita gente tem se perguntado o que são, como funcionam e como utilizar milhas.

Se você também tem esse tipo de dúvida, chegou ao conteúdo certo. Neste artigo, você vai entender tudo o que precisa saber sobre o que são milhas e como começar a aproveitar ao máximo esse recurso. Continue lendo o artigo e confira!

O que são milhas e como elas funcionam?

Milhas são unidades de medida utilizadas em programas de fidelidade de companhias aéreas. O seu objetivo é estimular os clientes a viajarem mais e conquistarem benefícios por meio de suas compras.

O cliente compra uma passagem no site da companhia aérea e o valor pago é revertido em milhas. Elas podem ser usadas para a compra de outras passagens. Por isso, quanto mais o cliente viaja, mais milhas acumula, gerando uma economia maior para as suas próximas viagens.

O sucesso e as vantagens das milhas se tornaram muito grandes. Com isso, outras empresas começaram a criar formas de fazer com que o consumo do cliente gerasse pontos para serem convertidos.

Dessa forma, o consumidor acumula milhas de forma mais rápida. Afinal, nem todo mundo consegue fazer muitas viagens ao ano para utilizar as milhas que acumulou. No passado, isso também fazia com que elas expirassem muito rápido.

Agora, o cliente consegue acumular pontos a partir de compras e da contratação de serviços, atrelados a programas de fidelidade. Afinal, os pontos acumulados podem ser convertidos em milhas.

Qual a diferença entre pontos e milhas?

Ambos são programas de fidelidade que beneficiam o consumidor. O que muda é que as milhas são específicas para a obtenção de passagens ou descontos relacionados a elas. Justamente por isso, se trata da modalidade mais comum entre as companhias aéreas. Já os pontos dizem respeito a um programa mais amplo. 

Ele inclui o mesmo benefício das milhas (passagens aéreas) e ainda permite que você possa ter acesso a outros serviços — geralmente, de empresas parceiras ou conveniadas.

Para completar, é possível trocar os pontos acumulados por produtos para casa, de uso pessoal, para escritório etc. Esse modelo de programa é mais recorrente entre instituições bancárias, fintechs e operadoras de cartão. Aliás, por ser mais diverso e ter produtos e serviços disponíveis por diferentes pontuações, os pontos se popularizaram bastante.

Vale reforçar ainda que, atualmente, é comum ver no mercado o uso de pontos e milhas como sinônimos, já que o primeiro engloba as duas coisas. No entanto, a diferença permanece válida.

Como acumular milhas rapidamente?

As dicas para acumular milhas rapidamente são:

  • concentre suas compras e pagamentos de contas em um único cartão — sendo ele o que tem o melhor programa de pontos;
  • faça compras em lojas parceiras do seu programa de fidelidade — esse tipo de transação costuma pontuar em dobro para o seu saldo;
  • contrate serviços de empresas parceiras do seu programa de fidelidade — esse tipo de transação costuma ter esquema especial de pontuação extra;
  • faça upgrade no plano de milhas que você tem nas companhias aéreas — já que são comuns bonificações para incentivar essas mudanças.

Como usar as milhas?

A principal e mais interessante forma de usar milhas é no resgate ou abatimento de passagens aéreas. O cliente consegue usar suas milhas para comprar uma passagem mais barata ou até para pagar o valor integral do bilhete. Isso vai depender da quantidade de milhas acumuladas.

Mas essa não é a única forma de usá-las. Quem tem muitas milhas pode:

  • vender;
  • transferir para outros programas;
  • doar para familiares e amigos;
  • trocar por produtos e serviços.

O que fazer com as milhas?

Você pode fazer o que quiser com as suas milhas, desde que siga as regras determinadas no regulamento do programa do qual faz parte. Alguns não permitem a transferência de milhas ou a venda delas, por exemplo.

Além disso, algumas categorias de acúmulo de milhas têm prazo definido para a pontuação ser utilizada. Não sendo resgatadas até a data estipulada, o cliente perde as milhas acumuladas.

Como utilizar as milhas do cartão de crédito?

Uma confusão bastante comum é as pessoas pensarem que apenas utilizar o cartão de crédito já acumula milhas. Isso não acontece, a menos que o cartão contratado tenha esse diferencial. Por exemplo, o cartão de crédito Smiles.

Em geral, os cartões de crédito contam com seus próprios programas de fidelidade, que geram pontos. Eles podem ser convertidos em milhas, mas é preciso solicitar dentro da plataforma do programa.

Os pontos que estão sendo gerados ficam registrados e podem até expirar se não forem utilizados ou transferidos. Por isso, se você deseja usar os pontos do cartão de crédito como milhas, precisa se cadastrar em algum programa e fazer a conversão.

Você também pode usar os pontos de outras formas, como na contratação de serviços e compra de produtos.

O cartão de crédito é um ótimo recurso para o acúmulo de pontos, pois pode ser utilizado na maioria das transações. Em alguns parceiros, os pontos podem ser dobrados. Antes de contratar um cartão de crédito, avalie bem as alternativas no mercado.

Como usar as milhas para comprar passagens aéreas?

Para conseguir usar as milhas para comprar passagens aéreas, você precisa acumulá-las no programa de fidelidade de alguma companhia. Não é necessário se limitar a uma empresa. Na verdade, o ideal é se cadastrar em todos os programas e acompanhar as comunicações para saber qual oferece mais vantagens.

Porém, se você já conhece bem os programas ou pesquisou bastante sobre eles e sabe qual é o mais benéfico, pode concentrar suas milhas nele. Com o saldo de milhas dentro do portal do programa de fidelidade, você pode começar a consultar as passagens para os destinos que tem interesse.

No próprio site, você consegue ver qual é o valor da passagem em dinheiro e qual é o valor em milhas. Isso ajuda a ter uma ideia do custo do bilhete no mercado. Na hora de comprar, você define se deseja utilizar suas milhas ou não. 

A seguir, confira como usá-las de diferentes formas:

Como usar milhas para viajar

Planejamento é a palavra para quem quer usar milhas para viajar. Você precisa saber exatamente quantos pontos consegue fazer a partir dos programas de fidelidade que participa. Ter essa noção vai ajudar a se planejar para alcançar as milhas que precisa.

Em paralelo a isso, monitore os valores das passagens. Assim como aquelas pagas com dinheiro, as passagens pagas com milhas também variam de preço. Isso quer dizer que hoje você pode precisar de 10.000 milhas para voar e amanhã precisar de 12.000.

Aplique as mesmas dicas que utiliza quando compra passagens aéreas pagas com dinheiro. Não deixe para comprar próximo da data e evite consultar os valores em horários de pico. Além disso, monitore os preços e tenha sempre flexibilidade de datas e locais. Dessa forma, você consegue encontrar passagens que custam menos milhas.

Se você planejar agora e souber desde já quanto precisa acumular em milhas, consegue se programar para juntar a quantidade necessária. Fora isso, lembre-se que os pontos dos programas de fidelidade expiram. Portanto, atente-se para transferi-los antes da data de vencimento.

Fique de olho nas comunicações dos programas de fidelidade, pois você pode aproveitar ótimas ofertas para aumentar as suas milhas.

Quais são os principais programas de milhas e como usá-los?

Um passo importante para se dar bem no universo das milhas é conhecer alguns dos principais programas que as disponibilizam. Por isso, reunimos tanto opções nacionais quanto internacionais, mostrando os diferenciais de cada um. Veja!

1. Milhas da TAP ou Star Alliance

O programa Miles&Go da TAP permite que as milhas sejam usadas no ar ou na terra. Ele dá acesso às salas de espera e à fila prioritária de verificação de segurança. Também oferece a reserva de assentos no voo para transportar animais de estimação, voar com bagagem extra ou especial, fazer upgrade para classe executiva, doar milhas etc.

2. Milhas na Azul

No TudoAzul, o passageiro pode usar suas milhas para comprar passagens ou abater o valor de um bilhete. Também é possível trocar os pontos em diárias de hotéis parceiros ou em lojas parceiras, caso não consiga viajar. Importante lembrar que os pontos TudoAzul expiram 24 meses após serem acumulados. Portanto, é preciso se atentar!

3. Milhas na LATAM

No LATAM Pass, os pontos podem ser resgatados na compra de passagens aéreas. Caso deseje, outras opções são comprar produtos ou contratar serviços dos parceiros LATAM.

4. Milhas na Gol

Na Gol, juntando milhas no programa Smiles, você pode trocá-las em passagens aéreas no site da empresa e voar para mais de 900 destinos. É possível também resgatar produtos e serviços de parceiros no site da Smiles. Com as milhas acumuladas, você pode fazer reservas em hotéis, contratar passeios e muito mais.

5. Milhas na Avianca

O programa Lifemiles permite que você utilize milhas no resgate de passagens de ida e volta para várias cidades. Ele também oferece a possibilidade de fazer um upgrade para a classe executiva nos voos elegíveis da Avianca.

6. Milhas na Decolar

A empresa de promoções conta com um programa de acúmulo de milhas que permite que elas sejam trocadas no próprio site. Você pode usar as milhas na reserva de passagens aéreas, hospedagem ou passeios com os parceiros da Decolar.

7. Milhas na Uber

Alguns programas de milhas, como Smiles, permitem que você utilize o acumulado na Uber ou Uber Eats. O resgate é feito dentro do site ou app da própria Smiles.

8. Milhas na MaxMilhas

Você pode acumular pontos em diferentes programas de fidelidade e transformá-los em milhas no site ou app da MaxMilhas. As milhas acumuladas podem ser usadas na compra de passagens e produtos de parceiros, ou ainda serem vendidas no site.

9. Milhas do cartão Porto Seguro

O PortoPlus é o programa de pontos da Porto Seguro, que oferece uma série de vantagens para seus clientes. Você pode trocar os pontos acumulados por bilhetes de teatro, descontos em restaurantes, cursos, academias e centros de estética. É possível também resgatar pacotes de viagem, passagens aéreas e muito mais. São diversos parceiros no Brasil todo.

10. Milhas do cartão Santander

O Santander conta com mais de um programa de pontos. Um deles é o Santander Esfera. Por essa razão, é preciso consultar o cartão de crédito para saber qual é o programa que o atende. No geral, assim como outros programas de fidelidade de cartões, você pode utilizar para abater no preço dos produtos, serviços ou trocar por passagens aéreas.

11. Milhas do cartão Itaú

O Itaucard oferece muitas vantagens para seus clientes. Acumulando pontos no programa de fidelidade, você pode trocar por passagens aéreas. Além disso, você consegue resgatar descontos na compra de produtos de parceiros.

12. Milhas do cartão Bradesco

Clientes dos cartões Bradesco ganham benefícios ao ativar o programa Livelo e acumular pontos. Eles podem ser trocados por uma série de coisas, a começar por passagens aéreas, reserva de hotéis, aluguel de carros e pacotes de viagens.

Ainda entram na lista itens como produtos para casa, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e celulares. Por fim, ainda é possível obter recarga de celular, corridas de Uber, crédito de combustível Shell, ingressos para shows, cinema, teatros, parques e muito mais.

13. Milhas do cartão Nubank

O Nubank Ultravioleta é um cartão de crédito premium que a fintech libera para seus clientes. Ele oferece cashback de 1% em todas as compras que pode ser sacado, convertido em minhas ou investido. A fintech chegou a criar o programa Rewards, mas não aceita novos membros.

14. Milhas do cartão Banco do Brasil

Os pontos acumulados nos cartões do Banco do Brasil podem ser trocados em diversos programas de milhagens, como Livelo e Smiles. Eles podem ser usados para abater na compra de produtos ou na contratação de serviços. Além disso, é possível transferi-los para a compra de passagens aéreas.

15. Milhas do cartão Caixa

Os cartões da Caixa geram pontos que podem ser trocados por benefícios de outros programas. Em geral, a cada ponto gerado no programa da Caixa, você ganha um ponto na transferência para outro programa.

No entanto, a quantidade pode variar de acordo com o seu tipo de cartão. Além de poder trocar por passagens aéreas em programas de milhagens, você pode usar seus pontos para abater anuidade na fatura, ganhar cashback e muito mais.

16. Milhas do cartão Sicoob

O Sicoobcard Prêmios é um programa de benefícios para os cooperados. Durante a pandemia, o programa realizou promoções que permitiam o uso dos pontos no abatimento do valor da fatura. O cartão do Sicoob também é parceiro LATAM Pass, que permite que os pontos sejam convertidos em milhas.

17. Milhas do cartão Visa

A Visa tem o seu próprio programa de pontos. Porém, o cliente também pode usar os programas do banco emissor do cartão e se vincular a programas específicos de milhas.

Por estar presente nos cartões de boa parte dos brasileiros, a Visa permite que os pontos sejam trocados de diversas formas. Você pode saber mais sobre cada uma delas acessando o site da empresa.

18. Milhas Mastercard

Assim como a Visa, a Mastercard também tem seu próprio programa de pontos. A bandeira está atrelada aos programas de pontos dos bancos emissores e outros clubes de vantagens. Para saber todos os benefícios de participar de qualquer um deles, consulte o site da empresa.

Como escolher o melhor programa de milhas?

Você pode escolher o melhor programa de milhas a partir das vantagens oferecidas para você. Isso porque eles costumam contar com múltiplas categorias de usuários. Assim, você consegue não só abatimentos no custo da passagem, que é o ponto de partida, mas também outros ganhos. Veja, a seguir, alguns deles:

  • descontos ou mesmo isenção de custo na marcação de assento;
  • descontos ou mesmo isenção de custo na antecipação de voo;
  • upgrade de classe econômica a depender do voo realizado;
  • direito ao despacho de bagagem em voos nacionais e/ou internacionais;
  • cortesias para acompanhantes em trechos (de ida e/ou volta) para destinos no país;
  • acesso a lounges VIP em aeroportos nacionais e internacionais;
  • prioridade no embarque, independentemente do voo ser doméstico ou internacional;
  • tempo estendido para a validade das milhas (que pode ir de meses a anos).

Portanto, é imprescindível avaliar com calma essas categorias e o custo envolvido para ir do plano básico para qualquer uma delas.

Como usar a MaxMilhas?

Na MaxMilhas, você pode comprar e vender milhas ou transferir os pontos acumulados em outros programas para convertê-los em milhas. Para isso, é preciso se cadastrar no site e começar a transferir os seus pontos para ele.

As milhas acumuladas podem ser usadas na compra de passagens aéreas ou serem vendidas para quem deseja viajar. A oferta de venda é feita sem nenhum custo. É você quem determina o preço do seu pacote de milhas, a partir de uma estimativa apresentada pelo site.

A MaxMilhas transfere o seu dinheiro em até 33 dias após a emissão da passagem.

Quantas milhas é o suficiente para uma passagem?

Não existe uma resposta exata para essa pergunta. Isso porque cada companhia aérea pode operar de uma forma e definir os preços das suas milhas. No entanto, todas acabam trabalhando de forma bastante parecida e você encontrará pouca variação nos valores.

A principal diferença está nas ações promocionais que as empresas divulgam e as vantagens que oferecem. Em algumas campanhas, os programas de pontos chegam a dobrar a pontuação do passageiro se ele fizer a transferência na data estipulada.

Por isso, é importante acompanhar os comunicados das empresas, por e-mail, SMS e ativar as notificações dos aplicativos.

Com 4.000 pontos, por exemplo, é possível resgatar uma viagem nacional de ida e volta. Isso se você aproveitar as promoções de resgate com milhas em voos de curta duração. A partir de 20.000 pontos, você consegue fazer uma viagem pela América do Sul. Já acima de 60.000 pontos é possível resgatar passagens para a Europa ou os Estados Unidos.

É possível vender minhas milhas?

Sim, é possível. Há diferentes plataformas no mercado que compram suas milhas acumuladas conforme uma quantidade mínima estabelecida por elas. Geralmente, de 10 mil para cima. É o caso da BankMilhas, da HotMilhas e da MaxMilhas.

Em todas essas plataformas, dá para fazer uma cotação rápida para saber o quanto você pode ganhar pelo montante de milhas que tem. Inclusive, elas mostram se há variação de valor pago por conta da origem do programa. Por exemplo, milhas da TudoAzul valem X, enquanto milhas do Smiles vale Y.

Esclareceu suas dúvidas sobre o que são milhas? Como você leu, elas vão além de um simples programa de benefícios. Na realidade, é um recurso bastante útil para você economizar na compra de passagens e poder viajar mais. Independentemente de ser a trabalho, de férias, por motivo de estudo, para fazer turismo etc.

Portanto, pesquise mais sobre os programas atrelados ao seu cartão de crédito e às companhias aéreas e escolha aquele que tem o melhor custo-benefício!

Quer saber mais sobre esse universo das milhas de viagens? Então, assine a newsletter da Remessa Online para mais conteúdos sobre o assunto!

Resumindo

O que são milhas e como usá-las?

São um tipo de programa de fidelidade com foco na troca e aquisição de passagens aéreas, sem custo ou, quando não for possível, com custo reduzido.

Quais são os principais programas de milhas?

Os principais programas de milhas são:
– Star Alliance;
– TudoAzul;
– Latam Pass;
– Smiles;
– Santander Esfera.

Pontos e milhas são a mesma coisa?

Não. Milhas são específicas para viagens, já os pontos servem tanto para produtos quanto para serviços diversos (incluindo passagens aéreas).

Related posts

Universidade da Pensilvânia: guia completo sobre a UPenn

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Mercado Pago telefone: 0800, WhatsApp e demais contatos