De olho no Câmbio #131: Semana de otimismo no mundo

Resultados positivos e acima das expectativas do mercado vindo dos EUA e da Zona do Euro. Foram estas notícias que marcaram a semana no mercado cambial. 

Aqui no Brasil, seguimos à margem das notícias do mundo e, no Reino Unido, a queda das restrições e o desempenho do número de casos de Covid-10 trouxe otimismo ao governo, pessoas e empresas. 

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar

Real vs Euro

Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Mais uma semana com forte volatilidade das moedas e com o Real revertendo o movimento da semana anterior. No jargão do mercado, nos últimos dois meses a moeda está “andando de lado”, pois em uma semana ela aprecia, na outra reverte a apreciação e assim segue. 

Do ponto de vista brasileiro, estamos em um grande limbo. Está difícil alimentar expectativas claras sobre o que pode acontecer no país, qual a direção dos indicadores econômicos e, por esta razão, os investidores aproveitam para especular com o Real de acordo com o movimento visto no exterior. 

Assim sendo, as incertezas ainda permanecem elevadas e a volatilidade se mantém. Contudo, diferentemente da semana anterior, o dólar reverteu a sua trajetória de apreciação frente ao Euro e a Libra. A moeda estadunidense perdeu valor, muito em função de expectativas mais otimistas vindas da Europa. 

Sob esta perspectiva, podemos esperar que a próxima semana trará o Real mais apreciado e com bastante volatilidade. 

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida