De Olho no Câmbio #141: Pontos de alerta na economia global

Swaps cambiais, inflação nos EUA, Europa e Reino Unido, preocupação com o texto de gastos e risco de default nos EUA, crise de abastecimento no Reino Unido.

Muitos acontecimentos preocupantes, mas, ainda assim, os policymakers trouxeram otimismo em suas falas, como foi o caso de Jerome Powell do Fed e Christine Lagarde do BCE que acreditam que suas economias estão enfrentando situações temporárias. Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Após esta semana de muita apreensão com os próximos passos que os policy makers darão para recuperar o crescimento econômico, os empregos e controlar a preocupante situação de suas economias, o Dólar teve uma forte trajetória de apreciação, enfraquecendo o Real, mas também Euro e Libra.

Para a próxima semana, a agenda de indicadores estará bastante concentrada na divulgação dos PMIs, que são uma importante proxy para a atividade econômica nos próximos seis meses. Adicionalmente, na sexta-feira, conheceremos o resultado oficial do mercado de trabalho estadunidense, desse modo, o mercado certamente reagirá a esse dado.

No Brasil, conheceremos o resultado oficial da produção industrial e, no final da semana, o IBGE também divulgará o resultado do IPCA referente ao mês de setembro. Com tudo isso em vista, a próxima semana deverá apresentar uma nova continuidade da depreciação do Real.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #270: Dólar em standby: uma semana de estabilidade no mercado cambial

Desemprego sobe em fevereiro e deve voltar a cair a partir de março

IGP-M apresenta nova deflação em março