De Olho no Câmbio #142: Semana de preocupações para o câmbio

Semana carregada de polêmicas no mercado. Políticos de alto escalão no Brasil e no mundo envolvidos em operações suspeitas, dados econômicos ruins no Brasil, Zona do Euro e Reino Unido, além de mais um episódio da novela da crise imobiliária chinesa.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Em um contexto tão conturbado, a moeda brasileira permanece em tendência de depreciação. O cenário político deve jogar ainda mais a favor desta tendência, podendo elevar a cotação do Real.

Não podemos esquecer que o Banco Central está atuando fortemente com swaps cambiais para conter movimentos bruscos e, em alguma medida, tentar controlar a própria cotação da moeda. 

Em termos de agenda, a próxima semana estará bastante carregada, principalmente no exterior. Destaque para os dados de inflação e as atas da última reunião de política monetária dos EUA, ambos na quarta (13).

Aqui no Brasil, a semana será mais curta, dado o feriado na terça-feira (12). Apesar da abertura dos mercados na segunda (11), muitos comércios e outros estabelecimentos estarão fechados.

Com tudo isso em vista, a próxima semana deverá apresentar uma nova continuidade da depreciação do Real, ainda que acreditemos que deva ocorrer em menor magnitude do que o visto nesta semana. A atuação do Bacen pode, inclusive, reverter esta tendência.

Seguimos de olho.

Related posts

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril

Real inicia semana com valorização

China mantém taxas de juros estáveis