De Olho no Câmbio #143: Tempestade perfeita é a bola da vez

A expressão da vez é a “tempestade perfeita” que, ironicamente, de perfeita não tem nada. O termo, na realidade, é usado para designar uma situação não favorável que é agravada por vários acontecimentos, geralmente raros naquele contexto ou região. Parece que é o caso no Reino Unido, Zona do Euro e, em alguma medida, no Brasil.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A semana foi mais curta aqui no Brasil, por conta do feriado na terça-feira (12), mas ainda assim, foi o suficiente para impactar o mercado cambial e reforçar a tendência dos últimos dias. 

A atual conjuntura, conturbada e de “tempestade perfeita”, mantém a moeda brasileira em tendência de depreciação. O cenário político deve continuar exercendo influência a favor desta tendência, podendo elevar a cotação do dólar em reais.

Em termos de agenda, a próxima semana estará mais leve, principalmente no Brasil. Destaque para o PIB chinês referente ao terceiro trimestre deste ano e ao desempenho da produção industrial nos EUA.

Aqui no Brasil, o dado mais relevante da semana será divulgado na sexta (22) e se trata da nota de política externa do Banco Central, que traz os dados do volume de investimento estrangeiro no país e da conta de transações correntes.

Com isso em vista, a próxima semana deverá manter a trajetória de depreciação do Real, ainda que acreditemos que deva ocorrer. De modo similar às últimas semanas, a atuação do Bacen com swaps cambiais pode reverter ou atenuar esta tendência.

Seguimos de olho.

E se você quer sempre estar atualizado com a cotação do Dólar assim como de outras moedas e receber novidades das principais variações, entre em nossa central de cotações.

Related posts

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida