De Olho no Câmbio #155: juros nos EUA devem subir mais rapidamente

A elevação dos juros nos EUA é uma realidade. A ata do Fomc, divulgada na primeira semana de janeiro, colocou todas as cartas na mesa. Temos que nos preparar para este cenário. Complementarmente, zona do euro e Reino Unido sofrem com a atividade econômica fragilizada e a inflação elevada. 

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Começamos o ano com perspectivas pessimistas para a economia global, principalmente pelo impacto da variante Ômicron. O maior ponto de atenção para a economia brasileira diz respeito à alta dos juros nos EUA.

É fato que os juros serão elevados por lá, nesse contexto, o cuidado que precisamos ter é para que a economia brasileira não reviva um período como o da década de 1980, em que os juros elevados por lá trouxeram muitos problemas para o Brasil.

Claro que o contexto é outro. A dívida externa não é elevada, o volume de reservas é significativo. Mas a preocupação maior é que a economia se veja em um cenário de poucos drivers de crescimento, uma vez que a economia global adentre um contexto de menor propensão ao risco.

Como falamos no final de 2021, o cenário daqui pra frente deve ser de depreciação do Real, em linha com o que vimos esta semana. 

Seguimos de olho.

Related posts

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril

Real inicia semana com valorização

China mantém taxas de juros estáveis