Categorias: Pessoa Física

Dólar turismo ou dólar comercial: você sabe quais são as diferenças?

Se você já precisou fazer alguma transação em dólar pela primeira vez, certamente, ficou em dúvida sobre qual deveria utilizar: dólar turismo ou dólar comercial. Não é mesmo? A dúvida é bastante comum e muitas pessoas passam por esse tipo de situação diariamente. Para te ajudar a descobrir se você precisa consultar o dólar comercial ou dólar turismo hoje preparamos este artigo.

Nele, você vai aprender quais são as diferenças entre o dólar turismo e o dólar comercial e a identificar a opção certa para a sua necessidade. Continue com a leitura a seguir e descubra!

Quais são as diferenças entre o dólar comercial e o dólar turismo?

Cada um tem a sua própria cotação e elas são bem diferentes, a seguir você vai entender porque.

Dólar comercial

O dólar comercial é utilizado nas negociações entre empresas e instituições financeiras. Devido ao volume de transações que são feitas com esse tipo de dólar, sua cotação é mais baixa. As transações feitas por empresas e instituições governamentais movimentam grandes valores, por isso o preço do dólar é menor.

Os tipos de transações em que o dólar comercial pode ser usado são as que envolvem bancos e governo, como a compra e a venda de mercadorias, investimentos, importação e exportação etc.

O valor do dólar comercial é definido todos os dias pelo mercado e pode sofrer variações ao longo do dia. O cenário econômico do Brasil e do mundo é que vai influenciar nisso, além da oferta e da demanda, é claro.

Dólar turismo

O dólar turismo é utilizado por pessoas físicas, que precisam usar a moeda no dia a dia, como por exemplo em suas compras e viagens internacionais. Essa taxa é mais cara porque o volume de transações é bem menor, além de outros fatores.

De acordo com a regulamentação do Banco Central, as pessoas físicas não podem comprar o dólar comercial. Por isso, a única opção é o dólar turismo.

Em compras feitas com o cartão de crédito internacional, por brasileiros, estando no Brasil ou não, também utilizam o dólar turismo como cotação. A instituição financeira deve considerar a cotação do dia do processamento da compra e não a do fechamento da fatura, como era feito antigamente.

Acompanhar as cotações é importante para quem costuma fazer muitas compras online ou até pretende viajar, pois ajudam a entender a volatilidade e escolher a melhor data para fazer a compra. Se você quer saber quanto está o dólar turismo hoje, pode usar a calculadora de câmbio da Remessa Online.

O sistema te ajuda a se manter informado sobre a cotação do dólar turismo hoje e a cotação de outras moedas ao redor do mundo. Acesse a calculadora e veja quanto está o dólar turismo hoje!

Fabiana Lima

Estou no mercado há 10 anos, produzindo conteúdo para startups de tecnologia. O que me move é poder fazer parte de times disruptivos, que estão sempre criando soluções inovadoras para a sociedade.

Artigos recentes

  • Para Empresas

Simples Nacional: o que é, como funciona e alíquotas de 2024

Saiba o que é o Simples Nacional, qual o seu limite, quais as tabelas de…

13 horas ago
  • Pessoa Física

Horário de verão 2024 e 2025: vai voltar?

O horário de verão voltou a ser comentado nas redes sociais em 2022, mas será…

14 horas ago
  • Pessoa Física

Orlando: confira o guia de viagem completo

Veja os melhores períodos para visitar Orlando, como evitar fila nos parques, opções de hospedagem…

15 horas ago
  • Pessoa Física

Ecoturismo: saiba o que é, como funciona e os benefícios

Saiba o que é o ecoturismo, seus princípios, as vantagens dessa prática de turismo sustentável,…

15 horas ago
  • Pessoa Física

Wealth Management: descubra o que é, como funciona e vantagens

O Wealth Management é um conceito pertencente ao mundo financeiro e sua abordagem volta-se para…

16 horas ago
  • Artigos

MBTI: descubra o que é e os principais tipos de personalidade

Saiba o que é o teste MBTI, para que ele serve, quais são os seus…

16 horas ago

Simule suas transferências internacionais com as melhores taxas e prazos!
Simule como PJ
Simule como PF