Enviar dinheiro pelos Correios vale a pena? Entenda os custos!

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os serviços dos Correios são utilizados para diversos fins, até mesmo para transferências de valores. Mas afinal, enviar dinheiro pelos Correios vale a pena?

O serviço de transferência de dinheiro está disponível nos Correios por meio do Vale Postal Eletrônico. Com o vale postal é possível realizar transações tanto dentro do Brasil, quanto para o exterior e pode ser utilizado por pessoas físicas e também por pessoas jurídicas.

Neste post, você vai ver quais são os custos envolvidos e entender se enviar dinheiro pelos Correios é a melhor opção dentro do seu planejamento.

Os Correios além das correspondências e encomendas

As atividades dos Correios se iniciaram no Brasil em 1663, prestando serviços de entregas de correspondências — principal meio de comunicação da época. Desde então, os serviços foram evoluindo para acompanhar as gerações, e a empresa passou a oferecer serviços que vão além das típicas correspondências.

Poucas pessoas sabem, mas os Correios também dispõem de serviços financeiros, por meio do Vale Postal Eletrônico — internacional e nacional — disponíveis tanto para pessoas físicas, quanto para empreendimentos.

Através dos Correios é possível enviar dinheiro tanto nacional quanto internacionalmente. Mas é preciso ficar atento aos custos para ver se a transação compensa.

Entenda os custos de enviar dinheiro pelos Correios

Com o avanço tecnológico surgiram muitas formas de fazer transações internacionais e nacionais que vão além dos tradicionais serviços bancários. Com muitas opções, o consumidor deve se informar e procurar as melhores taxas e processos mais eficientes e rápidos.

A empresa federal brasileira é mais uma dessas opções, que também oferece serviços para transferências de valores. É importante conhecer e saber se vale a pena utilizar essa ferramenta.

Conheça os meios de transferência disponibilizados pelos Correios e seus respectivos custos.

Vale postal eletrônico nacional

O vale postal eletrônico nacional é uma ferramenta que pode ser utilizada em todo o território brasileiro. É disponível para pessoa física, jurídica e estrangeiros, desde que tenha CPF no Brasil.

O cliente não precisa de conta bancária para utilização do serviço, basta comparecer a uma agência de Correios com documentos de identificação com foto e se informar sobre o procedimento.

Custos do processo

Os custos com o processo de enviar dinheiro pelos Correios variam de acordo com o país e taxa de câmbio. Pela agência brasileira é cobrado uma taxa de R$ 42,00 e um adicional de 1,5% sobre o valor enviado. Outros encargos e obrigações legais podem ser aplicadas durante o processo.

Uma observação relevante é que os Correios aplicam sua própria taxa de câmbio, que inclui um percentual de lucro sobre a média da cotação do câmbio, ou seja, sobre cada moeda existe um valor estabelecido pela agência que o remetente pode consultar no site.

Não há cobrança de tarifa no recebimento da remessa. Além disso, existe um limite de valor para envio de acordo com o país. Veja abaixo a tabela com os países para onde é possível enviar dinheiro pelos Correios, o valor máximo para envio e o prazo médio estipulado:

PaísValor máximo de envioMoedaPrazo*
Albânia2.500,00Euro5
BélgicaEuro5
Eslovênia3.000,00Euro5
Filipinas3.000,00Euro5
Grécia2.500,00Euro5
Hungria2.500,00Euro5
Itália1.000,00Euro2
Letônia (Latvia)3.000,00Euro5
Lituânia2.000,00Euro5
Portugal1.000,00Euro5
Polônia5.000,00Euro5
Romênia550,00Euro5
San Marino2.000,00Euro5
Sérvia3.000,00Euro5
Suíça2.000,00Euro5
Tailândia3.000,00Euro5
Togo5.000,00Euro5
Ucrânia3.000,00Euro5

Prazo para recebimento do dinheiro

O prazo de recebimento costuma ser de cinco dias úteis, mas pode variar de acordo com o país de destino. Em geral, é um serviço de entrega bem pontual e o rastreamento pode ser feito pelo site oficial dos Correios. O recebedor é avisado sobre a disponibilidade para retirada do dinheiro na agência, lembrando que é necessário a apresentação dos documentos pessoais.

Documentos necessários

Para enviar dinheiro para o exterior por meio dos Correios é preciso ir até a agência com o valor em espécie, portando documentos e informações para dar início ao processo. Os documentos e informações solicitados são:

  1. endereço completo do destinatário;
  2. nome completo do destinatário;
  3. CPF ou CNPJ do remetente;
  4. documento com foto do remetente;
  5. número do documento de identificação do destinatário;
  6. motivo da operação;
  7. passaporte quando se tratar de estrangeiros.

É importante ressaltar que os Correios não realizam transferências internacionais para fins que não sejam manutenção de residente e/ou estudante.

Os documentos necessários para o processo de transferência exigidos para identificação, tanto do remetente quanto do destinatário, priorizam a segurança e legitimidade do processo.

Vale postal eletrônico internacional

O vale postal eletrônico internacional tem o objetivo de atender demandas de pessoas que desejam enviar dinheiro para o exterior. Está disponível em mais de 20 países e cada um determina as regras para uso do serviço. As transferências são realizadas em Euro.

É recomendável que a pessoa analise o procedimento do país de destino. Um exemplo é que alguns lugares limitam o valor máximo por remessa para transações, por isso é importante se informar.

Melhor maneira de enviar dinheiro ao exterior

Como salientamos, atualmente existem muitas opções para realizar transferências internacionais com maior agilidade, segurança e menos burocracia. O processo de enviar dinheiro pelos Correios é seguro e confiável, porém tem desvantagens como a abrangência do serviço, as naturezas do envio, o tempo para entrega e taxas mais altas.

Os benefícios e facilidades proporcionados pela evolução tecnológica estão revolucionando o mercado. A Remessa Online é exemplo de agilidade da operação. A plataforma é totalmente digital, moderna e segura, proporcionando comodidade de fazer transferências internacionais de qualquer lugar que você estiver, sem sair de casa.

A Remessa Online realiza transferências para mais de 100 países e o dinheiro é enviado em até 1 dia útil. O custo de envio é um dos menores do mercado: a partir de 1,3% sobre o valor da transferência. Além disso, a Remessa Online usa como base o câmbio comercial, mais barato do que o câmbio turismo.

Entenda como enviar dinheiro pela Remessa Online, faça seu cadastro e aproveite as vantagens oferecidas pela plataforma.

Resumindo:

É possível enviar dinheiro ao exterior pelos Correios?

Sim, através do serviço de vale postal internacional você pode enviar dinheiro para 20 países conveniados aos Correios.

Quanto custa enviar dinheiro ao exterior pelos Correios?

A empresa cobra uma taxa de R$ 35,00 e uma tarifa adicional de 1,5% sobre o valor enviado.

Qual é a alternativa mais barata para enviar dinheiro ao exterior?

A maneira mais barata é pela Remessa Online. A plataforma realiza transferências para mais de 100 países e o dinheiro é enviado em até 1 dia útil. O custo de envio é o menor do mercado: apenas 1,3% sobre o valor da transferência. Além disso, a Remessa Online usa como base o câmbio comercial, mais barato do que o câmbio turismo.

Related posts

Celular Seguro GOV: aplicativo do governo que bloqueia celulares roubados

Dia do Amigo é comemorado dia 18 de Abril no Brasil

Banco PAN telefone: veja todos os números e outros contatos