Para Empresas

Fintech as a Service: O que é e como funciona?

O Fintech as a Service (FaaS) permite que organizações de qualquer segmento possam adicionar soluções de produtos e serviços financeiros ao seu modelo de negócio de modo totalmente personalizável.

Sendo assim, todos esses serviços podem ser oferecidos para qualquer empresa que necessite trazer mais eficiência e agilidade ao seu portfólio de produtos sem a necessidade de custear todo processo de desenvolvimento já que toda tecnologia já está desenvolvida e necessita apenas do processo de integração feito via API. 

Uma empresa que opta por oferecer Fintech as a Service (FaaS) é responsável por toda jornada de desenvolvimento da API, criação dos produtos oferecidos, testes e ajustes, além da parte burocrática de adequação às leis e normas de funcionamento.

O modelo de FaaS é uma alternativa viável para empresas que querem poupar esforços e poupar recursos internos e financeiros com o desenvolvimento de soluções. Num mundo em que a agilidade está cada vez mais em alta essa pode ser uma opção bem vantajosa.

Como o modelo de Fintech as a Service está transformando o mercado financeiro?

O modelo de Fintech as a Service possibilita que qualquer organização possa adicionar serviços financeiros ao seu portfólio de produtos e serviços, de forma rápida, segura e focada no novo perfil do consumidor.

Antigamente, qualquer modalidade de serviço ligada ao segmento bancário passava por um longo processo de validações e aprovações dos órgãos competentes, o que levava muito tempo. O FaaS é justamente o oposto desse modelo, a ideia é ter mais agilidade e simplificar os trâmites trazendo mais escalabilidade ao modelo de negócio.

Esse processo é possível a partir da integração das plataformas com as APIs garantindo mais agilidade no time to market sem deixar de entregar eficiência e uma experiência customizada ao cliente final.

Nos últimos anos, o número de fintechs cresceu consideravelmente no Brasil, um estudo realizado em 2020 pela Distrito Fintech Report mostrou que o país possui mais de 742 startups, esse aumento possibilitou que empresas de diversos segmentos pudessem inovar suas operações através da tecnologia embaladas pela aceleração da transformação digital nas empresas.

Quais serviços podem ser oferecidos via Fintech as a Service?

Empresas de diversos segmentos estão atentas ao processo de inovação como uma oportunidade de acompanhar os avanços tecnológicos da atualidade e também como uma maneira de gerar novas fontes de receita para o negócio.

O uso do FaaS permite que as empresas possam operar como uma espécie de banco digital e oferecer uma vasta gama de produtos e serviços, dentre as principais soluções estão:

  • Abertura de conta digital;
  • Soluções de cartões de crédito e débito;
  • Pagamentos;
  • Transferências internacionais;
  • PIX.

Essas são apenas algumas das possibilidades criadas pelo FaaS, dependendo das particularidades da API utilizadas essa lista pode ser ainda mais completa.

Conheça as vantagens ao contratar uma Fintech as a Service

O FaaS é uma alternativa viável e cheia de benefícios, pois possibilita que outras empresas diversifiquem seus serviços sem a necessidade de se preocupar com as questões regulatórias, isso por si só já é um grande avanço.

Todo processo de desenvolvimento tecnológico demanda tempo e esforços, a proposta do Fintech as a Service possibilita que sua empresa economize com os custos de desenvolvimento já que a responsabilidade pela criação da API é de responsabilidade do parceiro.

Na atualidade, o fortalecimento das marcas é um desafio constante, o mercado financeiro está cada vez mais competitivo e oferecer novas soluções e serviços alinhados com as necessidades do seu público pode contribuir para o fortalecimento da marca, além de ajudar também na fidelização do cliente.

Tecnologias como FaaS são fundamentais para desburocratização dos serviços financeiros,  trazendo mais velocidade e escalabilidade para qualquer negócio.

Será que o Fintech as a Service é uma boa escolha?

Como você observou ao longo deste conteúdo, o mercado de fintechs no Brasil está em expansão, com isso, a ampliação das opções integradas por API que devem seguir crescendo impulsionadas pela chegada do Open Banking.

Diante do cenário do mercado financeiro, a tendência é de que mais empresas ofereçam algum tipo de serviço financeiro aos seus clientes, sendo assim, teremos ainda mais ofertas de serviços, agilidade e personalização.

Agora que você já sabe o que é Fintech as a Service e suas possibilidades de utilização, que tal conhecer a API de câmbio da Remessa Online e dar mais um passo no processo de inovação da sua empresa? Conheça o FXaaS e entenda como podemos ajudar a impulsionar o seu negócio.

FAQ

O que é Fintech as a Service?

Fintech as a Service é um modelo que permite que outras fintechs e empresas de qualquer segmento possam oferecer produtos financeiros. 

Quais são os serviços financeiros que uma Fintech pode oferecer?

A gama de serviços é extensa, mas os principais são: abertura de conta digital, soluções de cartões de crédito e débito, pagamentos, transferências internacionais, PIX e tantos outros.

Jefferson Souza

Jornalista por formação, especialista em Assessoria de Comunicação e Mídias Sociais. Copywriter na Remessa Online com vasta experiência em produção de conteúdo sobre cultura, artes e tecnologia.

Artigos recentes

  • Pessoa Física

Android 13 é lançado oficialmente pelo Google. Confira as novidades

O Android 13 foi lançado na segunda-feira, 15 de agosto de 2022. A atualização trouxe…

12 horas ago
  • Economia e mercado

A inflação na Zona do Euro veio para ficar

O economista André Galhardo chega com sua análise semanal no Diário de Câmbio de hoje,…

15 horas ago
  • Pessoa Física

O que é 5G? Tecnologia 5G chega a Curitiba, Goiânia e Salvador

O 5G foi liberado em Porto Alegre, João Pessoa e Belo Horizonte. Leia este artigo…

16 horas ago
  • Pessoa Física

Trabalho freelancer: quanto cobrar por serviços prestados?

Você sabe como cobrar por serviços prestados no trabalho freelancer? Entenda como fazer o cálculo…

17 horas ago
  • Pessoa Física

Calendário Bolsa Família 2022: Auxílio Brasil de agosto está sendo pago

O pagamento de julho do calendário Bolsa Família 2022 começou a ser pago pelo governo…

17 horas ago
  • Para Empresas

O que é Copywriting: 5 técnicas para criar a copy perfeita

Copywriting é uma técnica que fala da arte de produzir textos convincentes e criativos para…

19 horas ago

Simule suas transferências internacionais com as melhores taxas e prazos!

Simule como PJ
Simule como PF