O que é Google Data Studio: guia para iniciantes

Precisa acompanhar os indicadores das suas iniciativas de marketing digital? O Google Data Studio pode ajudar. Entenda como ele funciona e de que forma é possível implementá-lo na sua empresa.

Em qualquer estratégia de marketing digital, os dados são fundamentais. Afinal, eles embasam as suas ações e decisões. Caso contrário, qualquer iniciativa colocada em prática é igual a “dar um tiro no escuro”. Nesse cenário, é preciso contar com ferramentas úteis para a geração de insights. Uma delas é o Data Studio.

O recurso oferecido pelo Google permite criar relatórios e dashboards, que facilitam a visualização dos dados em tempo real. Além disso, essa é uma forma eficiente de lidar com o grande volume de informações geradas diariamente na internet.

Isso porque, além de compilar os dados, ela ainda centraliza todas as informações. Portanto, você encontra o que precisa em um só lugar. No dia a dia, essa facilidade gera impactos positivos na produtividade do seu negócio. Porém, os benefícios vão além.

Para explicar todos eles, criamos este post completo com informações sobre o Google Data Studio. Aqui, vamos falar o que é, como funciona, por que usar e quais são suas principais funcionalidades. Você verá que ainda tem muito mais a saber, mas esse é um bom começo.

Então, que tal iniciar sua leitura e aproveitar as informações?

O que é Google Data Studio?

O Data Studio é uma ferramenta de Business Intelligence (BI) disponibilizada pelo Google para criar relatórios e dashboards interativos. Por isso, ela é voltada para a análise de dados a partir de uma perspectiva personalizada, já que permite integração com outras plataformas e fontes de informação.

Todos os painéis gerados na ferramenta podem ser personalizados e têm a responsividade como característica. Além disso, vários templates estão disponíveis, sem contar os gráficos, as tabelas e os mapas, sendo que todos permitem a aplicação da identidade visual da sua marca.

Portanto, o grande foco do Data Studio é reunir indicadores e métricas que embasarão as suas tomadas de decisão. Esses fatores também direcionarão as estratégias adotadas. O resultado é o aumento da vantagem competitiva, a diminuição dos riscos para o negócio e o alcance dos objetivos organizacionais.

Devido a todas essas características, a ferramenta do Google é essencial para o growth marketing. Isso porque, ao visualizar dados e ter acesso às informações, você consegue obter insights valiosos. Ou seja, ficará mais fácil atingir o prospect e o lead no momento certo do funil de vendas.

Isso se traduz em mais negócios fechados, crescimento dos resultados da sua estratégia de marketing digital e mais sucesso para a sua empresa. Portanto, o Google Data Studio é uma ferramenta que vale a pena conhecer.

Detalhes da ferramenta

A seguir, vamos explicar melhor o funcionamento da plataforma. Porém, é importante saber alguns detalhes relevantes. Um deles é que o Data Studio integra o pacote de ferramentas do Google Marketing Platform. Esse serviço é voltado para a melhoria das estratégias de marketing de empresas de todos os portes.

Além disso, os painéis customizados podem ser integrados com qualquer outra ferramenta do Google. Dentre elas, estão: 

Mais do que isso, os dados de serviços de outras empresas também podem ser integrados. Assim, há uma visualização ampla dos dados, garantindo uma análise mais precisa. A consequência é o fortalecimento da cultura data-driven. Dentro desse cenário, é possível: 

  • reunir insights e conectar todas as fontes de dados;
  • visualizar painéis e relatórios de forma prática, com apenas alguns cliques;
  • compartilhar informações com toda a empresa de forma fácil e prática.

Como o Data Studio funciona?

O uso dessa ferramenta é feito por profissionais especializados. Por exemplo, o cientista de dados e aqueles que buscam otimizar as estratégias com o objetivo de aplicar o growth hacking em startups.

Isso significa que você ou um especialista em marketing precisa ficar longe do Data Studio? Na verdade, é o contrário. A plataforma é bastante intuitiva e permite obter informações práticas. O que pode ocorrer é a obtenção de menos informações relevantes. Isso porque os profissionais com conhecimento aprofundado conseguem gerar mais dados úteis para o negócio.

De toda forma, é necessário entender que o Data Studio coleta dados de várias ferramentas diferentes. A partir disso, você pode gerar os gráficos, os relatórios, as tabelas etc. Assim, consegue analisar as métricas e as dimensões para montar os dashboards personalizados.

Para chegar a esse patamar, existem 4 blocos de recursos que envolvem várias funcionalidades. Veja quais são eles e o que cada um representa.

Integração de dados

Os conectores de dados da plataforma do Google captam informações de outros locais. Isso permite que os números sejam concentrados em um único lugar para facilitar a sua visualização.

Além dos serviços do Google já citados, outras ferramentas de marketing de parceiros também são válidas para essa integração. Algumas delas são: 

Transformação de dados

Após a coleta dos dados, eles são transformados em informações para gerar insights. Na prática, isso significa que é nesse momento que os números aparecem. Afinal, tudo o que é captado é modificado para elementos mais básicos e fáceis de entender. Assim, chega-se à inteligência de negócio.

Para trabalhar com esses dados, você pode usar o Explorador do Data Studio. Além de visualizá-los, é possível: 

  • aplicar dimensões;
  • acrescentar funções matemáticas;
  • colocar operadores aritméticos;
  • adicionar fórmulas personalizadas.

Tudo isso ajudará a fazer com que esses dados sejam realmente úteis para a sua empresa. Além disso, por meio do Explorador, você também pode realizar análises mais aprofundadas. Por exemplo, consegue descobrir oportunidades para melhorar a estratégia de marketing de conteúdo.

Visualização de dados

Esse é o momento da geração de dashboards e relatórios. Portanto, os dados transformados em informações ficam acessíveis e se tornam recursos visuais. Isso os torna mais atraentes e compreensíveis.

Como explicamos, é possível fazer a personalização necessária. Por exemplo, adicionando elementos da marca para fortalecer o digital branding e toda a marca, na realidade. Além disso, você tem a chance de escolher diferentes formatos, como: 

  • mapas;
  • séries temporais;
  • tabelas;
  • gráficos em barra e pizza;
  • áreas;
  • gráficos de dispersão;
  • tabelas dinâmicas.

Outra vantagem é fazer o controle de dados para quem visualiza o relatório. Por exemplo, pode aplicar filtros de dimensão ou caixas de seleção. Assim, há uma interatividade maior para o usuário.

Compartilhamento de dados

Todos os relatórios podem ser compartilhados com outros usuários. Você também pode definir a possibilidade de edição, a partir dos diferentes níveis de acesso disponíveis. Ou seja, existem várias alternativas de configuração.

Assim como outros serviços do Google, a ferramenta funciona no modelo do cloud computing. Portanto, é possível fazer a colaboração em tempo real, enviar relatórios a gestores e clientes, e mostrar os resultados da sua estratégia.

Quanto custa o Google Data Studio?

A plataforma de análise de dados é totalmente gratuita. Portanto, é uma boa opção para qualquer empresa, já que você obtém várias informações a custo zero. Inclusive, você pode utilizar qualquer funcionalidade sem se preocupar com o orçamento disponível para isso.

Dessa forma, a verba que seria aplicada no pagamento da ferramenta é redirecionada para outro investimento mais útil. Por exemplo, para o processo de internacionalização de startups ou a aplicação de estratégias inovadoras, como o deep learning.

Por que usar essa ferramenta?

Lendo este texto, você deve ter percebido que há vários motivos para usar o Google Data Studio. Inclusive, o custo. Porém, é possível citar muitas outras vantagens de optar por essa ferramenta. Veja quais são elas.

Visão ampla da performance das estratégias de marketing digital

Por reunir todos os dados em um só local, é possível visualizar as informações de forma clara. Assim, você deixa de ver as informações em canais separados. Isso traz mais precisão para as suas ações e a capacidade de definir e usar indicadores relevantes.

Praticidade na rotina da equipe de marketing

A experiência do usuário é um dos benefícios do Data Studio. A plataforma é intuitiva e fácil de mexer. Você consegue visualizar e mexer em vários recursos sem precisar de treinamento. Isso garante que a ferramenta seja acessível tanto para equipes grandes e estruturadas quanto para as pequenas.

Centralização das informações

Em vez de sua equipe se preocupar em pesquisar dados de vários lugares, todos eles estão reunidos em uma única plataforma. Isso facilita a visualização, além de evitar retrabalho e a perda de tempo com tarefas repetitivas. Portanto, é uma maneira simples de iniciar a aplicação da automação de marketing.

Vale a pena reforçar que esse trabalho se torna ainda mais simples para garantir a união entre vendas e marketing. Dessa forma, todos os interessados têm acesso aos dados e conseguem alinhar as suas ações aos objetivos de marketing.

Precisão na criação de campanhas

Atingir o potencial cliente certo na hora exata é um dos desafios das empresas. Isso fica ainda mais complexo quando a jornada de compra é longa. Com a análise de dados do Data Studio, é mais fácil definir quando agir e qual meio é mais eficiente.

Isso pode ser complementado com outras estratégias, como o Bullseye Framework. O resultado são ações mais precisas e acertadas, que aumentam as chances de conversão.

Análise exata dos dados

O Data Studio permite avaliar os dados de diferentes fontes e chegar a uma análise aprofundada. É possível verificar aqueles relativos ao seu site, blog, e-commerce, mídia paga, engajamento das redes sociais, crescimento da concorrência etc.

Monitoramento dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho das estratégias adotadas são facilmente monitorados com a ajuda da ferramenta do Google. Isso permite que a equipe de marketing acompanhe a sua performance e otimize as suas ações. Assim, alcançará melhores resultados.

Um detalhe relevante é que esses dados estão disponíveis em tempo real. Inclusive, eles são atualizados a cada segundo. Ou seja, você acompanha os resultados de forma eficiente e faz os ajustes necessários de maneira ágil e prática.

Apresentação de resultados

Todos os resultados do Data Studio são interativos, visuais e bastante compreensíveis. Por isso, também servem para apresentação dos resultados das estratégias e das campanhas realizadas. Assim, você prova a eficiência das ações de marketing digital.

Quais são as principais funcionalidades do Google Data Studio?

Ao utilizar essa ferramenta, você terá várias funcionalidades à sua disposição. Dessa forma, será possível criar dashboards dos mais simples aos mais elaborados. Tudo depende dos recursos que optar por utilizar.

Nesse contexto, o Data Studio é um grande aliado do Big Data, porque permite coletar e organizar diferentes dados gerados pela empresa. Isso favorece a organização das informações e evita sua perda.

Quais funcionalidades asseguram esse resultado? Conheça as principais: 

  • criação de gráficos de barras, de linhas ou de pizza, mapas geográficos e mais;
  • geração de fórmulas específicas;
  • montagem de tabelas dinâmicas ou de dados paginadas;
  • criação de relatórios interativos utilizando os controles de período e os filtros disponíveis;
  • inclusão de links e imagens clicáveis;
  • adição de guias de navegação;
  • opção de anotações;
  • aplicação de cores e temas;
  • disparo de e-mails automáticos para enviar relatórios;
  • compartilhamento de relatórios via Google Drive.

A partir dessas funcionalidades, você consegue descobrir várias informações relevantes. Por exemplo: 

  • a origem dos visitantes do site ou blog;
  • quais conteúdos e páginas tiveram o maior número de acessos e qual foi a origem desse tráfego;
  • as palavras-chave usadas nos buscadores para encontrar a sua empresa;
  • os dias e os horários com um número maior de acessos ao site ou ao blog;
  • o e-mail marketing com maior abertura em determinado período;
  • o custo por clique atual.

Quais são os passos para usar o Data Studio?

A plataforma do Google é bastante útil em qualquer segmento de negócio, tamanho da empresa ou área de atuação. Ao acessar a ferramenta, também verá que ela é altamente intuitiva. De toda forma, é importante entender como utilizá-la para obter os melhores resultados.

Então, que tal conferir? Veja o passo a passo que apresentamos abaixo.

Acesse o Google Data Studio

Comece acessando o site do Google Data Studio. Para utilizá-lo, é preciso ter uma conta Google, seja nova, seja já existente. A partir disso, será possível fazer o login na ferramenta.

Você verá um menu à esquerda. Ele traz os relatórios abertos recentemente, aqueles que já foram criados e compartilhados com o seu perfil. Por sua vez, na barra superior, é possível escolher entre relatórios, origens de dados e o Explorador.

Insira as origens de dados

Para obter as informações pelo Google Data Studio, insira as origens de dados. Ou seja, de onde eles serão captados. Esse processo deve ser feito clicando em “Criar” – “Origem de dados”. Essa opção está localizada no menu à esquerda.

Em seguida, escolha todas as plataformas que serão integradas. Além disso, você pode definir um título na parte superior esquerda, onde está escrito “Fonte de dados sem título”.

Crie o seu relatório

Com as integrações finalizadas, está na hora de gerar o seu relatório. Para isso, clique em “Criar” – “Relatório”. Outra opção é voltar à página inicial da ferramenta. Além disso, será possível escolher um template já existente.

O próximo passo será informar as fontes de dados. Como elas já foram cadastradas, basta clicar em “Minhas origens de dados” e selecionar. Ainda é possível adicionar conectores.

Em seguida, o Data Studio vai apresentar uma página para definir como será o seu relatório. Se já houver um template, ele tende a estar mais completo. Você precisará apenas editar os dados e fazer as personalizações.

Na coluna à direita, também estão as diferentes opções de gráfico disponíveis para utilização, as métricas  e as dimensões das fontes de dados. Esses fatores podem ser combinados para gerar insights diferenciados.

Perceba que, na parte superior, o menu do relatório que está sendo criado traz várias opções de edição. Clicando no botão, você verá essas alternativas e poderá adicionar um gráfico, dados, uma página ou um controle.

No final do menu, ainda existem as opções de tema e layout. Tudo isso garante a personalização do relatório como você precisar. Você ainda encontra: 

  • todas as opções de edição e visualização;
  • botão para fazer uma cópia do relatório;
  • botão para atualizar, compartilhar e visualizar os dados.

Use o Explorador

Este recurso permite experimentar os dados, trabalhar com eles, analisá-los e gerar relatórios. Por isso, pode ser utilizado para explorar os dados de um canal, adicionar dimensões e fazer verificações mais aprofundadas.

Tenha em mente que não é obrigatório utilizá-lo. Porém, é uma boa forma de obter insights diferenciados. Caso queira aproveitar essa funcionalidade, clique em “Criar” – “Explorador”.

Na página em branco que aparecerá, coloque uma ou mais fontes de dados. Então, aparecerão as opções de gráficos, dados, estilos e dimensões no menu à direita. Ainda é possível filtrar os dados. Para isso, arraste as dimensões e as métricas com as quais pretende trabalhar, tirando-as do painel “Campos” e levando para a barra de filtro na parte de cima do Explorador.

Dessa forma, você pode criar um relatório ou copiar o gráfico e colocá-lo em um já existente. O Explorador também pode ser utilizado a partir de uma origem de dados ou de um relatório.

Na primeira opção, é possível testar os dados e trabalhar de forma diferente com eles. Já na segunda, há mais chance de explorar o gráfico. Você pode colocar uma nova dimensão, combinar com outros dados etc.

Como aproveitar melhor os recursos do Data Studio?

A ferramenta do Google é fácil de manusear. Porém, pouco adianta mexer nos relatórios, se você não souber o que fazer com eles. Ou, ainda pior, ter uma série de dados que fazem pouco sentido para a sua empresa.

Por isso, é necessário ir além dos tutoriais para aproveitar a ferramenta ao máximo. Veja o que fazer para utilizar os recursos da melhor forma possível.

Defina o que será medido e como fazer isso

A mensuração de dados é fundamental para qualquer negócio, mas nunca deve ser feita de forma aleatória. É necessário ter um objetivo bastante claro para evitar as chamadas métricas de vaidade. Ao mesmo tempo, essa é uma forma de garantir que as suas decisões sejam verdadeiramente estratégicas.

Como chegar a essa definição? Pense em qual informação é essencial para alcançar os seus objetivos organizacionais. Assim, você evitará o excesso de dados, que acabam atrapalhando mais do que ajudando o processo da inteligência de negócios.

Use os controles do Data Studio

A ferramenta tem alguns controles que podem ser implementados. Aquele relativo aos filtros garante que você selecione as informações mais relevantes para o que precisa no momento.

Porém, também é possível criar um gráfico novo inserindo um ou mais filtros referentes ao interesse do usuário que vai acessar o painel. Na prática, o controle de filtros leva a uma navegação predefinida e guiada. Assim, você tem uma autonomia maior.

Por sua vez, o controle de dados restringe o acesso a uma propriedade da conta. Em outras palavras, será impossível visualizar os dados de outra propriedade, mesmo que seja da mesma conta, se não tiver autorização para isso.

Essa característica garante mais segurança e permite que você foque no que é essencial. Ainda é possível definir o acesso de cada conector. Basta acessar o menu superior e clicar em “Adicionar um controle”.

Utilize períodos personalizados

O relatório no Data Studio pode ter um período predefinido ou favorecer a seleção de um intervalo. Por exemplo, é possível ver os resultados desde o início do ano, somente dos 6 meses anteriores, dos últimos 30 dias ou da semana mais recente. Quem determina é você.

Isso é importante para verificar as variações ao longo do tempo. Afinal, o orçamento da campanha e o desempenho do tráfego orgânico, por exemplo, são impactados pela sazonalidade.

Em resumo, o Google Data Studio é uma ferramenta completa e gratuita. Ele ajuda a trazer eficiência para as suas estratégias de marketing digital e facilita o alcance de melhores resultados. Portanto, deve ser usado por qualquer empresa que queira se destacar e conquistar vantagem competitiva.

Inclusive, ajuda a criar ações embasadas no benchmarking. Dessa forma, há mais segurança no processo de internacionalização da sua empresa, ampliação das atividades e realização de investimentos.

Além disso, as ações mais precisas trazem resultados melhores, o que ajuda a conquistar Investimento Estrangeiro Direto (IED). Então, é só pensar na plataforma de transferências internacionais para garantir o envio e o recebimento de dinheiro do exterior.

Nesse cenário, a Remessa Online é a melhor opção. Com taxas a partir de 1,3% — o melhor custo-benefício do mercado —, você envia dinheiro para diversos países com a conversão de câmbio mais atrativa.

Tudo porque o Google Data Studio fornece as melhores informações e insights para você atingir os objetivos traçados. Então, é só aproveitar para manusear a ferramenta, conhecer suas funcionalidades e fazer os ajustes necessários para atingir os resultados esperados.

Gostou de saber mais? Aproveite e assine a newsletter da Remessa Online para receber mais conteúdos úteis no seu e-mail.

Resumindo

Como funciona o Data Studio?

O Google Data Studio funciona de forma intuitiva. Basta informar as fontes de dados e configurar a plataforma da forma que preferir e as informações aparecerão no dashboard.

Por que usar Data Studio?

A ferramenta permite obter informações relevantes e ajuda a tomar decisões estratégicas. Ainda ajuda a ter precisão nas ações de marketing e a acompanhar os indicadores.

Como aprender Google Data Studio?

A ferramenta é autoexplicativa. Basta mexer nela para entender como funciona. No entanto, também é possível pesquisar informações na internet.

Como criar gráfico Data Studio?

A geração de gráficos pode ser feita do zero ou a partir de um modelo preexistente. Escolha a alternativa adequada e selecione as fontes dados para que ele seja criado.

Related posts

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)

SQL: saiba o que é, para que serve e os principais comandos

Desenvolvimento web: para que serve e como começar na área