Mercado Pago: O que é, Como funciona e Quais os Benefícios

As plataformas de pagamento são cada vez mais utilizadas para facilitar as transações financeiras. Por isso, preparamos este post para explicar o que é e como funciona o Mercado Pago. Confira!

Se você utiliza alguma plataforma de pagamento online, provavelmente já deve ter ouvido falar ou ter usado o Mercado Pago.

A tecnologia é utilizada de diversas formas para trazer mais praticidade e segurança para o dia a dia das pessoas. Nesse cenário, as plataformas de pagamento exercem um papel essencial, agilizando o envio e o recebimento de dinheiro em transações pessoais e comerciais. Tanto que pesquisas apontam que 60% dos brasileiros utilizam meios digitais para quitação de débitos.

Diante dessa tendência, o Mercado Livre, marketplace que reúne diversos vendedores e produtos, criou a própria ferramenta de pagamento: o Mercado Pago. Porém, o seu uso não se limita à plataforma de vendas da empresa. Quer saber como funciona?

Neste conteúdo, esclarecemos todas as dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é o Mercado Pago?

O Mercado Pago foi criado como uma solução de pagamento do Mercado Livre. Por isso, era inicialmente disponibilizada para uso apenas no marketplace, garantindo segurança para todos os usuários.

Contudo, a ferramenta já passou por várias evoluções e, atualmente, é utilizada de diversas formas. Por exemplo, por meio de lojas online, vendas em redes sociais e maquininhas de cartão de crédito. Assim, os consumidores conseguem acesso a essa modalidade de pagamento mesmo fora do Mercado Livre.

Um ponto fundamental é que a atuação do Mercado Pago é como subadquirente. Não sabe o que é isso? As adquirentes são as empresas responsáveis por intermediar a comunicação entre comprador, bandeira do cartão e banco nas compras feitas com cartões de crédito e débito.

Já a subadquirente faz a intermediação entre adquirente, comprador, bandeira e banco. De modo geral, ela permite que as transações sejam concluídas na mesma página da loja. Além disso, funciona por meio de parcerias feitas a partir de diversas adquirentes do mercado. Por isso, essa costuma ser uma solução mais completa.

É seguro comprar com o Mercado Pago?

Sim, o Mercado Pago é uma solução segura. A plataforma promete privacidade absoluta e proteção dos dados, desde o trajeto de uso no computador, tablet ou smartphone.

Isso porque trabalham com sistema de encriptação de dados (TLS), cumprindo padrões altos de segurança online. Dessa forma, os dados financeiros, como número de cartão de crédito e outras informações, são totalmente protegidos.

No lado dos vendedores, também existe esse compromisso com segurança de dados e prevenção contra fraudes. Os pagamentos são monitorados 24h por dia para verificação de todos os processos.

Com o pagamento aprovado, o vendedor pode ter a segurança de enviar os produtos para entrega com a certeza do pagamento feito.

O site disponibiliza também uma página voltada às principais dúvidas sobre segurança de dados e informações. Ela mostra ainda as medidas de proteção para os consumidores e para os lojistas.

Além do site do Mercado Pago, também é possível ver avaliações dos consumidores e vendedores nos sites de avaliação, como Reclame Aqui, e na loja de aplicativos.

Como funciona o Mercado Pago?

O Mercado Pago serve para fazer transações e compras online. Como vimos, funciona como subadquirente, ou seja, faz a intermediação entre adquirente, comprador, bandeira e banco.

De modo geral, o Mercado Pago permite que as transações sejam concluídas na mesma página da loja e tem parcerias com diversos adquirentes do mercado.

Relembrando, adquirentes são as empresas responsáveis por fazer a intermediação da comunicação entre comprador, bandeira do cartão e banco.

No entanto, o Mercado Pago não se limita às operações com cartão. Também é possível emitir e pagar boletos, fazer transferência por PIX, receber dinheiro e outras funcionalidades.

O Mercado Pago pode até mesmo ser a conta de resgate de transferências internacionais, por meio do uso de plataformas como a Remessa Online.

Ou seja, ele costuma ser uma solução mais completa do que a proposta original na qual foi lançado.

Serviços ofertados

O Mercado Pago é bastante completo, com diversas funcionalidades que vão além da realização de pagamentos. Atualmente, ele conta com os seguintes diferenciais:

  • carteira digital: você deixa o seu dinheiro depositado, que poderá ser utilizado para realizar diversas transações;
  • aplicação financeira: o dinheiro pode ficar aplicado com rendimento de 100% da taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI);
  • checkout: oferece diversas soluções para facilitar o processo de compra em lojas online;
  • QR Code: permite pagamento pelo celular com escaneamento de QR Code;
  • Point: é a maquininha de cartão do Mercado Pago, aceitando pagamento em débito e crédito, à vista ou parcelado;
  • Mercado Crédito: solução de empréstimo 100% online para os negócios;
  • enviar dinheiro: o usuário pode encaminhar valores para outras contas do Mercado Pago, sem custos;
  • link de pagamento: quando você vende por redes sociais, e-mail ou outras ferramentas, sem loja online, é possível criar um link para que o comprador efetue o pagamento;
  • venda parcelada: as compras realizadas poderão ser parceladas em até 12 vezes.

Taxas aplicadas

O serviço cobra algumas taxas pelo uso. Elas variam conforme os detalhes escolhidos pelo próprio usuário sobre a data que receberá os valores. São elas:

  • D0: o dinheiro é depositado no mesmo dia em que o pagamento for realizado pelo comprador, com taxa de 4,99%;
  • D14: o dinheiro é liberado em 14 dias, com taxa de 4,49%;
  • D30: a liberação é feita em 30 dias, mas a taxa é reduzida para 3,99%.

Quais são os benefícios do Mercado Pago?

Além do acesso aos diversos serviços que a plataforma proporciona, o Mercado Pago garante outros benefícios importantes para os usuários. Veja quais são!

Agilidade na aprovação

O sistema conta com diversos algoritmos que direcionam os pagamentos da melhor forma possível, considerando as suas características. Como ela conta com várias adquirentes parceiras, os dados são enviados para a que terá a performance mais ágil em cada situação. Se o pagamento não for aprovado na primeira tentativa, ele tenta realizar o procedimento com outra adquirente, aumentando as chances de aprovação.

Disponibilidade de maquininha e cartão

O Mercado Pago conta com uma solução própria de máquina para receber pagamentos via cartão de crédito ou débito. Assim, traz mais possibilidades para os vendedores em lojas físicas.

Além disso, ele também oferece um cartão próprio internacional e pré-pago. Ele funciona com a bandeira Mastercard e permite a realização de saques em caixas eletrônicos do Banco24Horas e lotéricas.

Como usar a plataforma do Mercado Pago? Um passo a passo simples

Uma vantagem da plataforma Mercado Pago, assim como outras carteiras digitais, é a facilidade de uso das funcionalidades.

As plataformas são desenvolvidas para que todas as pessoas consigam usar de forma intuitiva. Por isso, com poucos cliques é possível usar as opções de pagamento, envio e saque do saldo.

O Mercado Pago pode ser usado para colocar créditos no celular, bilhete em transporte, pagar contas e serviços, como Xbox Live, PSN e Google Play etc.

Para usar, o passo a passo é muito simples:

  • abra o app do Mercado Pago ou acesse o site com sua conta. Se ainda não possui, clique aqui para fazer o cadastro;
  • clique em “Menu”, depois em “Pagar” e selecione o serviço desejado dentro das opções que devem aparecer na tela;
  • após escolher a opção de pagamento, digite o valor que deseja e siga as orientações do aplicativo ou site para confirmação do pagamento.

Para sacar dinheiro pelo Mercado Pago, o passo a passo é o seguinte:

  • abra o app e clique na opção “Retirar”. Se o acesso for pelo site, clique em “Atividades” e depois “Retirar”;
  • digite o valor que deseja sacar e toque em “Continuar”;
  • selecione a conta que deseja receber o dinheiro resgatado e clique em “Retirar”.

Como integrar o Mercado Pago a um e-commerce?

Não é necessário ter conhecimento técnico em programação para integrar as soluções de pagamento do Mercado Pago. Basta instalar os checkouts por meio das plataformas de e-commerce de sua escolha.

Saiba mais a seguir!

Checkout Pro

O Checkout Pro é uma solução que permite que seus clientes façam compras por meio do formulário web do Mercado Pago. Ao pagar com o Checkout Pro, o comprador é direcionado para uma página do Mercado Pago. Nela, ele concluirá a transação com segurança e rapidez e poderá pagar com os principais meios de pagamento disponíveis atualmente.

Checkout Transparente

Com o Checkout Transparente, é possível:

  • criar sua própria plataforma de pagamento em seu site;
  • lidar com todos os processos de coleta de dados no front-end, em que os clientes fazem solicitações de pagamento;
  • se comunicar diretamente com seus clientes por meio de mensagens de erro e respostas personalizadas;
  • permitir o armazenamento de dados dos cartões usados ​​pelos seus clientes para pagamentos futuros;
  • usar todos os métodos de pagamento ou oferecer apenas aqueles que deseja.

Diferença entre o Checkout Pro e o Checkout Transparente

A diferença entre as 2 soluções está na experiência de pagamento que você oferece.

Com o Checkout Pro, todo o front-end já está padronizado com uma experiência completa, projetada pelo Mercado Pago. Dessa forma, pronto para ser utilizado assim que você o integrar.

Por outro lado, o Checkout Transparente oferece uma experiência de pagamento única e personalizada. Afinal, permite uma personalização avançada de acordo com a identidade da loja.

Ambas as opções podem ser instaladas por meio dos SDKs e plataformas de e-commerce do Mercado Pago. Além disso, permitem fazer a customização das formas de pagamento disponibilizadas por meio das APIs REST e SDKs Java, PHP, Node JS, Python, .NET e Ruby.

Como receber a quantia paga pela plataforma?

Muitas pessoas têm dúvida sobre como sacar dinheiro do Mercado Pago, mas é simples receber o dinheiro na plataforma. O valor pago pelo aplicativo pode ser enviado para uma conta bancária.

Para isso, basta informar os dados do destino e a senha. O processo é concluído em até um dia útil, mas tem taxa fixa de R$ 3.

O custo é dispensado quando houver reembolso de compras realizadas no Mercado Livre, válido para o primeiro saque após a transação.

Além disso, a ferramenta conta com uma funcionalidade nova — a transferência via TED para disponibilização na conta destino em até 1 hora.

Nesse caso, o aplicativo permite 25 transações gratuitas no mês e exige a realização de procedimentos para a validação de identidade do usuário. O objetivo é garantir a segurança da retirada.

Como configurar o Pix no Mercado Pago?

Configurar o Pix no Mercado Pago é muito simples. Confira o passo a passo:

  • acesse sua conta Mercado Pago;
  • selecione “seu perfil”;
  • vá em “suas chaves PIX”;
  • escolha o tipo de chave que você quer cadastrar e, caso solicitado, faça a validação;
  • caso deseje, você poderá cadastrar diversas chaves PIX.

Como sacar dinheiro da Wallet do Mercado Pago?

A ideia da wallet do Mercado Pago é que você consiga fazer todas as suas transações financeiras de forma virtual. Mas se mesmo assim você necessitar fazer um saque, saiba que é possível!

Entretanto, para a utilização desse serviço você vai precisar pagar uma taxa de R$ 5,90 por saque realizado. Esse valor é correspondente ao custo de estrutura física e de impostos da transação financeira.

Confira, a seguir, o passo a passo para sacar dinheiro da sua carteira do Mercado Pago:

  • vá ao caixa eletrônico do Banco24Horas de sua preferência;
  • no app do Mercado Pago, acesse a opção “Sacar dinheiro”;
  • selecione “Saque digital com QR”;
  • escolha o valor que deseja sacar e, na tela do caixa eletrônico, vá à opção “Saque digital” e, depois, toque na opção Código QR;
  • aponte a câmera do seu celular para o código QR na tela do caixa eletrônico, aguarde o processamento da operação, confira seu dinheiro e pronto!

O que fazer se precisar fazer remessa internacional?

Apesar de o Mercado Pago oferecer um cartão internacional, as transações contam com Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 6,38% sobre o valor do pagamento. Além disso, há a conversão da moeda, que costuma acrescentar uma taxa ao câmbio do dia.

Para ter melhores soluções, vale a pena contar com a Remessa Online para fazer pagamentos internacionais.

Você pode enviar dinheiro para contas no exterior e quitar Invoices com taxas mais atrativas. A conversão é feita utilizando o câmbio comercial, sem taxas adicionais.

O valor cobrado pela plataforma é o menor do mercado, a partir de 1,3% do valor da transação, com tarifas externas de R$ 5,90. O IOF varia entre 0,38% e 1,1%.

O dinheiro enviado é disponibilizado para o remetente em até um dia útil após você realizar o pagamento. Ele é feito por TED para a Remessa Online.

Saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Conclusão sobre Mercado Pago

Neste post, vimos como funciona o Mercado Pago e todas as suas funcionalidades e vantagens. Trata-se de uma plataforma de pagamento criada pelo Mercado Livre que pode ser usada por lojas físicas e online. Pessoas físicas também podem fazer envios e receber pagamentos.

A plataforma funciona como uma subadquirente e carteira digital, oferecendo diversas funcionalidades: empréstimos, aplicações financeiras, entre outras.

O Mercado Pago reúne uma série de benefícios e vários serviços para vendedores e compradores, além de garantir mais agilidade para transação.

Agora, também é possível contar com maquininhas e cartões pré-pagos do Mercado Pago.

Como fazer transações internacionais pelo Mercado Pago?

O cartão fornecido é internacional, mas cobra IOF de 6,38%. Assim, para conseguir melhores condições, conte com a Remessa Online.

A plataforma oferece as melhores taxas do mercado nas transações para o exterior. Agora que você já sabe como funciona o Mercado Pago, que tal aprender mais sobre empreendedorismo digital? Temos dicas incríveis para ganhar dinheiro online!

Resumindo

Como falar com um atendente do Mercado Pago?

O Mercado Pago faz o atendimento por meio dos canais digitais e pelo telefone, com a Central de Atendimento. Os números são:

SAC: 0800 637 7246
SAC para deficientes auditivos ou de fala: 0800 650 2121

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 20h.

Como consultar o saldo no Mercado Pago?

O saldo no Mercado Pago pode ser consultado pelo app, disponível no Google Play ou App Store, ou pelo site.

Quando há saldo na conta, basta acessá-la e clicar no recurso “Conta do Mercado Pago”. Você vai visualizar os valores de acordo com a disponibilidade.

Como pedir o dinheiro de volta no Mercado Pago?

Para pedir a devolução de dinheiro em situações como cancelamento de compras, é necessário entrar em contato com o vendedor. Ele fará o estorno do saldo para a conta do Mercado Pago.

Caso o vendedor não dê o retorno, você pode iniciar uma reclamação na ferramenta e enviar os detalhes da operação. Assim, a empresa ajudará na resolução do problema para você ter o dinheiro de volta.

Como fazer TED para Mercado Pago?

Para transferir o saldo, o cliente deve escolher a conta bancária e decidir pela opção de DOC ou TED, conforme a que for mais relevante.

Related posts

NIT: saiba o que é, como consultar e se é a mesma coisa que o PIS

10 sites de inteligência artificial para texto, foto e mais

Dubai: tudo que você precisa saber antes da sua viagem