Novo passaporte brasileiro: veja o que mudou no documento?

As principais mudanças do novo passaporte brasileiro são que o documento terá apenas o CPF como número de identificação, a capa terá uma nova estilização da bandeira do Brasil com páginas temáticas e ele passa a contar com tecnologia antifraude. O novo modelo de documento foi apresentado pelo governo federal no dia 27 de junho de 2022.

Esse novo layout traz mudanças na capa do passaporte com uma nova apresentação da bandeira do Brasil. Além disso, as páginas numeradas do novo passaporte ganharam mais marcas d’água com mais 13 ilustrações que representam a flora e a fauna dos principais biomas do país.

Dentre as novidades, esse novo modelo também traz fundos invisíveis fluorescentes, na página com os dados do cidadão, haverá uma foto em preto-e-branco formada com dados biométricos da pessoa, além da foto colorida tirada na hora de fazer o documento.

A última atualização do passaporte brasileiro aconteceu em 2015, quando o governo implementou o uso de um chip e passou a ser chamado de passaporte eletrônico, além disso, nessa ocasião outra mudança importante foi a mudança no prazo de validade que dobrou para 10 anos.

Qual o valor do novo passaporte brasileiro?

O novo passaporte tem o custo de R $257,25, o valor cobrado não passou por alterações, assim como o prazo de validade que continuará sendo de 10 anos, as principais alterações estão ligadas a tecnologia antifraude usada nessa nova versão.

Além disso, o novo passaporte temático começará a ser produzido pela Casa da Moeda em setembro de 2022, uma data importante para o país, pois se comemora o bicentenário da Independência do Brasil. 

Como pedir novo passaporte?

O processo para tirar o passaporte não foi alterado, são necessários os itens:

  • Documento de identificação: pode ser o RG, uma carteira profissional, com foto, oficialmente reconhecida, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Todos os documentos devem ter foto e se o seu nome estiver diferente no documento, leve sua certidão de casamento. 
  • CPF: não é necessário apresentar se o RG tiver o número do documento.
  • Certidão de Casamento: apenas para pessoas que mudaram o nome.
  • Certificado de Naturalização: caso seja naturalizado.

Documentos como título de eleitor, comprovante de votação ou de serviço militar (no caso dos homens) não são mais necessários, pois esses dados são checados automaticamente pelo sistema da Polícia Federal.

Todo processo de requisição deve ser feito através do site da Polícia Federal.

Além do novo passaporte, a nova carteira de identidade nacional já está sendo emitida no país desde o dia 26 de julho no Rio Grande do Sul. Demais Estados disponibilizarão o documento até março de 2023.

Dúvidas sobre o processo para tirar o passaporte? Acesse o conteúdo e saiba mais.

Dúvidas gerais sobre o novo passaporte

O que é o novo passaporte brasileiro?

O novo passaporte brasileiro é um documento lançado pelo governo federal em junho de 2022, a principal mudança é que esse modelo conta com tecnologia antifraude e homenageia todas as regiões do Brasil através de ícones representativos dos biomas e da cultura de cada local.

Quando o novo passaporte entra em vigor?

O modelo atualizado começará a ser produzido no mês de setembro, data do bicentenário da Independência do Brasil, segundo o Ministério da Justiça.

É necessário trocar?

Não é necessário fazer a troca de passaporte, você só precisa fazer isso quando o documento estiver próximo do vencimento, inclusive, a validade continua sendo de dez anos.

Quanto vai custar o novo passaporte brasileiro?

A taxa para emissão continuará a mesma, atualmente o documento custa R $257,25 para o passaporte comum. Em casos de urgência esse valor muda para R $334,42.

Related posts

ACH Routing Number: o que é e como encontrar o seu

SQL: saiba o que é, para que serve e os principais comandos

Desenvolvimento web: para que serve e como começar na área