O que é proforma invoice?

Entenda o que é proforma invoice

Proforma Invoice é um documento importante para quem lida com comércio exterior – seja exportação de produtos, seja de serviços. Neste artigo você vai entender o que é a Proforma Invoice e quando ela é usada.

A Proforma Invoice, ou Fatura Proforma, é um documento que registra e formaliza uma intenção de compra e venda. O documento é utilizado apenas para caráter informativo, como se fosse um orçamento ou uma proposta de negociação. 

Por não ter caráter fiscal ou oficial, a Proforma Invoice pode ser aprovada ou reprovada pelo importador. Isso quer dizer que ao gerar tal documento, o emissor estará apenas enviando um comunicado e não uma ordem de cobrança.

A Proforma Invoice, assim como outros processos burocráticos acabam gerando dúvidas. Neste artigo, você vai entender melhor sobre esse documento.

Quando o Proforma Invoice é usado?

Uma Fatura Proforma pode ser usada em diversas situações dentro da atividade de comércio exterior. Uma delas é no início de um contrato de compra e venda internacional. O documento apresenta todas as instruções necessárias para desenvolver uma fatura comercial definitiva. Ou seja, as transações que serão realizadas são amparadas por essa fatura. 

Outra forma de usar a Proforma Invoice é para reunir os dados necessários para emissão de uma carta de crédito ou para gerar uma Licença de Importação (LI) prévia. Um documento que deve ser emitido antes da documentação oficial que vai habilitar o fechamento do câmbio. 

Dessa forma, quando um cliente no exterior entra em contato com uma empresa, solicitando um orçamento a Proforma Invoice pode ser usada. O documento também pode ser usado como uma forma de comunicação, antes da formalização dos serviços. O uso desse documento é uma prática comum em transações entre prestadores de serviços ou venda de produtos entre empresas de diferentes países.

Qual é a diferença da Proforma Invoice para a Commercial Invoice?

Como explicamos no início, a Proforma Invoice é semelhante a um orçamento, pois não tem caráter fiscal ou tributário. É utilizada apenas para comunicação. Já o Commercial Invoice é um documento internacional que equivale a Nota Fiscal brasileira

Um Commercial Invoice é um documento comercial utilizado para formalizar as operações de compra de uma empresa estrangeira. O documento deve conter as informações sobre a pessoa/instituição tomadora do serviço, detalhes sobre os serviços prestados e valores pagos. O documento confirma que a exportação foi realizada. 

Para isso, precisa ser emitido pelo exportador em um formulário específico, preenchido em inglês ou no idioma do importador, bem como dentro da regulamentação de seu país.

Quer saber mais sobre Commercial Invoice e baixar um modelo para te ajudar? Leia: O que é invoice e para que serve?

Se você emitiu uma Fatura Proforma ou uma Commercial Invoice é porque vai receber pagamentos de outros países. Você pode facilitar esse processo para o seu cliente e para você, utilizando a plataforma da Remessa Online. O sistema permite que você envie ou receba dinheiro do exterior, de forma rápida, fácil e descomplicada.

A Remessa Online tem as menores tarifas do mercado e o dinheiro pode ser recebido do exterior em até 2 dias úteis. Faça seu cadastro e comece a operar pela plataforma. Não sabe como? A gente te ajuda: Como receber dinheiro do exterior pela Remessa Online.

Conheça a melhor forma de realizar transferências internacionais. Comece agora a sua vida global!

Conheça a Remessa Online