O que é razão social? Saiba como escolher o nome da sua empresa

A abertura de uma empresa exige que um nome seja definido. A razão social é o nome que vai acompanhar os contratos e documentos jurídicos e oficiais da empresa. Por isso, sua escolha deve ser bem estratégica, além de considerar diversos fatores, pois será a denominação do negócio.

Escolher o nome da empresa é um grande desafio e muitos empreendedores podem levar meses para tomar uma decisão. Neste artigo, você vai entender o que é razão social e como escolher nomes fortes para empresas. Continue lendo e aproveite!

O que é razão social?

O nome da empresa, registrado em órgãos governamentais, cartório ou junta comercial é a razão social. Todas as empresas formalizadas têm razão social. Esse também é o nome utilizado em contratos e documentos oficiais, como notas fiscais, escrituras, balanço patrimonial etc. 

A razão social da empresa é formada por uma designação específica, o principal ramo de atividade da empresa e o seu enquadramento: Nome Ramo de Atividade Ltda. 

Outra característica da Razão Social é que, diferentemente de pessoas físicas, uma empresa não pode ter homônimos. Uma pessoa jurídica deve ter um nome exclusivo, por isso a razão social deve garantir isso. 

Na hora de definir o nome, a empresa, ou o contador deve, se verificar e comprovar que não há outra pessoa jurídica usando o mesmo nome ou parecido. Caso o nome escolhido seja parecido com o de outra empresa, o registro será negado na junta comercial ou no cartório.

O que é e como registrar o nome fantasia da empresa?

O nome fantasia é o nome comercial da empresa, ou seja, aquele que as pessoas vão usar para se referir a ela e que se tornará mais popular. A definição é diferente da razão social e não pode ser usada em documentos oficiais. No entanto, é adicionado ao registro da empresa ou em seu certificado digital.

Além disso, ao contrário da denominação definida para a razão social, o nome fantasia pode ser oficialmente alterado.

O registro do nome fantasia não é obrigatório para a empresa funcionar, mas ajuda a manter a exclusividade do nome. Porém, se o empreendedor não tem certeza sobre o nome que quer colocar na empresa, é melhor esperar antes de fazer o registro.

O passo a passo para registrar a empresa consiste em:

  • Fazer o cadastro no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial);
  • Definir a natureza da marca e o setor de atuação;
  • Escolher a forma de apresentação da marca, se é apenas por palavras, símbolos, os dois etc.;
  • Pague as taxas de registro;
  • Entre com o pedido de registro no INPI.
  • Acompanhe a solicitação Revista da Propriedade Industrial (RPI).

No caso do MEI, o nome fantasia pode ser cadastrado no Portal Empresas & Negócios, em “Atualização Cadastral de MEI”. O nome fantasia do MEI também pode ser alterado no mesmo portal. O empreendedor deve escolher nomes de sucesso para sua empresa, pensando em opções criativas para evitar que fique igual ao de outros negócios.

Como descobrir qual é a razão social da minha empresa?

Para descobrir a razão social da empresa, você pode consultar os documentos oficiais, como contrato social e notas fiscais. É onde fica a razão social, em geral. Outro caminho para encontrar o nome oficial da empresa é pelo CNPJ. Acesse o site da Receita Federal, vá em “Consulta CNPJ”, digite o número e a ficha cadastral da empresa vai aparecer com todos os dados.

Quer saber mais sobre formalização de empresas? Continue acompanhando o blog da Remessa Online.

Related posts

O que é Invoice e para que serve?

Curva ABC: entenda o que é, como fazer e muito mais!

OKR: descubra o que é e como utilizar este método