O que é SCRUM: conheça a metodologia

O Scrum se tornou uma das metodologias de gerenciamento de projetos mais utilizadas, principalmente em startups e empresas de tecnologia. A agilidade, eficiência e alta produtividade que esses tipos de negócios exigem aumenta a necessidade de ter um modelo de gerenciamento ágil para times multidisciplinares.

O trabalho em colaboração é outra característica desses times. Por isso, ter um modelo de gestão como o Scrum proporciona diversos benefícios, entre os principais está a eficiência nas entregas, bem como a melhoria contínua dos processos. Continue lendo este artigo para entender o que é Scrum, como funciona e como fazer em sua empresa.

O que é e como funciona o Scrum?

O método Scrum foi criado por dois desenvolvedores de sistemas: Ken Schwaber e Jeff Sutherland. A metodologia de gerenciamento de projetos foi pensada para equipes pequenas, multidisciplinares, que atuam de forma colaborativa e precisam de feedbacks constantes. Por isso, começou a ser utilizada em times de desenvolvimento. Essas equipes precisam de feedbacks a todo o momento sobre suas entregas.

Hoje, a metodologia Scrum é utilizada em outros times, como design. O objetivo do Scrum é ajudar os times a terem um modelo de trabalho mais orientado e focado em buscar resultados inteligentes, que também estejam alinhados com as demandas. 

As empresas que utilizam o Scrum conseguem se preparar para entregar novas soluções com maior frequência, além de manter o alinhamento das expectativas entre todos os envolvidos no projeto.Com isso, a insatisfação é reduzida.

Como fazer um Scrum na empresa?

O Scrum é uma metodologia para empresas trabalharem com times enxutos, por isso você deve começar montando uma equipe multidisciplinar, que seja capaz de executar todas as etapas de desenvolvimento dos produtos.

Saiba porque sua empresa precisa de um Product Owner!

Em seguida, é preciso planejar a lista de requisitos do produto (Product Backlog). Defina as funcionalidades do produto e coloque as em ordem de prioridade em sua lista. O Product Backlog deve mudar durante o processo de desenvolvimento do produto, pois novas necessidades vão surgir ou deixar de serem importantes.

Divida o trabalho em Sprints, que são períodos de duas ou quatro semanas para o desenvolvimento do produto. Nessa etapa, você deve definir quais serão as atividades a serem realizadas.

Utilize um gerenciador de projetos visual para fazer o acompanhamento do projeto. A ferramenta deve mostrar o progresso de cada atividade e todos envolvidos no devem ter acesso. 

O Kanban é uma metodologia ágil, muito utilizada por sua facilidade de utilização e visualização. Nesse modelo, as tarefas são divididas em três fases:

  • o que deve ser feito;
  • o que está em andamento;
  •  e o que já foi feito.

É um método bastante útil e fácil de gerenciar. 

Além disso, pode ser utilizado durante a Daily Meet, uma reunião que acontece todos os dias para acompanhar o projeto, ver o que está dando certo e o que precisa de melhorias, além de planejar as próximas etapas.

Durante todo o processo, seja transparente, dê e peça feedbacks. Isso vai ajudar na gestão do projeto e em ter entregas de maior qualidade. O Scrum é um modelo de gestão aliado das pessoas que estão começando a empreender.

Related posts

Playbook: o que é e para que serve essa ferramenta?

MEI pode exportar? Tudo que precisa saber sobre o assunto

Incoterm CIP: entenda o que é e quais são suas características