Pipedrive: o que é, como funciona, valores e muito mais!

Existem diversas ferramentas que podem aprimorar os fluxos de trabalho da empresa e ajudar nas estratégias de marketing — como o Pipedrive. Saiba mais sobre ele!

O sucesso de uma empresa depende de uma série de fatores. Porém, um dos principais é a organização dos fluxos de trabalho e dos processos. Nesse sentido, ter um CRM para executar as estratégias de marketing e vendas se torna essencial. Você já conhece o Pipedrive?

Essa é uma plataforma multifuncional desenvolvida para ajudar as empresas a crescer, otimizando o relacionamento com o cliente e dando suporte para o setor de marketing. Ou seja, ele traz diversas oportunidades para conquistar melhores resultados no negócio.

Então que tal conhecer mais sobre essa solução? Ao longo deste conteúdo, você aprenderá o que é um CRM de vendas, o que é e como funciona o Pipedrive e conhecerá as principais ferramentas dessa plataforma. Confira!

O que é um CRM de vendas?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management — ou gestão de relacionamento com o cliente. Esse é um sistema focado na relação com os consumidores de uma empresa, trazendo diversas funcionalidades para registrar, organizar e analisar as interações com os clientes.

A ideia é que os profissionais de vendas tenham uma ferramenta completa para conseguir acompanhar o histórico de contas e a evolução do relacionamento. Para isso, o CRM permite a realização de cadastros completos dos clientes, além da organização de processos por etapas.

Logo, além de manter um registro confiável sobre as interações realizadas e as oportunidades, fica fácil segmentar os clientes. Com base nisso, também é mais fácil definir as abordagens mais adequadas, considerando a etapa do funil na qual o consumidor se encontra.

Portanto, os vendedores poderão aplicar suas técnicas de vendas a partir de dados consistentes, registrados por eles mesmos ou por seus colegas. Já no marketing, o CRM tem um papel importante ao trazer dados relevantes para direcionar as estratégias e campanhas.

Afinal, a partir das informações do CRM, é possível gerar relatórios e entender melhor o perfil dos clientes que fecham contratos, as características dos leads etc. Ou seja, a empresa terá a chance de adotar uma estratégia data driven, tomando decisões baseadas em dados. Isso permite o melhor direcionamento dos recursos corporativos.

Ainda, com o acompanhamento das etapas no relacionamento com o cliente, há chances de otimizar estratégias de pós-venda. Isso significa melhores possibilidades de trabalhar a fidelização do público, o que pode resultar em vendas recorrentes e indicações.

O que é Pipedrive?

O Pipedrive é uma plataforma CRM desenvolvida para melhorar as vendas da empresa por meio da organização dos fluxos de trabalho. Para tanto, ele mantém os registros de clientes, armazena os históricos de contatos e de compras, organiza as etapas do funil para acompanhamento, entre outros.

Portanto, ele pode ajudar a rastrear os consumidores ao longo de todos os estágios de vendas. Com base nisso, a empresa consegue acompanhar as demandas, analisar resultados e adotar estratégias de atração, conversão ou fidelização de clientes, por exemplo.

Ademais, embora seja focada em vendas, ela permite integração entre diferentes setores. Assim, a área de marketing e de atendimento ao cliente também podem se beneficiar da adoção dessa ferramenta.

História do Pipedrive

Ao conhecer mais sobre a ferramenta, pode ser interessante conhecer a sua história. Ela foi criada em 2010, com o objetivo de ajudar os usuários a acompanhar os processos de vendas de maneira mais detalhada. A finalidade era viabilizar o agendamento, monitoramento e conclusão de todas as atividades relacionadas às vendas.

Para tanto, ela foi estruturada por meio de funis visuais. Com eles, os colaboradores e gestores conseguem entender em que etapa cada processo se encontra. Isso ajuda a garantir o cumprimento de prazos, evitar gargalos e aumentar a eficiência do negócio.

Já em relação ao atendimento ao cliente, a estrutura ajuda a aprimorar o processo ao garantir acesso a informações completas e centralizadas. Ademais, com a organização por cards fica mais fácil identificar eventuais pendências para dar andamento aos atendimentos.

Tudo isso foi desenvolvido a partir de estudos de seus cofundadores, que identificaram as principais dores existentes nos processos de vendas. O foco era otimizar os fluxos e permitir uma melhor gestão das tarefas por meio de recursos inteligentes e dados robustos.

Para que serve o Pipedrive?

Por ser uma solução CRM, o Pipedrive serve como uma ferramenta de suporte à gestão e aprimoramento das vendas. Afinal, ele traz soluções completas para dar assistência ao desenvolvimento do negócio por meio do registro de dados, geração de relatórios e disponibilização de ferramentas de automação.

Ele permite gerenciar o pipeline e a evolução do relacionamento com os clientes, até a geração de negócios. Ainda, há chances de personalizar ações específicas que acontecem de modo automático conforme os leads evoluem no processo de captação e conversão.

Para identificar o desempenho das estratégias e definir os próximos passos, é possível gerar relatórios completos sobre diferentes dados. Tudo isso de forma automática e em tempo real. Ou seja, não é preciso investir tempo e mão de obra nesse tipo de atividade.

Como resultado, a empresa conta com uma solução completa para gerar e acompanhar leads ao longo do funil de vendas. Isso amplia as chances de fechar negócios, aumentando o faturamento e a lucratividade da companhia.

Como funciona o Pipedrive?

O funcionamento do Pipedrive depende bastante de como ele é configurado pela empresa. Isso porque ele permite configurar diferentes funis e processos, segmentando cada tarefa com personalizações específicas, como probabilidade de ganhos e prazo para classificá-la como estagnada.

Além disso, ele traz uma série de ferramentas para gerenciar os registros e contatos, considerando todas as etapas. Ou seja, desde as primeiras abordagens feitas até o pós-vendas.

Para garantir a melhor experiência e a segurança das informações, a plataforma funciona com armazenamento em nuvem. Logo, os gestores e colaboradores cadastrados conseguem acessar qualquer informação sempre que precisarem. Basta ter acesso a um dispositivo com conexão à internet e logar no sistema.

Nos funis, que são totalmente personalizados, a estrutura funciona seguindo o modelo Kanban. Ele consiste em uma ferramenta de planejamento que divide cada processo em diferentes etapas, facilitando o acompanhamento de tarefas.

Para tanto, há um quadro geral que traz a segmentação das atividades, dividido em colunas. Cada uma delas se refere a uma etapa de um processo de vendas, gerando cards específicos para cada novo projeto ou processo. Conforme ele evolui, ele é movido para a próxima coluna.

Isso traz uma visão mais clara sobre o andamento de todos os processos e o desempenho geral das equipes. Ademais, ele traz soluções completas para as vendas, com diferentes planos, preços e extensões que podem ser contratadas. Por isso mesmo, o funcionamento varia conforme as funcionalidades contratadas pela sua empresa.

Qual o custo do Pipedrive?

O Pipedrive é uma ferramenta paga, então é necessário entender quais são os custos envolvidos para definir se ele vale a pena. Na prática, existem diferentes planos que você pode contratar, para atender melhor às suas necessidades e garantir o melhor custo-benefício.

Entenda mais sobre os diferentes planos!

Essencial

O primeiro é o plano essencial, desenvolvido para ajudar a criar processos de vendas mais simples e auxiliar no andamento dos processos da empresa. Esse plano tem um custo de US$ 15 por usuário ao mês no plano mensal. Primeiro, vale conferir os limites em relação a negócios, personalização e relatórios:

  • 3 mil negócios abertos por empresa;
  • até 30 campos personalizados por contratantes;
  • 15 relatórios por usuário.

Já as funcionalidades disponíveis, são:

  • gestão de leads e negócios;
  • funis personalizáveis;
  • catálogo de produtos;
  • campos personalizados;
  • caixa de entrada de leads
  • negócio estagnado;
  • importação e exportação de dados;
  • dados de mesclagem de duplicatas;
  • gestão de pessoas e organizações;
  • menções e comentários;
  • anexos de arquivos;
  • mapa de contatos;
  • gerenciamento de visualização de calendário e atividades;
  • notificações de lembrete de atividade;
  • caixa de entrada de e-mail;
  • assistente de vendas;
  • acesso ao API para personalização;
  • webhooks para configurar notificações;
  • relatórios de negócios e de atividades;
  • criação de metas de empresa e de usuário;
  • links de painéis compartilháveis;
  • acesso a um painel visual.

Avançado

Para quem precisa de soluções mais amplas, o perfil avançado pode ser adequado. Ele traz mais soluções de e-mail e automatizações, ajudando a otimizar as rotinas da empresa. Nesse caso, o valor é a partir de US$ 29 por usuário ao mês. Em relação aos limites básicos, veja como funcionam os recursos:

  • limite de 10 mil negócios abertos por empresa;
  • até 100 campos personalizados por contratantes;
  • 30 relatórios por usuário.

Esse plano apresenta todas as funcionalidades do Essencial, além de outros diferenciais importantes. Confira:

  • sincronização de E-mail Bidirecional;
  • modelos de e-mail personalizáveis;
  • assinaturas personalizadas;
  • mesclar campos;
  • rastreamento de e-mail aberto e clicado;
  • e-mail de grupo;
  • agendamento de e-mails, reuniões e chamadas de vídeo;
  • smart contract data;
  • definição de campos importantes;
  • rastreio de receita recorrente;

A partir desse plano, também há acesso à automação do fluxo de trabalho. Porém, existem limites que devem ser observados. São eles:

  • 30 fluxos de trabalho ativos;
  • 10 ações específicas, como atualizar leads, adicionar atividades etc.;
  • 3 etapas de atraso para adiar ações;

Profissional

Precisa de uma ferramenta ainda mais completa? O plano profissional foi desenvolvido para entregar tudo o que uma empresa pode precisar para otimizar o desempenho e ter melhores resultados financeiros. O custo é de US$ 59 por usuário ao mês. Nesse caso, os limites de recursos funcionam assim:

  • limite de 100 mil negócios abertos por empresa;
  • até 1 mil campos personalizados por contratantes;
  • 150 relatórios por usuário.

Esse plano traz todas as funções do modelo Avançado, além de outras ferramentas importantes para impulsionar negócios. Veja só:

  • caller (ligações feitas pela web);
  • linha do tempo de contato;
  • Smart Docs;
  • modelos e documentos offline automaticamente preenchidos;
  • rastreamento de documentos abertos;
  • assinaturas eletrônicas;
  • suporte a arquivos PDF, Google Slides e Google Sheets;
  • integração ao Google Drive e ao OneDrive;
  • definição de campos obrigatórios nos registros;
  • painéis virtuais ilimitados;
  • relatório de receitas de assinaturas;
  • personalização de campos e relatórios;
  • relatórios de previsão e visualização de receita;
  • metas de equipe;
  • gerenciamento de até 3 equipes diferentes.

Já em relação à automação, ele traz limites maiores. São 60 fluxos de trabalho ativos, além de 10 ações e 10 etapas de atraso.

Corporativo

Por fim, grandes empresas podem precisar de soluções com limites mais amplos ou, até mesmo, ilimitados. Esse é o caso do plano Corporativo, com custo de US$ 99 por usuário ao mês.

Aqui, os recursos básicos citados, como registros de negócios, personalização e relatórios, não possuem limites. Ainda, você tem acesso a todos os diferenciais dos planos anteriores, junto a outras funcionalidades, como:

  • gerenciamento de equipes ilimitadas;
  • ferramentas de segurança adicionais e ilimitadas;
  • acesso ao programa de implementação e suporte por telefone;

Por fim, vale destacar que a diferença na automação em relação ao plano profissional é a possibilidade de ter até 100 fluxos de trabalho ativos no sistema.

Ademais, antes da contratação, a ferramenta permite fazer um teste totalmente gratuito para conhecer melhor as funcionalidades. Além disso, em todos os casos, há a possibilidade de conseguir 15% de desconto sobre os preços ao optar pelo pagamento anual.

Extensões disponíveis

O Pipedrive também disponibiliza algumas extensões pagas para aprimorar as estratégias das empresas. Saiba mais sobre elas!

Extensão LeadBooster

Ela traz uma série de ferramentas para gerar leads para o negócio, via inbound e outbound, com alta qualidade. O LeadBooster pode ser contratado com qualquer plano, com custo de US$ 39 por mês. Entre outros recursos, a ferramenta inclui:

  • ChatBot: ajuda a engajar os visitantes e direciona os leads, conforme a personalização da empresa em relação ao visual, perguntas e respostas;
  • Live Chat: permite incluir o chat em tempo real com vendedores para aprimorar o atendimento e encantar os usuários;
  • Prospector: traz um banco de dados com mais de 400 milhões de perfis e 10 milhões de empresas para buscar legas qualificados;
  • Formulários Web: permite implementar pesquisas para captar novos leads e otimizar os registros.

Extensão Visitantes Web

Essa funcionalidade ajuda a acompanhar as companhias que visitam o seu site, como elas encontraram a sua página e como são as interações durante a navegação. O custo é a partir de US$ 49 por mês e você terá acesso a funcionalidades como:

  • identificação de leads interessados: mostra quem interage com o seu conteúdo e ajuda a determinar quais leads podem estar prontos para a conversão;
  • descoberta de pessoas relevantes nas organizações: para vender, é preciso contatar os responsáveis pela negociação nas empresas, e essa extensão ajuda nessa tarefa. Aqui, é preciso utilizar créditos para ter acesso aos dados;
  • acesso ao histórico de navegação: a ferramenta coleta dados sobre a navegação das organizações, ajudando no processo de follow up;
  • classificação dos leads: a ferramenta também organiza os leads a partir das atividades que eles realizaram, facilitando a análise da empresa.

Extensão Campaigns

Essa é a solução de e-mail do Pipedrive, que permite a criação e o envio de campanhas de e-mail personalizadas. Para facilitar, a ferramenta disponibiliza uma série de modelos que podem auxiliar em sua estratégia, com custo a partir de US$ 16 por mês. Veja os principais recursos:

  • editor de e-mails: focado na simplificação do processo de edição das comunicações;
  • ferramenta de segmentação: permite direcionar as campanhas conforme o perfil de clientes e filtros específicos;
  • geração de relatórios para análise: ajuda a identificar o que funcionou com dados em tempo real.

Extensão Smart Docs

Por fim, há a extensão Smart Docs, que centraliza todos os processos relacionados às documentações de vendas. Ele é gratuito nos planos Profissional e Corporativo, mas tem um custo de US$ 39 nos demais. Entenda os principais diferenciais que essa extensão proporciona:

  • preenchimento automático de orçamentos e outros modelos de documentos;
  • integração com diferentes editores de texto vinculados ao Google Drive ou OneDrive;
  • uso de assinaturas eletrônicas para agilizar o fechamento de negócios a distância;
  • rastreabilidade dos documentos, com notificações quando eles são abertos pelo usuário.

Quais são as integrações que se pode fazer com o Pipedrive?

O Pipedrive é uma ferramenta bastante completa, mas é comum que as empresas tenham necessidades específicas e busquem funcionalidades adicionais. Nesse cenário, uma prática comum é buscar a integração com outras ferramentas importantes para o negócio, como gestores de tarefas, e-mails, editores de texto, entre outras.

Por isso mesmo, o Pipedrive permite a integração entre diferentes sistemas para otimizar a fluidez de trabalho. A plataforma oferece um marketplace com mais de 300 APIs para integrar o sistema às principais ferramentas utilizadas pelas empresas. Entre eles, vale destacar:

  • Trello;
  • Slack;
  • Asana.
  • Calendário do Google;
  • Calendário da Microsoft;
  • Google Meet;
  • Zoom Meetings;
  • Microsoft Teams;
  • Docusign;
  • Zendesk;
  • Xero;
  • WhatsApp.

Se as ferramentas do marketplace não forem suficientes, também é possível desenvolver integrações personalizadas para a sua empresa. Para isso, o Pipedrive disponibiliza a API aberta em qualquer plano pago. Ou seja, há muito mais possibilidades para atender às necessidades do negócio.

Quais são os benefícios desse CRM?

Após conhecer o funcionamento do Pipedrive com mais detalhes, é fácil identificar uma série de vantagens nessa plataforma. Porém, para auxiliar na tomada de decisão, vale a pena conferir mais detalhes sobre os benefícios de contar com essa solução:

  • funcionalidades completas para as empresas: a ferramenta foi desenvolvida considerando as dores e necessidades dos negócios, atendendo às diferentes demandas das empresas;
  • personalização: você pode configurar o Pipedrive como preferir, desde a escolha do plano com melhor custo-benefício até a inclusão de extensões ou APIs no sistema;
  • controle total sobre o funil de vendas: todas as tarefas ficam registradas conforme as etapas, garantindo o melhor acompanhamento da evolução de negócios;
  • centralização de dados: todos os registros ficam em um só lugar, facilitando também a geração de relatórios e análise de dados;
  • melhora na produtividade: com um sistema completo e todos os diferenciais do Pipedrive, a equipe tem tempo de se dedicar à conversão dos leads, enquanto o sistema organiza processo e conclui tarefas que podem ser automatizadas.

Portanto, essa plataforma CRM traz soluções que podem impulsionar o negócio por meio da otimização dos fluxos de trabalho. Com equipes mais focadas e produtivas, há maiores chances de se desenvolver e se destacar no mercado, buscando resultados cada vez mais positivos.

Pronto! Agora que você já sabe o que é Pipedrive e conferiu mais detalhes sobre essa plataforma, pode considerar essa solução. Dessa forma, há chances de aprimorar os processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente, gerando oportunidades para o negócio crescer.

Quer conferir mais dicas incríveis para otimizar os fluxos de trabalho e conquistar o sucesso ao empreender? Então assine a nossa newsletter e receba as atualizações da Remessa Online!

Resumindo

O que é um CRM de vendas?

Sigla para Customer Relationship Management, esse é um sistema especializado na gestão de relacionamento com o cliente. Assim, ele tem um papel relevante na estruturação e aplicação de estratégias de vendas, no marketing e no atendimento ao consumidor.

O que é o Sistema Pipedrive?

É uma plataforma CRM com diversos recursos para aprimorar os processos da empresa, permitindo acompanhar as diferentes etapas de atendimento.

Para que serve o Pipedrive?

Ele tem como principal função automatizar tarefas, auxiliar na geração e conversão de leads e trazer oportunidades para a empresa otimizar os resultados nas vendas.

Como funciona o Pipedrive?

O Pipedrive permite estruturar funis de processos com diferentes etapas. Assim, ele dá uma visão no estilo Kanban, facilitando o acompanhamento e a evolução de cada tarefa.

Quais são os planos e preços?

O Pipedrive permite um teste gratuito, Depois, é possível contratar um dos seguintes planos:
– Essencial: a partir de US$ 15 por usuário ao mês;
– Avançado: a partir de US$ 29 por usuário ao mês;
– Profissional: a partir de US$ 59 por usuário ao mês;
– Corporativo: a partir de US$ 99 por usuário ao mês;
– Extensões: elas têm custo variado, mas são de contratação opcional junto aos planos.

Quais integrações podem ser feitas com o Pipedrive?

O Pipedrive apresenta um marketplace com mais de 300 aplicativos que podem ser integrados a ele.

Quais são os benefícios da ferramenta?

– Funcionalidades completas para as empresas;
– Personalização com diferentes planos e funcionalidades.
– Controle total sobre o funil de vendas:
– Centralização de dados;
– Melhora na produtividade.

Related posts

Juros americanos: entenda como funciona FED e qual a taxa de juros nos EUA

Voa Brasil: como funciona e quem pode participar do programa?

NIT: saiba o que é, como consultar e se é a mesma coisa que o PIS