Tudo sobre a carteira de motorista no Canadá para brasileiros

por Isadora Toledo
3 minutos de leitura
carteira-de-motorista-no-canadá-para-brasileiros: mão segurando uma habilitação;

A moeda utilizada é o dólar canadense e entre as principais características do local vale mencionar o desenvolvimento, a beleza natural e as muitas oportunidades para quem busca trabalho e formação profissional. Não é por acaso que muitos brasileiros programam temporadas de estudo no país.

Independente da razão da sua visita, seja a turismo, trabalho ou estudo, é interessante conhecer as regras básicas para se tornar um motorista no país. Neste artigo, vamos trazer um panorama geral sobre CNH e informações relevantes para quem quer dirigir legalmente no país. Confira!

Informações gerais sobre a CNH no Canadá

Uma das principais características que você deve levar em consideração antes de começar a pensar em dirigir no Canadá é que não existe uma regra única que vale para todo o país, diferente de como acontece no Brasil.

No Canadá, cada província tem as suas leis e regras de trânsito. Por isso, você terá que consultar a legislação vigente no estado onde você vai dirigir.

Em Ontário, por exemplo, os turistas brasileiros podem apresentar a Carteira Nacional de Habilitação brasileira acompanhada da tradução e da Permissão Internacional para Dirigir (PID). 

Lá, a utilização deste documento tem validade por três meses a contar da data da sua emissão. Em outras províncias como Quebec, por exemplo, este prazo de validade é de seis meses. Por isso, a dica principal é avaliar quais são as normas aplicáveis à região onde você vai dirigir.

Vale destacar que, se você está se mudando para o país e quer dirigir, será necessário tirar uma carteira de motorista no país, já que o documento é obrigatório para quem vai comprar um carro no Canadá.

Vou morar no Canadá e tenho CNH no Brasil, preciso fazer o curso todo?

Se você já tem habilitação no Brasil, deverá apresentar o documento seguindo as regras e exigências da província onde vai morar. Entretanto, nestes casos, você vai passar apenas pela prova teórica e prática, e, sendo aprovado, vai receber a permissão chamada full.

Quem não tem carteira no Brasil deverá fazer todo o processo. A diferença é que você recebe uma Learner License e terá que utilizá-la por um determinado período (9 meses a 1 ano) e só depois poderá fazer o teste prático e receber a Intermediate License, após 15 meses poderá ter a carteira full.

Qual a documentação necessária para obter uma carteira no Canadá?

Como mencionamos, as regras variam de uma província para outra. Alguns solicitam a PID no processo para obtenção da carteira de motorista canadense. Junto com ela, pode ser requerido ainda:

  • documentos que comprovem a legalidade da permanência no país;
  • documentos de identificação;
  • comprovação de residência, entre outros. 

Aqui, vale a dica que destacamos, lembre-se de consultar a legislação da província de destino e verifique se há algum documento específico, providenciando o mesmo com antecedência.

Principais normas de trânsito do Canadá

Confira a seguir algumas normas de trânsito importantes e que valem para as diversas províncias espalhadas pelo território canadense:

Velocidade

A velocidade que deve ser mantida nas cidades, é de 50 km/h, enquanto nas highways  ela é de 100km/h. Nas zonas escolares, durante horário escolar, a velocidade a ser respeitada é de 30 km/h.

Ponto cego e checagem de ombro

O shoulder check (checagem de ombro) é obrigatório. A regra é que o motorista, além de olhar pelo retrovisor, deve virar-se para trás, olhando por cima do seu ombro direito, no sentido do vidro traseiro. Isso evita o ponto cego e reduz o risco de acidentes.

Placa Four-way stop

Quando você se depara com uma placa four-way stop a regra é: o veículo que chegar primeiro e parar completamente antes de seguir, têm preferência.

Portanto, como você pôde ver, para tirar a sua carteira de motorista no Canadá é fundamental verificar a legislação de cada província e as normas de trânsito do país, que são diferentes das do Brasil.

Gostou deste artigo sobre como tirar a carteira de motorista no Canadá para brasileiros? Então aproveite para seguir a Remessa Online  nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique por dentro de outros conteúdos e dicas sobre viagens internacionais.

Resumindo

Leis de trânsito no Canadá

No Canadá, cada província tem as suas leis e regras de trânsito. Por isso, você terá que consultar a legislação vigente no estado onde você vai dirigir.

Documentos necessários para obter a carteira

As regras variam de uma província para outra. Alguns solicitam a PID no processo para obtenção da carteira de motorista canadense. Junto com ela, pode ser requerido ainda:
Documentos que comprovem a legalidade da permanência no país;
Documentos de identificação;
Comprovação de residência, entre outros. 

Assuntos relacionados