Real x Dólar

Para além do discurso atabalhoado do Brasil na Assembleia Geral da ONU que rendeu grande repercussão negativa ao redor do mundo, além de memes e mais memes, o ponto alto da semana ficou na mão do Federal Reserve (Fed).

O banco central dos Estados Unidos optou por manter a taxa de juros alvo de seus títulos públicos entre 0% e 0,25%. Complementarmente, o Fed optou por manter no curto prazo o progresso do programa de compra de ativos.

A manutenção dos juros e da compra de ativos veio acompanhada de uma mudança relevante nas perspectivas econômicas. A expectativa de crescimento do PIB em 2020 reduziu para 5,9%, ante a estimativa anterior de 7%. 

A expectativa com o nível de preços também mostrou piora. Agora, o Fed projeta uma alta de 3,7% da inflação, ante 3% em junho, divulgado na reunião anterior. 

É importante registrar que, além da decisão de política monetária dos EUA, um problema vindo da China deixou economistas e analistas bastante preocupados.

A Evergrande, segunda maior empresa imobiliária da China em vendas, acumulou um volume de dívidas absolutamente alto e, se não bastasse isso, a empresa pode não pagar.  Caso não pague, a crise gerada a partir disso pode ser catastrófica. 

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (20), cotada a R$5,2841, iniciou esta sexta-feira (24) cotada a R$5,3034. Com isso, vimos uma sutil depreciação do Real de aproximadamente 0,37%, em linha com o movimento visto na semana passada.

Confira no De Olho no Câmbio #140 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Related posts

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril

Real inicia semana com valorização

China mantém taxas de juros estáveis