Real x Dólar

A semana foi marcada por duas palavras: pandora papers, a investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos baseada em um grande vazamento de documentos confidenciais de 14 escritórios de advocacia especializados na abertura de empresas em países como Panamá, Ilhas Virgens Britânicas e Bahamas.

A investigação balançou o mercado e mostrou que cerca de 35 líderes atuais e passados, além de mais de 300 funcionários públicos de diversos países, possuem recursos em empresas offshore que, em suma, são empresas (e eventualmente somente contas bancárias) abertas em territórios onde há menor tributação e, por vezes, menor fiscalização. Tais lugares também são chamados de paraísos fiscais.

Nomes importantes do governo brasileiro, como o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, tiveram seus nomes listados nos quase 12 milhões de documentos vazados. As especulações que surgiram a partir deste ponto é de que ambos, por terem recursos no exterior, estão se beneficiando da depreciação do Real. 

Em função destes acontecimentos, diferentes comissões do Senado e da Câmara querem sabatinar o ministro da Economia e o presidente do BC sobre essas empresas abertas em paraísos fiscais. O fato de pessoas do alto escalão do governo envolvidas em escândalos desse porte tem contribuído ainda mais para a depreciação do Real.

Paralelo a isso, a semana trouxe dois dados ruins da economia brasileira. O IBGE divulgou recuo de 3,1% nas vendas do varejo em agosto, o que representa o maior tombo para meses de agosto desde o início da série histórica, iniciada no ano 2000. Além disso, o IPCA, índice oficial de inflação do país, ficou em 1,16% em setembro e atingiu 10,25% em 12 meses. 

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (4) cotada a R$5,3581, iniciou esta sexta-feira (8) cotada a R$5,5052. Com isso, vimos uma forte depreciação do Real ao longo da semana, de aproximadamente 2,75%, em linha com o movimento visto na semana passada.

Confira no De Olho no Câmbio #142 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Related posts

De Olho no Câmbio #270: Dólar em standby: uma semana de estabilidade no mercado cambial

Desemprego sobe em fevereiro e deve voltar a cair a partir de março

IGP-M apresenta nova deflação em março