Real x Dólar

Se o termo da vez é a “tempestade perfeita”, o Brasil passa por uma baita de uma tempestade. A atividade econômica tem alguns momentos de respiro, como vimos esta semana no setor de serviços. As vendas nos dias das crianças também podem ter influenciado o comércio varejista.

Mas a realidade é que estamos patinando e, enquanto a economia não avança, a inflação persiste. Já atingimos o patamar de variação de 10,25% no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e uma crise de desabastecimento começa a bater em nossa porta.

Com este pano de fundo, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, foi aos EUA, para reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI) e de ministros de Finanças do G20. Mas foi em uma videoconferência da entidade estadunidense Atlantic Council que declarou três pontos:

  1. Reforma tributária pode ser aprovada ainda em 2021;
  2. Convidou empresas estrangeiras a se instalar no Brasil, dada a redução de impostos corporativos;
  3. Reforçou a solidez das instituições.

O que o Ministro deixou passar, mas que o exemplo do Reino Unido é bastante relevante, é que não basta reduzir impostos e ter instituições fortes se a estrutura produtiva do país não é suficientemente estruturada. E, neste aspecto, estamos perdendo o jogo, tendo em vista o número de empresas que quebraram e indústrias que fecharam.

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (11) cotada a R$5,5073, iniciou esta sexta-feira (15) cotada a R$5,5223. Com isso, vimos uma depreciação do Real ao longo da semana, de aproximadamente 0,27%, em linha com o movimento visto na semana passada.

Confira no De Olho no Câmbio #143 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

E se você quer sempre estar atualizado com a cotação do Dólar assim como de outras moedas e receber novidades das principais variações, entre em nossa central de cotações.



Related posts

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida