Real x Dólar

Para começar nossa análise semanal, é importante falar do Federal Reserve (Fed). O presidente da instituição foi a público esta semana em mais de uma oportunidade para falar do futuro da política monetária do país.

Um dos pontos já nas expectativas do mercado diz respeito à redução dos estímulos monetários relacionados à compra de títulos no mercado, o chamado tapering.

Contudo, em sua fala mensal na Comissão de Finanças do Senado estadunidense, Powell alertou que a variante Ômicron do coronavírus pode frear a retomada do crescimento econômico do país.

É importante lembrar que o Fed apresentará projeções para a economia após sua última reunião de política monetária de 2021, que ocorre nos dias 14 e 15 de dezembro. 

Desse modo, com a Ômicron no radar, a dúvida maior é se a expectativa com o início do tapering se manterá e, acompanhada dessa avaliação, qual o cenário que a autoridade monetária projeta para a atividade econômica, o mercado de trabalho e a inflação para 2022.

Aqui em terras brasileiras, tivemos no radar a votação da PEC dos precatórios no Senado. Ao longo da semana houve dúvidas se a PEC seria realmente votada, mas na terça-feira ela foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

Nesta quinta-feira (2/12), ela foi aprovada em dois turnos no Senado e voltará à Câmara, onde já havia sido aprovada, por conta das alterações realizadas pelos senadores no projeto.

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (29) cotada a R$5,5852, iniciou esta sexta-feira (3) cotada a R$5,6514. Com isso, vimos uma depreciação do Real ao longo da semana, de aproximadamente 1,19%, revertendo os ganhos vistos na semana passada.

Confira no De Olho no Câmbio #150 a relação Real vs Euro e do Real vs Libra Esterlina.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!





Related posts

Mercados aguardam IBC-Br de fevereiro

Dólar ganha força com tensões internacionais e mudanças nas taxas de juros

Qual o valor do INCC em 2024? Confira a tabela completa