Real x Dólar

Começamos o ano com reflexões profundas sobre o novo posicionamento do Federal Reserve acerca da perspectiva para os juros do país. O fato veio a partir da última ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), equivalente ao nosso Comitê de Política Monetária (Copom).

De acordo com a nossa análise da ata, o Federal Reserve (Fed), banco central dos EUA, pode precisar elevar as taxas de juros muito antes do que imaginava no ano passado e de maneira mais acelerada. A base para essa aceleração dos juros advém do mercado de trabalho apertado e da inflação alta. 

Na última reunião do Fomc, os membros do comitê optaram por uma política monetária mais agressiva contra a inflação. Todos concordaram em acelerar o fim do programa de compras de títulos – o chamado tapering – e previram aumentos de 0,75 ponto porcentual nos juros durante o ano de 2022.

Lembramos que a inflação acumulada nos EUA está em 6,8%, divulgada no dia 11 de dezembro de 2021. Na próxima semana deveremos conhecer o resultado acumulado de 2021. A taxa de desemprego, por sua vez, encontra-se em 4,2% até o mês de novembro. 

Nesse contexto, começamos o ano de 2022 com o dólar cotado a R$5,5798 na segunda-feira (3). A cotação da moeda oscilou bastante ao longo da semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (7) cotado a R$5,6869, portanto, uma depreciação de aproximadamente 1,92%.

Confira no De Olho no Câmbio #155 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida

Mercados aguardam IBC-Br de fevereiro