Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,6358 na segunda-feira (10). A cotação da moeda oscilou bastante ao longo da semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (14) cotado a R$5,5175, portanto, uma expressiva apreciação do Real de aproximadamente 2,1%.

Este movimento de apreciação do Real frente ao Dólar se deu especialmente pelas condições da economia estadunidense que, do ponto de vista dos investidores,  caminha indubitavelmente para uma alta dos juros. 

Este desempenho foi confirmado após a notícia da inflação dos EUA atingirem 7% em 2021, com alta de 0,5% somente em dezembro. Em 2022, analistas já esperam uma forte pressão por gastos públicos, o que estimula a perspectiva de pressão inflacionária.

Não podemos esquecer que a pandemia não tem previsão de término e, neste início de ano, ainda seguimos com restrições e elevado número de casos. Neste contexto, é pouco provável imaginar queda dos preços e, portanto, manutenção dos juros.

Complementarmente, aqui no Brasil, a pressão sobre o Banco Central também aumentou. Atualmente, a taxa Selic está em 9,25% ao ano, maior patamar em mais de quatro anos. A previsão do mercado segundo o Boletim Focus é que ela termine o ano em 11,75% ao ano.

Confira no De Olho no Câmbio #156 a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida