Real x Dólar

Começamos a semana com o dólar cotado a R$5,5357 na segunda-feira (17). A cotação da moeda registrou uma forte trajetória de queda ao longo da semana e o Dólar abriu o pregão desta sexta-feira (21) cotado a R$5,3899, portanto, uma expressiva apreciação do Real pela segunda semana consecutiva de aproximadamente 2,63%.

A semana trouxe a China para o centro das análises. Começamos a semana com o surpreendente resultado do PIB do gigante asiático referente ao quarto trimestre de 2021, portanto, nos dando a dimensão do desempenho chinês no ano.

O produto interno bruto chinês cresceu 8,1% em 2021 na comparação com 2020, superando as expectativas oficiais com um salto de 6%. Trata-se do maior resultado do PIB do país asiático na última década.

Segundo autoridades chinesas, o resultado só não foi ainda maior por conta do impacto da Covid-19, os problemas no mercado imobiliário e energético e, em especial, a ameaça das “pressões” de fatores como a contração da demanda e os problemas de oferta na economia doméstica.

Ainda durante a semana, o Banco Popular da China (BPC) decidiu cortar as taxas de empréstimo de referência pelo segundo mês consecutivo, acompanhando a redução dos custos de empréstimos de médio prazo no início desta semana. 

O movimento é um esforço do país asiático em apoiar uma economia em desaceleração que enfrenta uma nova onda de casos de coronavírus e se recupera de uma série de repressões regulatórias.

O BPC anunciou à imprensa que cortou a taxa básica de empréstimos de um ano para 3,7%, 10 pontos base abaixo do nível anterior. A taxa básica de juros dos empréstimos de cinco anos foi reduzida de 4,65%, para 4,6%. É a primeira vez em 21 meses que a China corta as duas taxas no mesmo mês.

Dos EUA, o único destaque é o avanço da variante Ômicron no país. Apesar de, felizmente, a letalidade do vírus ser muito menor do que das variáveis anteriores, o contágio é bastante elevado e o número de casos cresceu expressivamente, sobrecarregando os sistemas de saúde.

Confira no De Olho no Câmbio #157 a relação Real vs Libra Esterlina  e do Real vs Euro.

Aproveite e confira a cotação do dólar hoje e se inscreva em nosso sistema de alertas para ser notificado sobre variações importantes!

Related posts

De Olho no Câmbio #273: Juros nos EUA, conflito no Oriente Médio e revisão de meta fiscal castigaram o real

Presidente do Banco Central comenta possíveis mudanças na política monetária

Indicadores americanos apontam para economia ainda aquecida