Real x Dólar

Nesta semana, o Bureau of Economic Analysis (BEA) do Departamento de Comércio dos EUA divulgou o resultado do PIB do segundo trimestre de 2021 e, vale registrar, o número surpreendeu positivamente o mercado. 

O crescimento foi de 6,5% no segundo trimestre de 2021, em dados anualizados, e reflete uma sequência de dados fortes: 4,5% no final de 2020, 6,3% no primeiro trimestre de 2021 e, agora, 6,5%.

De acordo com a avaliação de analistas e outros especialistas, tal crescimento é reflexo da continuação da recuperação econômica, especialmente em função da reabertura dos estabelecimentos e da resposta contínua do governo à pandemia.

Aqui no Brasil, com o forte período de frio intenso, inclusive com neve em algumas regiões do país, há forte preocupação com a safra de diversas culturas. O milho, por exemplo, já teve quase 70% de sua plantação perdida. O café também passa por isso.

A consequência disso é a queda no abastecimento nacional, além de alta nos preços, com impacto direto sobre a inflação. Mas, enquanto isso, o governo discute o voto impresso.  

Com este pano de fundo, a moeda estadunidense, que abriu a segunda-feira (26), cotada a R$5,2051, iniciou esta sexta-feira (30) cotada a R$5,0773. Com isso, vimos uma apreciação do Real de aproximadamente 2,46% ao longo desta semana, movimento oposto ao observado na semana anterior.

Confira o De Olho no Câmbio #131, a relação Real vs Libra Esterlina e do Real vs Euro.

Related posts

PMIs americanos caem na leitura prévia de abril

Real inicia semana com valorização

China mantém taxas de juros estáveis