Receber pagamento internacional: qual é a melhor forma?

Saiba tudo sobre receber pagamento internacional e entenda qual a melhor opção para realizar esse serviço!

Uma das maiores e melhores consequências de um mundo globalizado é a possibilidade de prestação de serviço sem fronteiras. Já receber pagamento internacional, especialmente pela primeira vez, pode ser um grande desafio.

Quem deseja expandir seu mercado de trabalho, enfrenta um mundo de possibilidades de crescimento e a possibilidade de ganhar em moedas que estão mais valorizadas. Para acompanhar essa mudança de carreira, é necessário entender qual a melhor forma de receber pagamento internacional.

Bancos tradicionais ou fintechs? Quais as menores taxas e agilidade no processo nesse mercado? Em qual vou perder menos dinheiro e tempo? Continue lendo este post e saiba qual a melhor forma para receber pagamento internacional e tire todas suas dúvidas!

Receber pagamento internacional: como funciona, quanto custa e qual é a melhor forma?

Para receber pagamento internacional em prestação de serviço, como pessoa jurídica (profissional autônomo) ou como empresa, é necessário contar com o apoio de algum banco ou plataforma que permita receber em dólar ou outra moeda estrangeira.

O custo em uma operação internacional depende da instituição financeira escolhida, pois cada banco, fintech ou plataforma define diferentes taxas administrativas e os valores cobrados entre elas podem variar bastante.

Além dos impostos, como IOF, em uma remessa internacional pode ser cobrada pelos bancos uma porcentagem sobre o valor da transferência. Além de taxas administrativas, que também devem ser consideradas para chegar ao custo total da operação.

Na ponta do lápis, nem sempre os bancos tradicionais são os que apresentam as melhores ofertas, por conta das taxas consideradas abusivas. Sendo assim, ao optar por esse serviço é provável que você desembolsará um valor maior, justamente devido a incidências de taxas.

Como alternativa, é possível contar com soluções mais modernas e totalmente digitais, como a Remessa Online, que viabiliza a transferência internacional em diferentes moedas, dando liberdade para que você faça o resgate quando quiser e para a instituição financeira no Brasil que desejar.

Além de usar o resgate em bancos tradicionais, você pode solicitar a transferência do saldo no Remessa Online para bancos e carteiras digitais. Tudo em processos simples e livres de burocracias, o que é muito importante para ter comodidade e otimizar seu planejamento.

Qual a documentação necessária para receber pagamento internacional?

Para receber pagamento internacional é preciso ter alguns documentos, para comprovar a legitimidade da operação. Em outras palavras, é necessário realizar a emissão de comprovantes, para receber pagamentos do exterior sem passar por transtornos.

Veja a seguir, qual a documentação exigida para receber pagamento internacional!

Contrato de compra e venda

Trata-se da descrição da prestação de serviço com definição de preços, prazos de pagamento, formas de pagamento, bancos envolvidos, documentos exigidos. Além da data da prestação de serviço e outras informações acordadas entre as partes em contrato.

Emissão de nota fiscal

Mesmo com o ISS (Imposto sobre Serviços) isento em uma transferência recebida do exterior, é necessário emitir nota fiscal para registro do trabalho desenvolvido no território brasileiro.

Fatura invoice — fatura proforma

É semelhante a uma nota fiscal, mas emitida apenas em prestação de serviço internacional. É feita pelo prestador de serviço, em um formulário em inglês ou no idioma do contratante. A fatura invoice pode ser complementar na negociação ou até mesmo substituir o contrato de compra e venda.

Registro no Siscoserv

O cadastro no Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações (Siscoserv) deve ser feito obrigatoriamente por quem presta serviço ao exterior, com exceção de pessoas jurídicas que optaram pelo Simples Nacional e MEI.

No pagamento internacional de prestação de serviços, alguns impostos são isentos, como o PIS, Cofins e ISS. Nesse processo, ocorre apenas a incidência do IOF, com alíquota de 0,38% para contas de outra titularidade e de 1,1% para a mesma titularidade.

Quem é MEI pode receber pagamento internacional?

O Microempreendedor Individual (MEI) é uma modalidade de negócio que vem crescendo muito no Brasil, oferecendo muitas possibilidades. Com isso, é comum procurar negócios e prestar serviços para empresas no exterior, pois otimiza bastante os ganhos.

A boa notícia é que profissionais que atuam como MEI podem, sim, receber pagamentos internacionais sem infringir as leis. Trata-se de uma grande oportunidade para elevar as receitas, mas é preciso considerar o limite de faturamento e em relação ao imposto de renda.

Além disso, é preciso contar com uma instituição financeira para intermediar a operação e facilitar o recebimento. Para tanto, a melhor alternativa para quem é MEI é optar por uma plataforma digital confiável, pois as taxas são bem mais baixas em relação aos bancos tradicionais.

Na Remessa Online, por exemplo, os profissionais MEI contam com um serviço exclusivo, que oferece praticidade e agilidade. Além da taxa mais baixa do mercado, que permite economizar bastante e concluir operações com rapidez, em até 1 dia útil.

Como funciona a transferência internacional?

A transferência internacional é realizada através do envio dos dados do beneficiário ao remetente, sendo necessário informar, além de dados pessoais e da conta, códigos como o código SWIFT — Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication — e o código IBAN — International Bank Account Number.

Para entender melhor, os códigos têm a seguinte finalidade:

  • O código SWIFT, ou BIC (Bank Internacional Code), representa o código universal da instituição bancária para transferências internacionais.
  • O código IBAN diz respeito ao código-padrão para identificação de contas bancárias.

Para realizar a transferência e receber pagamento internacional, além das obrigações em relação à emissão de nota fiscal ou invoice, o profissional deve definir por qual meio deve realizar a transferência, ou seja, qual será a instituição e metodologia que utilizará.

Em prestação de serviço recorrente, mensal ou semanal, o ideal é que o profissional se informe para avaliar todas as opções e chegar na alternativa mais em conta. É possível contar com os bancos tradicionais, como Banco do Brasil, Bradesco, Santander e Caixa. Há também a opção de utilizar os bancos digitais, como:

  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • plataformas de carteiras digitais, como PayPal, Mercado Pago e PicPay.

Nesses últimos casos, com os bancos digitais e carteiras digitais, é necessário contar com plataformas digitais que realizam a remessa internacional de forma intermediária entre o banco do profissional no Brasil e o banco do tomador no exterior.

Plataformas como a Remessa Online realizam esse serviço para facilitar o processo de receber pagamento do exterior oferecendo taxas reduzidas, diminuindo o custo de operações em bancos tradicionais.

Veja mais: Transferências internacionais Nubank e Remessa Online: conheça a parceria

Como transferir dinheiro do exterior para o Brasil legalmente?

As transações internacionais podem ser tanto enviar dinheiro para o Brasil ou do Brasil para outros países. É um processo que também exige atenção especial, devido às regras e incidência de taxas, impostos e obrigatoriedades que podem influenciar em toda a operação.

Sendo assim, a transferência de dinheiro do exterior para o Brasil, e do Brasil para o exterior, é uma atividade legal. No entanto, é importante entender quando as transações internacionais podem estar dentro de alguma ilegalidade na legislação brasileira.

No Brasil, é considerada uma ação de ilegalidade a evasão fiscal ou sonegação de impostos — quando se tem a tentativa de evitar o pagamento dos impostos e tributações previstos no país nas operações nacionais e internacionais.

Dentro das atividades que podem configurar evasão nos casos de transferência e recebimento de dinheiro do exterior está o fato de omitir ou não declarar os valores recebidos na declaração do Imposto de Renda.

Por isso, para fugir de tributações altas e ainda assim continuar na legalidade, muitas empresas e pessoas buscam por contas offshore em paraísos fiscais. O que também exige cuidados especiais, para garantir a legalidade dos processos e evitar transtornos.

Melhor banco para receber dinheiro do exterior

O melhor banco para receber dinheiro do exterior reúne uma série de benefícios e funcionalidades para os seus clientes. Isso significa que você precisa avaliar alguns fatores antes de tomar a decisão e escolher uma instituição que seja compatível com seus objetivos.

Para chegar na melhor opção para o que você precisa, você deve avaliar os seguintes pontos:

  • menores taxas do mercado;
  • transparência em relação a todas as taxas, impostos e tarifas cobrados;
  • possibilidade de trabalhar com diferentes conversões de moedas estrangeiras;
  • segurança;
  • simplicidade no processo (sem burocracia);
  • rapidez;
  • possibilidade de cadastro e recebimento 100% online.

Com base nesses fatores, é possível avaliar qual o melhor banco para receber de outro país, de acordo com a sua realidade. Como vimos, tanto os bancos tradicionais como outras alternativas podem te ajudar, mas sempre considere o que oferecer condições atrativas e seguras.

Quais as alternativas para receber pagamento do exterior?

Para receber valores internacionais você pode contar com muitas possibilidades, que devem ser analisadas individualmente. Em outras palavras, existem diversas opções no mercado para receber dinheiro do exterior com rapidez, segurança e custos reduzidos.

Diante de tantos caminhos, é preciso analisar com cuidado e entender tudo sobre cada uma das instituições. Para certificar que é um processo seguro e que tenha taxas mais baixas, para economizar sem ter transtornos e comprometer os seus objetivos.

Saiba nos próximos tópicos, quais as principais opções para receber pagamentos do exterior!

Receber dinheiro do exterior pelo Picpay

Ainda não é possível receber uma transferência internacional diretamente em sua conta do PicPay. Hoje, o PicPay atua como uma fintech de soluções modernas de pagamentos, como uma carteira digital em que se é cadastrado o cartão de crédito ou débito pessoal.

No entanto, é possível receber transferências internacionais através de plataformas que fazem a remessa internacional de forma intermediária, como a Remessa Online. São empresas autorizadas pelo Banco Central e oferecem serviços eficientes e econômicos.

A Remessa Online facilita o processo de transferência do exterior tornando possível receber pagamentos de outros países em até 2 dias e com as melhores taxas. Quando o saldo da transferência é debitado na plataforma, basta informar os dados da conta no PicPay para fazer o resgate.

Receber dinheiro do exterior pelo PayPal

Com o PayPal, é possível enviar e receber dinheiro do exterior e usar o saldo presente na carteira virtual para resgate, para compras on-line e diversas outras operações. Um dos benefícios de usar o PayPal para receber dinheiro do exterior é que é um processo fácil. No entanto, também é importante colocar na balança as tarifas cobradas.

Para começar a receber pelo aplicativo, é necessário criar uma conta no PayPal ou no Xoom, plataforma parceira do PayPal, que trabalha tornando possível as transferências internacionais.

O PayPal cobra uma taxa fixa de operação de 6,40% + tarifa fixa com base na moeda recebida (com o dólar norte-americano, por exemplo, é de 0,30 USD). Além disso, é cobrada a taxa de câmbio, que é diária, em que se é adicionado o spread de 4,5% pago por quem recebe a transferência.

No Xoom, está listada a relação das tarifas cobradas conforme a forma de pagamento:

  • Saldo do PayPal: USD 4,99;
  • Conta bancária: USD 4,99;
  • Cartão de débito: USD 6,99;
  • Cartão de crédito: USD 6,99.

Receber dinheiro do exterior pelo Western Union

A Western Union é uma empresa bastante consolidada no setor de transferências internacionais, presente em diversos países com lojas físicas e agora com a possibilidade de cadastro de forma online.

Para receber através dessa plataforma, é necessário verificar a forma de envio, que pode ser feita diretamente para uma das lojas da Western Union ou para uma conta bancária. Se o dinheiro é enviado para uma das filiais da WU, é necessário ir à loja física ou correspondentes autorizadas para o resgate.

É necessário portar um documento com foto e número de identificação da transferência de dinheiro (MTCN). Para receber dinheiro direto na conta bancária, é necessário solicitar ao remetente para escolher essa modalidade no momento da transação.

Receber transferência internacional no Nubank

O Nubank é um banco digital brasileiro bastante popular por facilitar operações de transferências e outras transações. No entanto, ainda não é possível usar a conta do Nubank para receber diretamente transferências internacionais sem uma plataforma de intermediação.

Como solução para receber o dinheiro da prestação de serviço na Nuconta, é possível optar por plataformas como a Remessa Online e cadastrar os dados da conta do roxinho para resgate do saldo.

Receber transferência Internacional pelo Remessa Online

A Remessa Online é um serviço da BeeTech que surgiu em 2014 e que se destaca por oferecer a possibilidade de transferências internacionais com tarifas mais competitivas no mercado, reduzindo o custo cobrado por bancos tradicionais.

Toda a operação de cadastro e transferência é feita de forma online, segura e sem burocracia. Credenciada pelo Banco Central, é uma plataforma intuitiva e que oferece todo apoio para realizar transações internacionais sem transtornos e com rapidez.

Com a plataforma, você tem a possibilidade de se tornar um profissional ou empresa global, podendo fazer transferências para enviar e receber pagamento de diversos países e em diferentes moedas, tudo em meio digital, ou seja, sem sair de casa ou do trabalho.

No site, existem duas opções de cadastro: o cadastro simples e o cadastro completo. Essas duas opções se diferenciam pelo limite diário e anual para transferência do exterior. No cadastro completo, você pode receber e enviar o limite de até 40% do patrimônio declarado no IR.

Por isso, nessa modalidade, é necessário apresentar documentos como comprovante de residência, recibo da declaração do último imposto de renda e documento de identidade, para ter maior segurança e legalidade nas suas operações na plataforma.

Após os documentos serem aprovados, será enviada uma ficha cadastral para ser assinada de forma virtual. No cadastro simples, não é necessário enviar nenhum documento para validação, apenas fornecer os seus dados pessoais e financeiros.

Confira o passo a passo de como começar a receber dinheiro do exterior pela plataforma:

  • Acesse o site da Remessa Online para realizar o seu cadastro;
  • Preencha os campos de ficha cadastral com seus dados pessoais;
  • Defina a moeda em que você deseja receber;
  • Envie os dados da sua conta internacional ao remetente para a transferência dos valores;
  • Aguarde a notificação por e-mail ou aplicativo de que o valor chegou ao Remessa Online. O prazo para que o dinheiro da remessa caia no seu saldo é rápido, levando até dois dias úteis.
  • Selecione qual a categoria de recebimento do dinheiro: salário, Adsense, transação entre pessoas físicas, pagamento de serviços ou retorno de investimentos;
  • Dependendo do valor de recebimento, pode ser necessária a apresentação de documentos e comprovantes por exigência do Banco Central;
  • O resgate do dinheiro recebido do exterior pode ser feito a qualquer momento pelo cliente Remessa Online. Para isso, basta cadastrar na plataforma os dados de sua conta bancária brasileira escolhida. O dinheiro será transferido via transferência TED.

Para visualizar melhor como a plataforma funciona e as taxas cobradas conforme a transferência, é possível acessar o site e realizar uma simulação. Nessa simulação, você consegue conferir todos os impostos e tarifas presentes de acordo com o valor enviado ou recebido do exterior.

Confira quais os documentos necessários para receber do exterior pela Remessa Online.

Em vista disso, a Remessa Online é considerada a maior plataforma de transferências internacionais do Brasil, com atuação em mais de 100 países. Portanto, proporciona benefícios importantes para os clientes, que têm a oportunidade de economizar com toda praticidade e comodidade.

Uma das maiores vantagens de contar com a Remessa Online são as tarifas cobradas, consideradas as mais acessíveis do mercado. Sendo assim, ao realizar uma operação financeira é possível economizar até 8 vezes, em comparação aos bancos tradicionais.

Por esse motivo, é a melhor alternativa para receber pagamento internacional, sem passar por processos burocráticos e onerosos. Sobretudo, com a oportunidade de reduzir consideravelmente os gastos para ter o dinheiro em mãos, favorecendo o seu orçamento.

Conclusão

Com a possibilidade de ganhar em uma moeda mais valorizada e com o trabalho remoto, é natural perceber um aumento da procura por trabalho no exterior. São profissionais que buscam a oportunidade de receber pagamento internacional e potencializar os ganhos.

Além de ter rendimentos em uma moeda valorizada, receber pagamento internacional contribui para melhorar as condições e remuneração do trabalho. Fator que interfere diretamente nas possibilidades, realizações pessoais e na qualidade de vida de qualquer indivíduo.

Para se ter uma ideia do cenário, segundo o IBGE, em 2018 o Brasil já apresentava 3,8 milhões de brasileiros em modelo de home office. Com a pandemia, esse cenário se transformou ainda mais e as possibilidades de trabalhar sem fronteiras, também.

Além de ser vantajoso para os profissionais brasileiros, existem boas demandas de profissionais daqui em empresas no exterior. Especialmente na área da tecnologia, marketing, desenvolvimento e Data Science, segmentos em grande ascensão em todo o mundo.

Para o pagamento do salário da prestação de serviços, é possível contar com os bancos tradicionais, que podem ter taxas mais abusivas, e as fintechs, que podem receber a transferência ou agir como intermediários na transação.

A vantagem é a praticidade, segurança e taxas mais competitivas para economizar tempo e dinheiro. O que é muito importante para otimizar o seu planejamento financeiro e ter um orçamento mais flexível, evitando perdas que sempre causam prejuízos sérios.

Como você percebeu neste artigo, é possível contar com diversas possibilidades para receber pagamento internacional. Por isso, avalie e escolha uma empresa moderna, que ofereça processos seguros e taxas justas, para economizar sem abrir mão da eficiência.

Você gostou do post? Agora que já saber tudo sobre como receber pagamento internacional com praticidade e economia, o que acha de ler outro conteúdo incrível? Não perca tempo e saiba como receber dinheiro do exterior com melhores taxas e prazos!

Resumindo

Como funciona receber pagamento internacional?

O pagamento internacional efetuado pela prestação de serviços a uma pessoa jurídica ou profissional autônomo acontece por meio da intermediação de algum banco ou plataforma que permita receber em dólar ou outra moeda estrangeira.

É uma operação que conta com custo e tributações, variando de acordo com a instituição financeira escolhida, pois cada banco, fintech ou plataforma define diferentes taxas administrativas, e os valores cobrados entre elas podem variar bastante.

Além dos impostos cobrados, como IOF, em uma remessa internacional pode ser cobrado pelos bancos uma porcentagem sobre o valor da transferência.

Qual a documentação necessária para pessoa jurídica receber pagamento internacional?

– Contrato de compra e venda;
– Emissão de nota fiscal;
– Fatura invoice — fatura proforma;
– Registro no Siscoserv.

Qual a melhor alternativa para receber pagamento internacional?

A Remessa Online é uma empresa especialista em realizar transferências internacionais e oferece as melhores condições do mercado. Dessa forma, é considerada a melhor opção para receber valores internacionais, com praticidade e economia.

Na Remessa Online, é possível contar com as seguintes vantagens:
– As transações são criptografadas, garantindo o uso de seus dados com mais segurança;
– Atendimento em português, via WhatsApp, e-mail ou chat;
– Operações concluídas em até 1 dia útil;
– Possibilidade de economizar em até 8x em relação a um banco tradicional;
– Processo é transparente, com possibilidade de fazer uma simulação e saber exatamente quais as taxas serão pagas;
– Todo o processo é feito online na plataforma, ou seja, é 100% digital.

Related posts

403 Forbidden: entenda o que é e como resolver

Dassault Falcon: quanto custa o jatinho e quais os modelos?

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático