Reunião do Copom: comitê aumenta a Selic para 13,25%

O Copom aumentou a taxa Selic para 13,25%, um aumento de 0,5 ponto percentual em relação à taxa que estava em 12,75%. O Comitê de Política Monetária do Banco Central, definiu o ajuste na taxa básica de juros nesta quarta-feira, 15 de junho, em sua quarta reunião em 2022.

Vem entender os detalhes do aumento da taxa Selic no post de hoje.

Copom aumenta a Selic pela 11ª vez consecutiva

O aumento não chega a ser uma surpresa e já era esperado por diversos analistas do mercado financeiro baseado nos dados da última reunião do Copom, em abril, quando o Banco Central anunciou que pretendia elevar a taxa novamente, ainda que em menor intensidade que o aumento anterior, de 1 ponto percentual.

Vale destacar que com 13,25% ao ano, a Selic atinge o maior patamar desde 2016, quando estava em 13,75%.

Reunião do Copom : por que Selic aumentou de novo ?

O principal objetivo do aumento na Selic nesta quarta-feira, 15 de junho, é um esforço para tentar conter o avanço da inflação no país. O IPCA — a inflação oficial do país — ficou em 0,47% em maio, resultado que era de desaceleração em relação a abril, mas que ainda assim havia chegado a um aumento acumulado de 11,73% em doze meses.

Reunião do Copom: saiba como foi a reunião

A reunião do comitê começou ontem, dia 14, e terminou hoje, com a divulgação da nova taxa, definindo a elevação da Selic de 12,75% para 13,25%, correspondendo à expectativa de inúmeras instituições.

O relatório anterior do Boletim Focus elevou a previsão de inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 8.89% para 9% em 2022. 

Diante desse cenário, a expectativa era mesmo de que a Selic chegaria aos 13,25% ao ano. 

Apesar disso, muitos esperam que este seja o último aumento do ano, fazendo com que a taxa permaneça neste nível até o fim de 2022.

O que havia sido decidido na reunião anterior do Copom, em maio?

A reunião anterior do Copom, realizada em 03 e 04 de maio, terminou com a sinalização de um possível fim desse ciclo de aumentos da Selic, após seguidos períodos de alta.

Um grande dificultador desse processo é a inflação brasileira, impactada por questões econômicas nacionais, políticas e até mesmo mundial, frente, por exemplo, à guerra entre Rússia e Ucrânia. 

A guerra entre os dois países impactou os mercados globais e, claro, o Brasil, com o aumento nos combustíveis, no preço dos fertilizantes e de diversos produtos e mercadorias importados.

Reunião do Copom, Selic e o Risco Fiscal

Vale destacar outro item que também está sendo observado por analistas do mercado: o risco fiscal. O que acontece é que com a alta dos preços dos combustíveis e levando em consideração o ano eleitoral, o governo Bolsonaro anunciou uma proposta para compensar estados com perda de arrecadação do ICMS sobre combustíveis.  

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 18/2022 é bastante polêmico e propõe limitar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em 17%, tornando combustíveis, energia elétrica, transportes e telecomunicações como itens essenciais. 

A proposta ainda prevê que a União, além de ter zerado impostos federais como CIDE e Pis/Cofins, pague a diferença do ICMS aos estados e municípios.

O risco fiscal, inclusive, com o impacto das mudanças tributárias, pode fazer com que a Selic chegue ao indesejado patamar de 15% ao final do ano.

Quando é a próxima reunião do Copom 2022?

A próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária ) acontece nos dias 2 e 3 de agosto de 2022, com novas discussões e análises sobre o valor da Selic.

Os membros do Copom decidirão novamente se a Selic permanecerá em seu patamar, se vai diminuir ou se vai aumentar. 

No final do segundo dia de reunião, ou seja, dia 03 de agosto, no fim do dia, o comitê vai divulgar sua decisão.

Confira o calendário com as próximas reuniões do COPOM:

  • 2 e 3 de agosto
  • 20 e 21 de setembro
  • 25 e 26 de outubro
  • 6 e 7 de dezembro

Related posts

De Olho no Câmbio #270: Dólar em standby: uma semana de estabilidade no mercado cambial

Desemprego sobe em fevereiro e deve voltar a cair a partir de março

IGP-M apresenta nova deflação em março