Streamlabs ou OBS Studio: qual ferramenta é melhor?

Streamlabs ou OBS Studio? Essa é uma questão levantada por muitos streamers. Afinal, é útil ter um software que otimize e facilite o trabalho de quem quer atuar com transmissão de vídeo. Isso porque uma melhor gestão de tempo e recursos permite mais flexibilidade e autonomia no trabalho.

De quebra, ainda ajuda a ter produções com mais qualidade e interatividade com o público. Isso sem falar em uma marca própria que o torne mais conhecido na internet. Algo que é muito importante, principalmente quando consideramos que o mercado não para de crescer, o que significa mais concorrência!

Pensando em tudo isso, trouxemos um post que discute a fundo quais as diferenças e as vantagens desses dois serviços para você fazer a melhor escolha. Acompanhe e saiba qual é o melhor: Streamlabs ou OBS Studio?

O que é Streamlabs?

Em operação desde 2014, o Streamlabs é um programa de streaming que pode ser utilizado sem custo e também no modo assinante. E é por isso que a ferramenta se destaca.

Isso porque, nessa segunda modalidade, o software tem como proposta ser multitransmissão. Ou seja, não precisará fazer live em apenas uma rede de cada vez, como Facebook ou Twitch, por exemplo.

Ao se tornar um usuário prime do Streamlabs, você consegue apresentar os seus vídeos de forma simultânea em várias plataformas. E o melhor: ainda é possível personalizar a transmissão para elas. Isso sem falar que dá para interagir com os espectadores de diferentes páginas em um único painel.

Ou seja, ele proporciona uma estratégia omnichannel. Isto é, que visa essa integração de canais para oferecer uma experiência diferenciada ao seu público-alvo. Bem interessante, não é mesmo?

O que é OBS Studio?

O OBS Studio também é um software de streaming. Diferente do Streamlabs, ele é 100% gratuito. Disponível desde 2012, ele serve para os streamers que querem descomplicar a tarefa de fazer transmissões ao vivo para os seguidores.

Isso porque não faltam plataformas para fazer lives. Contudo, essa diversidade também traz problemas. Afinal, se torna pouco produtivo e muito mais trabalhoso utilizá-las individualmente para fazer transmissões.

Basta ter em mente que cada uma tem particularidades, regras e funcionalidades que vão, naturalmente, divergir entre elas. Portanto, não é um trabalho que compensa para quem quer construir (ou mesmo já construiu) uma carreira nesse meio.

Diante disso, o OBS Studio funciona como uma chave-mestra. Um espaço no qual você pode acessar diferentes redes e compartilhar o seu trabalho com a mesma qualidade e eficiência de sempre.

Quais são as principais diferenças entre os dois programas?

Agora que você já sabe o que é Streamlabs e OBS Studio, é hora de saber o que diferencia esses dois tipos de software. Fique atento aos principais pontos para não deixar nenhum detalhe passar batido!

Compatibilidade com sistemas operacionais

O Streamlabs está disponível tanto para PC (Windows) quanto para smartphone (sistemas iOS e Android). Já o OBS Studio, não pode ser baixado em celulares. Em contrapartida, ele tem compatibilidade com diferentes sistemas operacionais para PC (Windows, Linux e macOS).

Isso o torna mais acessível, uma vez que a utilização de um programa no mobile acaba limitada a dois pontos. O primeiro é a duração da bateria do aparelho. O segundo são os comandos disponíveis nesse formato. Nesse caso, o OBS Studio pode ser uma opção melhor.

Interface

A interface do OBS Studio é mais minimalista e remete ao modelo adotado em programas de edição de vídeo, como o Adobe Premiere. O Streamlabs, por outro lado, tem uma tela inicial de comandos mais dinâmica e informativa, com abas abertas à esquerda.

Apesar desse detalhe, o formato de apresentação é mais intuitivo. Ou seja, algo que faz a diferença para o usuário iniciante. Portanto, nesse quesito, o Streamlabs sai à frente.

Funções

Tanto Streamlabs quanto OBS Studio oferecem funções no modo gratuito. Comparando os dois, é possível ver uma similaridade de ferramentas, como:

  • transmissão de vídeos em diferentes plataformas;
  • customização de transições entre vídeos;
  • gravação e backup de vídeos;
  • mixagem de áudios;
  • sobreposições de telas.

Ou seja, a princípio, seria um empate. A questão é que o OBS Studio, como mencionamos, não gera gastos para o streamer. Já para usar os recursos mais interessantes do Streamlabs, é preciso adquirir um plano mensal. Diante disso, o OBS Studio se torna uma boa opção pela política de zero custo.

Disponibilidade de plataformas

Quanto às plataformas com as quais os softwares fazem conexão, os dois empatam. Isso porque tanto o Streamlabs quanto o OBS Studio podem ser usados para múltiplas redes. Por exemplo: 

  • Twitter;
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Tik Tok;
  • Twitch;
  • YouTube;
  • Discord.

Configurações

Continuando a comparação entre Streamlabs e OBS Studio, o nível das configurações acaba favorecendo o primeiro. Isso porque você conta com recursos específicos para uma série de coisas.

É o caso de entradas ao vivo, personalização de tela, upload de arquivos, sincronização de vídeos, identificação dos apoiadores etc. Além disso, o Streamlabs disponibiliza um hub de conteúdos para aprimorar a sua produção audiovisual. Portanto, ponto para ele.

Opções extras

O OBS Studio se concentra nas funcionalidades que atendem às demandas dos streamers, não oferecendo opções extras para o usuário. Já o Streamlabs vai na contramão. Inclusive, esse é um ponto diferencial, pois o software tem widgets customizáveis para monetização nas suas transmissões ao vivo.

Ele ainda conta com aplicativos que você pode baixar para ter uma maior autonomia e identidade criativa na transmissão de vídeos. Logo, o Streamlabs pode ser mais vantajoso nesse quesito.

Qual é o melhor: Streamlabs ou OBS Studio?

Ao colocar na balança qual o melhor, o Streamlabs traz mais funcionalidades. Portanto, não há uma disparidade muito grande entre os dois tipos de software. O que realmente vai pesar na avaliação deles é a amplitude de recursos que um oferece em relação ao outro.

E, então, o post ajudou a esclarecer o que considerar antes de se decidir entre Streamlabs ou OBS Studio? Portanto, analise com atenção os pontos levantados aqui. Se possível, faça testes com ambos os serviços para conferir, na prática, qual atende às suas necessidades.

Se curtiu o nosso post, que tal nos seguir nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Por lá, sempre compartilhamos outros conteúdos como este!

Resumindo

Qual é melhor: Streamlabs ou OBS?

Os dois programas têm funções parecidas e atendem o mesmo tipo de demanda de streaming. Porém, o Streamlabs sai na frente por ser um serviço mais robusto e com mais ferramentas de personalização de conteúdo.

O que são Streamlabs e OBS Studio?

São tipos de software desenvolvidos para que streamers consigam realizar lives em diferentes plataformas.

Qual a diferença entre OBS Studio e Streamlabs?

O Streamlabs está disponível tanto para PC (Windows) quanto para smartphone (sistemas iOS e Android). Já o OBS Studio, apenas Windows, macOS e Linux. Com o Streamlabs, o streamer conta com recursos específicos para uma série de coisas. Já o OBS não oferece opções extras para o usuário.

Related posts

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)

SQL: saiba o que é, para que serve e os principais comandos

Desenvolvimento web: para que serve e como começar na área