Trabalhar remoto no exterior: Saiba como trabalhar fora do Brasil

Com o avanço da tecnologia e a globalização, quem quer prestar serviços para outros países e ganhar em moeda estrangeira pode trabalhar remoto no exterior e contar com diversas vantagens. Com tantos benefícios, especialmente financeiros e logísticos, o mercado está em plena expansão.

Confira no artigo abaixo como prestar serviços para o exterior estando no Brasil e o que você precisa fazer para receber os pagamentos com economia.

O que é e como funciona um trabalho remoto no exterior?

O trabalho remoto no exterior é um regime de trabalho feito para empresas com sede em outro país. Você pode trabalhar como freelancer, contrato temporário ou trabalhar em projetos específicos. Enfim, o tipo de contrato vai depender do que for acordado com a empresa onde você vai prestar serviço.

Mas é claro que, para exercer esse tipo de serviço, é preciso cumprir com algumas obrigações, como o pagamento de impostos, geração de invoice e outras burocracias que envolvem o pagamento de moeda estrangeira. 

Vantagens de trabalhar remoto para o exterior

Trabalhar remotamente para uma empresa no exterior possui diversas vantagens. Confira as principais.

Menos tempo e dinheiro gasto com deslocamento

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que, em 2022, os brasileiros que moram em grandes cidades gastam duas horas por dia no trânsito indo para o trabalho. Mas, no trabalho remoto, essa realidade é diferente. Como você pode trabalhar de onde você quiser, a economia com o transporte é natural. 

Flexibilidade de horário

Na maioria das vezes, é possível que você faça seu próprio horário, o que vai te ajudar a ter mais facilidade na hora de organizar suas tarefas e atividades diárias.

Lembrando que pode ser necessário fazer reuniões ou conversar com pessoas da empresa no exterior. Por isso, é importante se atentar ao fuso horário. 

Receber em uma moeda mais valorizada

A principal vantagem do trabalho remoto para o exterior com certeza é receber em uma moeda mais valorizada do que o real, como é o caso do Dólar, Libra e tantas outras.

Para não perder essa vantagem tendo que pagar altas taxas para receber o dinheiro do exterior, o ideal é usar plataformas digitais de baixo custo e confiáveis, como a Remessa Online para receber o dinheiro do exterior. 

Possibilidade de viajar enquanto trabalha

Outra vantagem do trabalho remoto é que como não há limitação de espaço físico, você pode trabalhar em qualquer lugar do mundo. 

É preciso apenas se certificar de que vai ter acesso à internet durante a viagem e de que você vai conseguir fazer as entregas no prazo combinado. 

O que é necessário saber para trabalhar remoto no exterior?

Para trabalhar remoto no exterior, é preciso cumprir algumas burocracias para receber seus pagamentos. Como o pagamento de impostos, a emissão de notas fiscais, a geração de Invoice e outros. Entenda mais sobre cada um deles a seguir:

1. Conta PJ (Pessoa Jurídica) ou MEI (Microempreendedor)

Em primeiro lugar, é importante ter um CNPJ ou mesmo trabalhar como microempreendedor. Você até pode prestar serviços para o exterior enquanto pessoa física, entretanto, a maioria das empresas contrata apenas quem está formalizado. 

O ideal é encontrar um contador de confiança para te ajudar a abrir a conta PJ para que você possa receber do exterior e pagar todos os impostos de acordo com a legislação do país onde você estiver.

Ou, caso você trabalhe como MEI, o processo é bastante simples e pode ser feito online pelo site do Sebrae. A principal vantagem, nesse caso, é que os impostos são mais baratos e o processo menos burocrático.

2. Geração de Invoice

A Invoice é um documento usado para provar uma transação comercial entre diferentes países, seja para prestação de serviços ou venda de produtos. Ela deve ser emitida por aquele que presta o serviço. 

Cada empresa pode exigir informações diferentes, mas, em geral, devem constar informações como:

  • Descrição do serviço;
  • Preço (na moeda do país de origem);
  • Forma de pagamento;
  • Informações sobre o profissional;
  • Dados bancários para pagamento;
  • Data de emissão. 

Para facilitar o seu trabalho, você pode usar o Gerador de Invoice da Remessa Online.

3. Operação de câmbio

A operação de câmbio é a conversão da moeda de outro país para a moeda nacional. E esse é um ponto que você deve ter atenção especial porque muitos bancos e plataformas cobram uma margem de lucro em cima da conversão, sendo assim, seu dinheiro acaba valendo muito menos quando chega na sua conta.  

Por isso, o ideal é utilizar um serviço de remessa internacional como a Remessa Online, que não cobra margem na conversão da moeda, sem contar que o dinheiro cai diretamente na sua conta bancária em poucos dias.

4. Emissão Nota Fiscal no Brasil

Mesmo emitindo a Invoice, ainda é necessário emitir uma nota fiscal no Brasil, para que a tributação seja feita corretamente e dentro da legalidade.

As formas para emitir uma nota fiscal no Brasil variam de acordo com cada região. O ideal é sempre conversar com um contador para entender as diferentes alíquotas de impostos e a forma correta de emitir a Nota Fiscal. 

5. Pagamento de impostos

Também é preciso pagar os devidos impostos. Além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), você também deve levar em conta o imposto de renda.

Trabalhar remoto exterior: imposto a ser pago

Existem diversos impostos que podem incidir sobre serviços e produtos fornecidos para empresas no exterior. 

Além do IOF, que já acontece durante as transações, as alíquotas irão depender do regime tributário do seu CNPJ ou MEI. Vale lembrar que trabalhadores freelancers normalmente se encaixam no Simples Nacional, que é aplicado somente para microempresas e empresas de pequeno porte que faturam até 4,8 milhões de reais por ano.

No Simples Nacional, todos os impostos são unificados em uma única guia, o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Tais impostos são calculados de acordo com as atividades desenvolvidas, confira como funciona a Tabela do Simples Nacional.

Onde encontrar vagas para trabalhar remoto no exterior?

Existem diversos sites onde você pode encontrar vagas no exterior. Algumas das principais plataformas são:

  • Stack Overflow;
  • Jobspresso;
  • We Work Remotely;
  • Dribble Jobs;
  • Flexjobs;
  • Remote jobs.

Como funciona o pagamento do trabalho remoto no exterior?

O pagamento de trabalho remoto no exterior pode ser feito de diversas formas. A melhor maneira é por meio de plataformas digitais, como a Remessa Online. Basta fazer o cadastro gratuito e receber o dinheiro em até 2 dias úteis. 

Portanto, para receber por serviços prestados para o exterior com a Remessa Online, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Emita a Invoice e envie para o contratante;
  2. Faça seu cadastro gratuito na Remessa Online;
  3. Vá em “Receber dinheiro”. Informe a moeda em que o pagamento será feito;
  4. Compartilhe os dados bancários com o contratante;
  5. Faça o upload da Invoice e qualquer outro documento que seja solicitado, como contrato de serviço;
  6. Espere o pagamento chegar em sua conta e faça o resgate para sua conta bancária de preferência. 

FAQ – Perguntas frequentes

Como trabalhar de forma remota no exterior?

Você deve encontrar empresas ou pessoas físicas no exterior que contratem estrangeiros com as suas qualificações. 

Como conseguir um trabalho na internet?

Para conseguir um trabalho remoto pela internet, você pode usar alguns sites como: Stack, Overflow, Jobspresso, We Work Remotely, Dribble Jobs, Flexjobs e Remote Jobs.

Como receber pagamento de trabalho remoto no exterior?

A melhor maneira de receber pagamentos de trabalho remoto no exterior é por meio de plataformas digitais como a Remessa Online, que oferece um serviço prático, rápido e econômico. 

Related posts

Nubank deve lançar operadora de telefonia; entenda

Banco Central anuncia moeda comemorativa dos 200 anos da primeira Constituição

Código do Banco Itaú: TED, DOC, IBAN, SWIFT e mais