Como fazer um vídeo de react? Aprenda a fazer seu react no YouTube

É muito importante encontrar maneiras de envolver seu público do YouTube e, dessa forma, atrair novos inscritos. Uma das estratégias de sucesso são os vídeos de react, que podem tornar seu canal mais diversificado e atrair seguidores. No entanto, é preciso tomar cuidado com as diretrizes da plataforma e de direito autoral. 

Confira abaixo mais detalhes sobre o que é vídeo react e como produzir esse tipo de conteúdo para o YouTube sem ter problemas com a plataforma. 

O que é um vídeo de react?

Vídeos de react, ou vídeos de reação, são aqueles vídeos em que você pode ver as pessoas ouvindo ou assistindo e reagindo ao conteúdo. Eles podem ser encontrados em todas as plataformas de mídia social, incluindo o YouTube.

O vídeo react é um formato muito popular na plataforma e é uma excelente forma de atrair novos inscritos, afinal, as pessoas adoram ver outras pessoas reagindo a coisas que eles gostam. Aliás, esses vídeos são populares porque as pessoas podem se identificar com a reação, o que faz com que aumente o número de visualizações em seu canal. 

Confira aqui quanto vale um milhão de visualizações no YouTube

Como fazer um vídeo de react?

Para fazer um vídeo de react, você deve filmar a si mesmo ou outra pessoa reagindo a algum conteúdo e publicar na plataforma.  Veja um passo a passo mais detalhado como fazer um vídeo de react no Youtube. 

Passo 1 – Defina qual será o conteúdo

O primeiro passo é definir qual conteúdo você irá reagir pode ser muitos como: 

  • Outros vídeos da plataforma;
  • Música;
  • Filmes e séries;
  • Trailers de filmes;
  • Programas de TV;
  • Clipes musicais;
  • Videogames;
  • Seus próprios vídeos antigos;
  • Comentários em seus vídeos. Essa é uma ótima maneira de interagir com seus seguidores.

Passo 2 – Estabeleça qual será o formato do vídeo de react

Após definir qual será o conteúdo, é preciso decidir qual será o formato do vídeo react. O mais comum é quando as pessoas estão em primeiro plano e há uma pequena janela que apresenta o conteúdo que elas mesmas estão assistindo.

Para fazer isso, existem diversos programas de edição que permitem que a gravação seja feita em diferentes formatos. Em alguns, você pode fazer a gravação simultânea, em outras é preciso gravar os dois vídeos separadamente e depois juntá-los. Tudo irá depender do editor de vídeo que você irá usar. 

Você também pode escolher o formato que fica em primeiro plano e mostra em janelas fotos e prints com comentários. Essa é uma opção bastante dinâmica. 

Passo 3 – Confira as diretrizes de propriedade intelectual

Em geral, você só pode usar imagens e áudios gravados por terceiros com a autorização por escrito. Alguns locais como empresas de vídeo games costumam liberar essa licença. Nunca use imagens de terceiros sem autorização, você pode ser punido por lei. 

Se você usar o trabalho de outras pessoas sem a sua permissão, poderá estar usando conteúdo protegido por direitos autorais e a prática proibida no YouTube. Ao fazer isso, você por ter sua conta desmonetizada ou mesmo excluída. 

No caso de conteúdo de domínio público, o uso é liberado e você pode fazer o vídeo sem problemas. Aliás, quem quer ser criador de conteúdo na plataforma deve conhecer todas regras do YouTube.

Passo 4 – Faça a gravação do vídeo de react 

Por fim, faça a gravação do vídeo react para o YouTube. Como você precisa registrar suas reações e expressões faciais, é necessário conectar uma câmera externa ao seu computador ou usar uma câmera embutida. 

Após a gravação, faça a edição do material em seu editor de preferência. Existem diversas ferramentas de edição com diferentes recursos e interfaces. Escolha a que atenda melhor às suas expectativas e experiência. Então, basta postar o vídeo react no YouTube. 

Dicas para gravar um vídeo react no YouTube

Veja algumas dicas importantes para fazer um bom vídeo react no YouTube:

  • Tenha reações realmente: as pessoas querem ver suas expressões faciais e corporais no vídeo;
  • Faça comentários pertinentes: uma reação também pressupõe que você tenha comentários pertinentes sobre o que está vendo. Mas, o ideal é fazer comentários com bons conteúdos, fuja de alguns muito genéricos como “olha que legal” ou “não gostei”. Explique realmente seu ponto de vista;
  • Dê sua opinião sincera: vamos imaginar que você está fazendo um video react no YouTube de uma nova música lançada pela Lady Gaga. Fale realmente a sua opinião sobre a música porque é pela sua reação que as pessoas estão vendo seu vídeo;
  • Faça vídeos com boa qualidade: veja como está a qualidade de imagem e som, tanto do conteúdo que você está mostrando como do seu próprio vídeo;
  • Cuidados com o ambiente: o local da gravação precisa estar silencioso e a iluminação deve ser boa.

Veja aqui os 10 melhores equipamentos para fazer vídeos no YouTube.

Pode fazer React no YouTube?

Sim. É possível fazer vídeo react no YouTube. Aliás, o formato é muito popular na plataforma. 

Quando você faz um vídeo reagindo a uma situação que presenciou ou a um conteúdo de domínio público, não terá problemas com sua conta. 

No entanto, é preciso tomar cuidado com os direitos autorais. Afinal, se você for reagir a um vídeo ou música, eles podem estar protegidos por regulamentos de propriedade intelectual e você não pode usá-los sem a permissão do proprietário.

Sendo assim, para fazer um vídeo reagindo ao conteúdo de outra pessoa, o ideal é conseguir uma autorização por escrito do proprietário dos direitos dos recursos visuais e de áudio gravados permitindo o uso. 

Como fazer react no YouTube sem tomar Strike?

Para que você não tenha problemas com vídeos de react no YouTube, é essencial sempre conferir as Políticas e Termos de Uso do YouTube. Assim, você sabe exatamente o que pode ou não postar na plataforma. 

É sempre importante tomar cuidado com a questão de direitos autorais ou usar conteúdos de domínio público. Assim, tome muito cuidado porque na internet é possível encontrar diversos “truques” para burlar essa regra, mas você arrisca perder sua conta. 

Se você quer fazer o vídeo formato react, mas não conseguiu liberação ou um conteúdo de domínio público, uma dica interessante é fazer vídeos reagindo ao seu próprio conteúdo, mas que seja mais antigo. Aliás, essa é uma ótima ideia para mostrar a evolução do seu canal. Você também pode interagir com seus seguidores fazendo um vídeo de react dos comentários que eles deixam em seus conteúdos. 

Outra dica interessante é fazer parcerias com outros canais, assim um faz vídeos reacts do conteúdo do outro. Essa também é uma excelente opção para atrair mais público e assinantes. 

É possível monetizar no YouTube com vídeo react?

Sim, é possível monetizar no YouTube com vídeo react. Mas é preciso tomar muito cuidado com as diretrizes da plataforma para não violar direitos autorais e perder a sua receita. 

O YouTube verifica regularmente se os canais cumprem suas políticas e diretrizes. Ambas são abrangentes e estabelecem um equilíbrio entre os interesses dos criadores, espectadores e anunciantes. Se você pretende monetizar seu material, deve conhecer  essas políticas. Aliás, sempre leia as diretrizes para entender qual tipo de conteúdo gera receita no YouTube. 

Siga algumas dicas importantes para conseguir monetizar no YouTube com vídeo react:

  • Faça vídeos reacts de seu próprio conteúdo;
  • Faça vídeos reacts de um conteúdo famoso, mas mostrando apenas a sua reação e não o vídeo de outra pessoa;
  • Use conteúdo livre de royalties ou do Creative Commons com contrato de licença que concede a você os direitos de uso comercial;
  • Para mostrar conteúdo de terceiros, tenha uma autorização por escrito explícita do proprietário concedendo a você direitos de uso comercial sem restrições;
  • No caso de videogames, use apenas conteúdo que tenha os direitos de uso comercial concedidos pela licença da distribuidora de jogos;
  • Use as músicas da Biblioteca de áudio do YouTube.

Veja como funciona a monetização no Youtube e como a plataforma paga seus criadores de conteúdo.

Related posts

Curva ABC: entenda o que é, como fazer e muito mais!

Calendário Bolsa Família 2024: pagamentos de abril começam hoje

Mercados aguardam IBC-Br de fevereiro