Visto para Inglaterra: passo a passo para conseguir

Saiba como conseguir um visto para a Inglaterra e aproveitar um dos destinos turísticos preferidos dos brasileiros.

A Inglaterra é um dos países mais visitados por brasileiros no mundo, seja pelo turismo, seja por sua rica cultura. Com isso, muitas pessoas procuram conseguir o visto para Inglaterra e aproveitar as belezas do país, além de obter oportunidades melhores de vida.

Esse é o seu caso? Então, continue acompanhando este artigo para saber como conseguir o documento.

Por que tirar visto para Inglaterra?

Se o seu desejo é ficar mais de seis meses na Inglaterra, então, é preciso solicitar o visto. Dessa forma, se pretende estudar, fazer uma visita prolongada ou até mesmo morar na Inglaterra, é preciso conseguir o documento.

Uma vantagem que o visto para a Inglaterra fornece é a possibilidade de morar em outros países do Reino Unido — Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales. Isso porque eles compartilham das mesmas regras de vistos.

Quais são os tipos de visto?

São diversos os tipos de visto para entrar na Inglaterra. Por isso, é preciso conhecê-los para saber qual se encaixa melhor com a sua necessidade.

Eles consideram o objetivo da visita ao país, a nacionalidade do viajante, a duração da viagem e até aspectos relacionados a ela.

Confira quais são os principais tipos de visto para Inglaterra.

Visto para trabalho temporário

O visto para trabalho na Inglaterra (Tier 5) destina-se a estrangeiros com um prazo de permanência determinado para trabalhar no país. Em geral, tem duração de 1 ano, podendo se estender por mais 2 anos, se for o caso. 

Esse documento cobre pessoas que estão no país para realizar atividades específicas, que são:

  • Charity Worker: exercer um trabalho voluntário para uma instituição de caridade por até 12 meses;
  • Creative Worker: trabalhar na Inglaterra como atleta ou profissional criativo por no máximo 12 meses;
  • Government Authorised Exchange: participar de treinamentos, programa de idiomas do governo do país de origem, pesquisa ou bolsa de estudo por um período de 12 a 24 meses;
  • International Agreement: trabalhar coberto por leis ou tratados internacionais na Inglaterra. Serve para quem é funcionário em uma casa diplomática ou faz prestação de serviços para o governo estrangeiro por até 24 meses;
  • Religious Worker: trabalhar em uma instituição religiosa por 24 meses;
  • Seasonal Worker: trabalhar no setor agrícola, como colher frutas, legumes ou flores por até seis meses;
  • Youth Mobility Scheme: visto concedido para estrangeiros com idade entre 18 e 30 anos que desejam viver e trabalhar na Inglaterra por até dois anos.

Visto para trabalho permanente

O visto para trabalho de longa duração (Tier 2) concede aos estrangeiros de três a nove anos de permanência na Inglaterra. Esse período pode ser estendido. 

Confira quais trabalhos se encaixam nessa categoria:

  • Skilled Worker: profissional estrangeiro que desempenha um trabalho qualificado para o empregador;
  • Health and Care Worker: profissionais da área da saúde que desejam trabalhar no NHS — sistema de saúde da Inglaterra —, em empresas vinculadas ao NHS ou na assistência social para adultos;
  • Intra-company: profissional que atua na filial de uma empresa estrangeira na Inglaterra;
  • Minister of Religion: estrangeiros com oferta de emprego em uma comunidade religiosa, como missionários;
  • Internacional Sportsperson: esportistas de elite ou treinadores qualificados com reconhecimento internacional.

Visto de curta duração para estudantes

O visto de curta duração para estudantes permite que permaneçam em território inglês por no máximo 11 meses. Com ele, é possível que você realize cursos profissionalizantes ou em uma escola de inglês durante esse período. Ao término do prazo, é necessário solicitar o visto de estudante geral. 

Visto de longa duração para estudantes

O visto geral de estudante (Tier 4) permite que o tempo de permanência do estudante na Inglaterra seja superior a 11 meses. Além disso, é possível trabalhar e estender seu tempo de moradia no país.

É preciso realizar o processo no mínimo 3 meses antes de iniciar seu curso. É cobrada uma taxa de £335 pelo visto e outra de £200 por ano pelo sistema de saúde.

Visto de cônjuge

Com duração de 6 meses, o visto de cônjuge, ou Marriage Visitor, deve ser solicitado por quem deseja se casar no país europeu. Pode ser pedido também por pessoas interessadas em firmar união estável com cidadãos ingleses. 

Existe uma documentação específica nesse caso. Portanto, é importante verificar com as autoridades responsáveis e obter as informações necessárias para realizar a solicitação.

Visto para turistas

No caso de turistas brasileiros, o processo é bastante simples. O governo brasileiro possui um acordo com o britânico que permite que, em alguns casos, não seja necessária a expedição de um visto prévio.

Caso vá visitar familiares ou amigos, ou apenas fazer turismo, não é necessário ter o visto. Isso porque a própria imigração do aeroporto permite a entrada no país. No entanto, é importante ter em mãos documentos que comprovem que sua estadia não ultrapassará os 6 meses permitidos.

Para entrar na Inglaterra sem visto, é preciso apresentar:

  • passaporte (obrigatoriamente);
  • passagem de volta para comprovar seu vínculo com o Brasil; 
  • voucher do hotel em que ficará hospedado ou a carta convite, em caso de hospedagem na casa de um amigo ou família;
  • dinheiro suficiente para suprir sua estadia no país.

Visto de família

O visto de família, ou Family Visa, é pensado para estrangeiros com cônjuges ou parceiros estáveis ingleses. Ele permite que o indivíduo permaneça em território inglês por 2 anos e 6 meses, prazo que pode ser estendido.

Outra opção para quem deseja se juntar a um membro da família na Inglaterra é o apply for an EU Settlement Scheme family permit to join family in the UK. Sendo válida em países da União Europeia, EEE e Suíça, essa autorização permite que um indivíduo resida no país por até seis meses.

Onde solicitar o visto para Inglaterra no Brasil?

Para fazer a solicitação do visto, basta procurar o site da Embaixada do Reino Unido e realizar todo o processo via internet

Em caso de dúvidas, você pode recorrer às Embaixadas e Consulados Britânicos no Brasil, que se encontram localizados em:

  • Brasília;
  • Belo Horizonte;
  • Recife;
  • Rio de Janeiro;
  • São Paulo.

Quanto custa o visto?

A taxa de custo para a emissão do visto pode variar conforme o seu tipo. No entanto, na tabela a seguir você pode conferir alguns valores para o ano de 2022.

Tipo de vistoValor
Student Visa (Tier 4)£348
Work Visa (Tier 5)£259
Work Visa (Tier 2)A partir de £625
Marriage Visitor£100
Family£1.612

Quais são os documentos necessários para solicitar o visto?

Cada tipo de visto requer uma documentação específica. Confira quais são os documentos necessários em cada caso. É importante salientar que documentos que não estão em inglês ou galês precisam ter tradução certificada.

Visto de curta duração para estudantes

Documentação necessária para conseguir:

  • passaporte válido;
  • comprovantes de estabilidade financeira, como extratos e contracheques;
  • detalhes da sua hospedagem e seus planos de viagem;
  • contato de pelo menos um responsável do país de origem, no caso de menores de 18 anos; 
  • carta de aceitação da instituição educacional.

Visto de longa duração para estudantes

Documentação necessária para conseguir:

  • passaporte válido;
  • comprovantes de estabilidade financeira, como extratos e contracheques;
  • prova de consenso de responsáveis para menores de 18 anos;
  • carta de admissão na instituição de ensino;
  • certificado de proficiência em inglês (IELTS).

Visto para trabalho

Documentação necessária para conseguir:

  • passaporte válido;
  • confirmação de agendamento de entrevista;
  • recibo de pagamento da taxa de serviço VAC;
  • formulário de solicitação impresso;
  • documentos para comprovação de informações.

Quanto tempo demora para tirar o visto?

O primeiro passo é fazer o preenchimento do formulário disponibilizado no site do governo britânico. Depois, é preciso enviar todos os documentos necessários para a expedição do visto e a comprovação da identidade. Após isso, o prazo para sua emissão é de, em média, 3 semanas.

Com o pagamento de uma taxa de £800, por meio do Serviço Super Prioritário, é possível consegui-lo até o fim do próximo dia útil. Esse caso é aplicável somente em alguns países.

Como enviar e receber dinheiro da Inglaterra?

A Remessa Online é uma plataforma digital brasileira especialista em transações financeiras internacionais. Por aqui, você consegue enviar ou receber dinheiro do exterior de forma rápida, econômica e segura. 

Com a Remessa, você realiza transações financeiras com as menores taxas do mercado, tudo de forma transparente e clara para sua segurança! Acesse o nosso site para conhecer todos os nossos serviços!

Resumindo

Como conseguir um visto da Inglaterra?

É possível solicitar o visto para Inglaterra por meio do site do governo britânico. Para tanto, basta preencher o formulário online e enviar a documentação necessária corretamente.

Como funciona o visto para Inglaterra para brasileiros?

O visto de turismo na Inglaterra não é exigido para brasileiros. Porém, a permissão de entrada é dada somente no momento de desembarque no aeroporto. Ao chegar no país, os viajantes são submetidos à imigração, onde o visto de turista no Reino Unido pode ou não ser aceito.

Quais são os documentos necessários para emitir o visto?

Para emitir o visto, é preciso apresentar:
– passaporte válido;
– pagamento das taxas consulares;
– aprovação no exame de proficiência em inglês;
– contrato de trabalho de empresa na Inglaterra (visto de trabalho);
– comprovante financeiro de que tem condições para permanecer no país;
– matrícula ou comprovante de aprovação em instituição de ensino inglesa (visto de estudante).

Related posts

Elon Musk: saiba tudo sobre um dos homens mais ricos do mundo

Nubank é internacional? Saiba se é possível usá-lo no exterior

NTN-B: o que é, como funciona e como investir neste título