o que é e como abrir empresa pelo sistema
O Balcão Único é um sistema desenvolvido pelo governo federal do Brasil, em parceria com as Juntas Comerciais dos estados, que simplifica e agiliza o processo de abertura de empresas.
O Balcão Único permite que empreendedores abram uma empresa por meio de um único formulário eletrônico e digital, eliminando a necessidade de percorrer vários órgãos públicos. Isso reduz significativamente o tempo e o custo para iniciar um negócio.
– Governo Federal; – Governo estaduais; – Governos municipais; – Juntas Comerciais; – Secretarias Municipais de Finanças e Licenciamento; – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae – Outros órgãos estaduais e municipais que dependem da natureza do negócio e das exigências locais.
O Balcão Único já está disponível em todos os estados brasileiros. Dessa forma, empreendedores de qualquer estado podem acessar o site e começar o processo para a abertura da empresa.
Apenas microempresas com natureza jurídica de Empresário Individual (EI) e de Sociedades Ltda, incluindo a Sociedade Limitada Unipessoal (SLU), poderão ser abertas.
Na maioria dos estados, a abertura da empresa pelo Balcão Único é gratuita. Isso porque, o governo federal solicita às Juntas Comerciais que pensem em formas de simplificar ou isentar esse pagamento. Porém, pode haver cobrança de taxas.
– Simplifica o processo de abertura de empresas ao reunir diversas etapas em um único formulário online; – Proporciona uma abertura de empresa mais rápida; – Redução significativa nos custos da abertura de empresas, como taxas e despesas administrativas; – Está disponível online; – Oferece maior segurança e transparência;
Sim, é necessário ter um contador para cuidar da empresa. Mesmo que o processo de abertura pelo Balcão Único possa ser realizado online e gratuitamente, é obrigatório informar os dados do contador responsável no momento da abertura do CNPJ.