Yoast SEO: entenda como usar o plugin no WordPress

Que tal atingir as melhores posições da página de buscas do Google e de outros mecanismos de pesquisa? Com a ajuda do Yoast SEO você pode. Saiba mais!

Conquistar boas posições com seu site ou blog na primeira página do Google não é uma tarefa fácil. Isso porque, existem diversos fatores de Search Engine Optimization (SEO) que o maior buscador do mundo leva em consideração no momento de organizar o ranking de pesquisas. 

Mas, calma! Com as ferramentas de SEO corretas é possível atingir a otimização necessária para conquistar o 1º lugar. Neste sentido, o Yoast SEO se destaca como o principal plugin gratuito do mercado — especialmente para quem usa o WordPress como Content Management System (CMS). 

É sobre isso que você está procurando? Então, continue a leitura e descubra: 

  • o que é Yoast SEO;
  • porque usá-lo no WordPress do seu site;
  • como baixá-lo e instalá-lo;
  • como funcionam são suas configurações;
  • como melhorar o SEO dos seus artigos por meio desse plugin;
  • e muito mais!

Vamos lá? Boa leitura!

O que é Yoast SEO

O Yoast SEO é um plugin para o CMS WordPress que facilita a otimização de conteúdos para buscadores. Com o slogan “SEO para todos”, ele é uma ferramenta extremamente intuitiva. Ou seja, pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento sobre a área.  

De modo geral, o Yoast conta com duas versões: uma gratuita e outra paga. Vale ressaltar que a versão free já proporciona recursos indispensáveis para quem está em busca de obter sucesso no Google. A versão paga adiciona opções, como: 

  • ferramenta de redirecionamento;
  • apontamentos sobre links internos;
  • pré-visualização de posts em redes sociais;
  • opções para focar em mais de uma palavra-chave por conteúdo. 

Por que usar Yoast SEO no WordPress do seu site

Para quem é um iniciante, o Yoast funciona como um guia seguro para corresponder aos principais fatores de ranqueamento dos buscadores. Já para os experts da área, ele auxilia na revisão desses itens. Assim, algumas das principais vantagens de usá-lo no WordPress do seu site são: 

  • dicas para ajustar e otimizar títulos SEO, slug das URLs e meta descrições;
  • prévia de como o artigo ficará na página de buscas (celular e computador) do Google após ser publicado;
  • análises do uso correto das palavras-chaves ao longo do artigo;
  • avaliações sobre a legibilidade do texto;
  • contador de links internos;
  • e muito mais!

Como baixar e instalar o Yoast SEO no WordPress

Se você já tem o Yoast SEO instalado em seu WordPress, pule para o próximo tópico. Caso contrário, confira agora um passo a passo simples de como instalar essa ferramenta!

  1. Acesse o painel principal do seu Wordpress e encontre na coluna esquerda a aba de “plugins”. Passe o mouse sobre ela e clique na opção “adicionar novo”;
  2. Na página de plugins, você terá acesso a uma loja de ferramentas do Wordpress. Encontre a barra de pesquisas e busque por “Yoast SEO”;
  3. Após encontrar o Yoast, clique em “instalar plugin”;
  4. Com a ferramenta instalada, encontre o botão “ativar plugin”;
  5. Pronto! Agora basta verificar se na coluna esquerda da sua página inicial está aparecendo a opção “SEO”. Caso esteja, o procedimento foi um sucesso.

Entendendo as configurações do Yoast SEO

Agora que você já sabe o que é o Yoast SEO, porque usá-lo e como instalá-lo no WordPress do seu site, é hora de descobrir como funcionam as configurações dessa ferramenta.  

De modo geral, o Yoast se divide em quatro categorias principais: painel, recursos, integrações e ferramentas para WebMasters. Abaixo, saiba mais sobre cada uma delas!

Painel

É o espaço em que estão localizadas notificações e avisos de problemas, além informações sobre o status das configurações necessárias para o uso do Yoast. 

Recursos

Aqui ficam todos os principais recursos disponíveis na ferramenta, sendo um ambiente para ativar ou desativar todas elas. A dica é manter todas ativas.  

Integrações

Painel que oferece opções avançadas para integrar o Yoast SEO com Semrush e Ryte, por exemplo. Caso você não use nenhuma dessas ferramentas, não é necessário configurar essa parte.

Ferramentas para WebMasters

Espaço dedicado para adicionar códigos de verificação dos buscadores: Google, Baidu, Yandex e Bing. Aqui, por exemplo, é possível inserir o código do Google Search Console e do Google Analytics em seu site.

Como melhorar o SEO dos seus artigos com o Yoast

Para quem é criador de conteúdo, essa é uma das principais partes deste artigo: como usar o Yoast SEO para otimizar seus artigos para ranquear bem nos buscadores. Basicamente, a ferramenta apresenta duas abas principais que te auxiliarão nesse quesito: “SEO” e “Legibilidade”.

Veja como elas funcionam!

Aba “SEO”

Nessa aba, você terá acesso a um diagnóstico completo sobre SEO dos seus conteúdos. Aqui, o primeiro passo para iniciar a análise é adicionar seu termo principal na frase-chave da publicação. 

Frase-chave de foco

A frase-chave, nada mais do que a palavra-chave que você selecionou para o desenvolvimento do seu artigo. Dessa forma, ela é o ponto central da sua estratégia, já que é por ela que seu público busca quando tem uma dúvida. 

Pré-visualização no Google

Com a frase-chave configurada, você terá acesso as seguintes configurações:

  • Título SEO: é a frase que ficará visível na página de buscas dos mecanismos de pesquisa. Uma boa prática é mantê-la com até 50 caracteres; 
  • Slug: representa a URL do seu conteúdo. A dica é usar a palavra-chave separada por “-”, evitando o uso de caracteres especiais;
  • Meta-descrição: configura um breve resumo sobre seu artigo e aparece embaixo do Título SEO. Aqui, vale usar a palavra-chave logo no começo da frase e manter uma quantidade máxima de até 160 caracteres. 

Vale explicar também que há uma barrinha localizada abaixo de cada um desses espaços. Ela funciona como se fosse um termômetro: 

  • se ela estiver laranja, você deve adicionar mais palavras ao campo designado;
  • caso esteja vermelha, retire palavras;
  • se estiver verde, significa que está no tamanho certo.

Análise de SEO

Após preencher as opções iniciais da Aba SEO, a ferramenta fará uma análise a respeito da aplicação da frase-chave ao longo do conteúdo e apresentará os fatores:

  • Atributo alt da imagem: uso da palavra-chave na descrição das imagens do conteúdo;
  • Comprimento de texto: análise para verificar se o conteúdo tem no mínimo 300 palavras (tamanho recomendado pela ferramenta);
  • Densidade da frase-chave: verificação a respeito da quantidade de vezes que o termo-chave foi repetido ao longo do conteúdo;
  • Frase-chave na introdução: o Yoast recomenda que a palavra-chave seja usada ao menos uma vez no início do artigo;
  • Frase-chave na meta descrição: é importante que o termo principal esteja na sua meta descrição também;
  • Frase-chave nos subtítulos: a ferramenta recomenda a inserção da palavra-chave ao menos em 1 dos subtítulos do seu conteúdo;
  • Frase-chave no slug: análise da frase-chave na sua URL;
  • Frase-chave no título: uso do termo principal no SEO title;
  • Frase-chave utilizada anteriormente: verificação do uso da palavra-chave em outros conteúdos do seu site;
  • Links de saída: hiperlinks feitos para sites diferentes do seu. É recomendável o uso de, pelo menos, um link de saída por conteúdo;
  • Links de entrada: hiperlinks aplicados publicações internas do seu site;
  • Tamanho da frase-chave: o Yoast recomenda que a palavra-chave seja nem muito grande, nem muito pequena;
  • Tamanho da meta descrição: análise do tamanho da meta descrição;
  • SEO largura do título: verificação do tamanho dos títulos do seu conteúdo.

Aba “Legibilidade”

Já na segunda aba para otimização SEO você encontrará uma análise sobre fatores relacionados à legibilidade do seu conteúdo. Sendo eles:

  • Distribuição de subtítulos: análise da forma com que seu conteúdo está dividido. É importante que ele tenha uma boa quantidade de intertítulos;
  • Facilidade de leitura Flesch: verificação do tamanho médio das frases e quantidade de sílabas por palavras;
  • Frases consecutivas: fator que analisa a repetição das frases presentes no conteúdo;
  • Palavras de transição: análise do uso de termos como: portanto, ou seja, contudo etc. É importante que seu conteúdo use essas palavras, já que elas tornam o texto mais conciso e melhoram a experiência de leitura dos usuários;
  • Tamanho dos parágrafos: verificação da quantidade de palavras em cada palavra. O Yoast recomenda que eles tenham no máximo 150;
  • Voz passiva: fator que analisa o uso da voz verbal responsável por tornar as frases mais resumidas e fáceis de ler.

Dicas finais para melhorar o SEO do seu site

Antes de finalizarmos, vale reforçar mais algumas dicas para que você obtenha sucesso em sua estratégia SEO. 

Conte com a ajuda de outras ferramentas SEO

Além de contar com o suporte do Yoast SEO, é importante conhecer também outras ferramentas que vão facilitar o desenvolvimento de uma estratégia sólida. Três das principais opções do mercado são: Semrush, Ahrefs e Ubersuggest.

Tenha objetivos claros

Quando você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Portanto, definir objetivos atingíveis e mensuráveis é essencial para analisar o sucesso do SEO do seu site – sendo também a chave para o aprimoramento constante dos seus conteúdos.

Conheça bem seu público-alvo e crie personas

Uma das vantagens do SEO está em enriquecer a jornada de compra do público-alvo. Mas, para que isso aconteça, é importante conhecer bem suas personas. Assim, identifique as dúvidas, dores e necessidades que seus consumidores têm. 

A partir desse passo, será possível criar conteúdos verdadeiramente relevantes para os usuários do seu site.

Faça uma boa pesquisa de palavras-chaves

Além de identificar as dúvidas, dores e necessidades das suas personas, é importante encontrar termos que correspondam a essas questões. Isso só é possível a partir de uma boa pesquisa de palavras-chaves. 

Domine os principais fatores de ranqueamento

Os fatores de ranqueamento são os responsáveis por analisar a experiência que os usuários terão ao acessar seu site. Sendo eles a base do funcionamento do Yoast SEO, é importante que você os domine para conquistar boas posições nas páginas de busca. 

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Resumindo

O que é plugin Yoast SEO?

O Yoast SEO é um plugin para o CMS WordPress que facilita a otimização de conteúdos para buscadores. Com o slogan “SEO para todos”, ele é uma ferramenta extremamente intuitiva. Ou seja, pode ser usado por qualquer pessoa, independentemente do seu nível de conhecimento sobre a área.

Como usar o plugin Yoast SEO?

O WordPress torna simples o processo para usar o plugin Yoast SEO. Assim, você precisa apenas buscar pelo nome da ferramenta na loja de plugins, baixá-la e instalá-la. Caso você queira ir além, é importante conhecer também o funcionamento das suas configurações.

Qual é o melhor plugin SEO para WordPress?

Existem diversas opções de ferramentas para otimizar o SEO dos conteúdos publicados pelo WordPress. Mas, se você quer alcançar o primeiro lugar das páginas de pesquisa do Google, o Yoast SEO é a melhor opção. Isso porque, com ele, você tem acesso a vantagens como: 

– dicas para ajustar e otimizar títulos SEO, slug das URLs e meta descrições;
– prévia de como o artigo ficará na página de buscas (celular e computador) do Google após ser publicado;
– análises do uso correto das palavras-chaves ao longo do artigo;
– avaliações sobre a legibilidade do texto;
– contador de links internos;
– e muito mais!

O que seria SEO no WordPress?

A sigla SEO vem de Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os motores de buscas. Já o WordPress é considerado um dos principais gerenciadores de conteúdo do mundo. Assim, SEO no WordPress é a prática que tem como objetivo otimizar publicações para que elas possam ranquear melhor nas páginas de buscas dos mecanismos de pesquisa.

Como fazer um bom SEO no WordPress?

As principais dicas para fazer um bom SEO no WordPress são:
– contar com a ajuda de ferramentas de otimização, como o Yoast SEO;
– ter objetivos claros;
– conhecer bem seu público-alvo e criar personas;
– fazer uma boa pesquisa de palavras-chaves;
– dominar os principais fatores de ranqueamento;
– acompanhar as tendências do mercado.

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