Investimentos para sua startup: qual a sua real importância

As empresas que estão em sua vida inicial sempre precisam de investimentos para executar seus planos. Startups necessitam de capital para escalar, ou até mesmo para produzir suas primeiras versões – o famoso MVP (Produto mínimo viável).

Entender essa dinâmica é importante para que o empreendedor saiba garantir o momento ideal para procurar investimentos para seu negócio, possuindo as ferramentas certas e com o planejamento adequado para esse dinheiro. 

Perguntas de “como” e “quando” surgem aos montes nas cabeças dos empreendedores, e vamos, ao longo das próximas semanas, ajudá-los a entender o caminho das pedras, se preparar para receber investimentos e fazer suas empresas crescerem. Basta acompanhar! 

Investimentos são importantes no começo

A maioria das grandes empresas de tecnologia tiveram investimentos logo no começo. 

O Google começou com investimentos-anjo por parte de um ex-professor de Stanford, enquanto o Facebook teve o dinheiro da família de Eduardo Saverin e Mark Zuckerberg antes mesmo do investimento do Peter Thiel. 

A Amazon viu os pais de Jeff Bezos investindo no começo – e eles se tornaram bilionários por isso. 

A lista continua. Na verdade, para a maioria dos fundadores que ainda não são famosos, é bastante comum começar com investimentos-anjo mesmo antes de fazer uma rodada institucional, com fundos que investem em startups.

Isso é muito importante no início da vida útil de uma empresa, antes dela acumular ativos e histórico que fariam empréstimos se tornarem uma alternativa para financiamento. 

Além do dinheiro do fundador, é bem possível que esse primeiro investimento venha de amigos ou familiares, e, possivelmente, investidores qualificados. Raramente um primeiro investimento será de um fundo internacional. 

Esse capital inicial que os anjos podem fornecer melhora a chance de a empresa sobreviver tempo suficiente para construir um negócio sustentável. Não garante o sucesso, mas possibilita um tempo de voo mais longo que pode permitir que um caminho para o sucesso seja encontrado. 

O início de uma empresa é um momento muito crítico, muito intensivo de capital e com pouquíssimas receitas. As pessoas às vezes podem esquecer que o produto final que elas veem é apenas um caminho que o desenvolvimento tomou. 

Muitos custos incorridos no começo são experimentando e explorando possibilidades que, em última análise, não “viram”. 

As ideias não são criadas totalmente formadas, embaladas para o sucesso. A experimentação é uma parte crucial do processo de desenvolvimento de um produto novo. 

Muitas vezes, o que NÃO chega até o produto é fundamental para o sucesso do produto – é importante descartar ideias e tomar novas hipóteses.

Algumas pessoas podem ver esses custos como desperdício. Essas pessoas provavelmente nunca serão empreendedoras bem-sucedidas. 

O que você vê na sua tela pode parecer que poderia ter sido criado de maneira barata. Infelizmente, o que você vê na sua tela também é apenas uma fração da imagem completa do trabalho de uma empresa. Foi a parte que sobreviveu. 

Investimentos para sua startup: essenciais para escalar seu negócio

Fora do momento inicial, investimentos são sempre relevantes para garantir a escalabilidade da sua empresa. 

Digamos que você construiu um aplicativo, que é capaz de atender 1.000 usuários hoje. Mas você não iria querer parar na marca de 1.000 pessoas, você quer atender, 10.000 ou 100.000 ou mais usuários.

Para alcançar esse número, você precisa escalar sua empresa. Você precisará dimensionar seu hardware, servidores e funcionários para atingir esse limite, além de um grande esforço de marketing para atingir tais usuários. 

Você precisará de um bom dinheiro para empregar boas pessoas e recursos de hardware, além de um escritório maior e melhores instalações para essas pessoas. Você pode fazer isso com o dinheiro que recebe de suas operações, sem problema. Mas isso demoraria anos.

Portanto, alguém precisa investir em sua empresa, para que você possa crescê-la mais rapidamente. 

Se você não fizer isso, alguém vai ter a mesma ideia que você e vai tentar te esmagar com isso. E se esta é uma empresa já estabelecida, então a cada dia que passar vai ser mais difícil para você competir com eles, pois eles irão melhorar os recursos já que possuem dinheiro para fazê-lo. 

Se você crescer rápido, com um substancial aumento da base de usuários, uma empresa maior vai achar mais fácil comprá-lo em vez de focar em seu próprio produto. E assim, você e seus investidores podem ganhar dinheiro nesta situação ganha-ganha. E se você não quer vender, então você vai precisar ainda mais de capital para tal, o que vai requerer ainda mais investimentos. 

Quando procurar um investimento?

A resposta simples para essa pergunta seria “quando você precisar de dinheiro para executar os planos que você tem no papel”. 

Diferentes startups têm planos diferentes, perfis de fundadores diferentes e ideias diferentes de como alcançar isso. Todas elas possuem uma coisa em comum: se o plano exige que ela gaste dinheiro para executar e ela não tem o dinheiro, ela precisa levantar o dinheiro de outra pessoa.

É importante ressaltar que a startup precisa estar PREPARADA para receber o investimento. 

Uma startup deve, se possível, esperar até ter um produto comprovado com grande potencial de crescimento e um pequeno número de clientes anjo. Isso provará o modelo e ganhará valuations melhores.

Uma ideia e um plano de negócios são bons, mas provavelmente não o suficiente para obter financiamento da maioria dos investidores. Protótipos são muito baratos de construir hoje em dia, e os investidores esperam que os fundadores sejam comprometidos o suficiente para fazê-los por conta própria e em seu próprio tempo. 

Para os investidores, ver uma versão inicial do produto feito é uma redução significativa de risco.

Você tem que imaginar que um investidor vê milhares de boas ideias por mês. O que você precisa mostrar é que você é o único que é capaz de executar esta ideia, o que é, muitas vezes, ainda mais importante do que a ideia em si.

É necessário que você agregue mais valor ao seu projeto além da ideia inicial. Por quê? 

Porque uma vez que você falar a alguém a sua ideia, ele pode trazer o mesmo valor inicial para a mesa. Então o momento de buscar investimento é quando você pode mostrar que sua ideia já gera valor com algo palpável e que possa ser mostrado para um investidor. 

Mas eu não preciso de um investimento!

“Sempre levante dinheiro quando você não precisa”, é um mantra para fundadores de startups experientes. Se você está levantando dinheiro somente porque você precisa, você já está tarde demais e com risco significativo de termos desfavoráveis com os investidores. 

Mesmo quando você não precisa, sempre corteje possíveis investidores e mantenha relacionamentos próximos. 

Eles não só oferecerão dinheiro constantemente sem você perguntar (se gostarem do que você está fazendo), mas também provavelmente abrirão sua rede e seu conhecimento para você, o que pode te trazer ganhos indiretos significativos. 

Levantar dinheiro quando você não precisa lhe garante a possibilidade de sobrevivência a qualquer imprevisto, como uma mudança forçada de plano de negócios. Não dê chance ao azar. 

Sobrevivendo ao primeiro cemitério

A maioria das startups falha. Empresas de tecnologia com investimentos (e provavelmente a maioria das empresas com investidores externos) têm uma chance muito maior de sucesso, por duas razões principais:

Viés de seleção
Os investidores apostam em empresas que acham que terão sucesso, e embora investir esteja longe de ser uma ciência exata, eles escolhem empresas melhores do que as que eles rejeitam.

Recursos
As empresas financiadas têm mais dinheiro, o que diminui o principal motivo para que as empresas deixem de existir: ficar sem dinheiro. Investimentos também vem com algumas conexões e prestígio, que em equilíbrio ajudam uma empresa.

Isso não é verdade em todos os casos, mas é um viés geral. Empresas em estágio inicial que captam dinheiro com sucesso são mais propensas a ter sucesso. 

O inverso também é verdade. Empresas que buscam investimentos e não conseguem se tornam ainda mais propensas a falhar. Porque, além de seus recursos reduzidos, eles também provavelmente têm falhas visíveis que levam os Investidores a rejeitá-los.

Claro que você vai ouvir diversas vezes a história da empresa que foi rejeitada por milhares de investidores e acabou tendo sucesso. Isso acontece. Mas lembre-se: essa é a exceção, não a regra. 

O investidor vai roubar minha ideia?

Uma ideia não é uma coisa muito valiosa para roubar. Seu valor está na execução, e para isso, você precisa de uma equipe dedicada, comprometida e muito trabalho. Um dos nomes mais fortes do mercado de startups brasileiro, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, geralmente diz que um balde de ideias vale um centavo.

A última coisa que um investidor real quer, na verdade, é uma ideia crua para executar. Eles já têm suas próprias carreiras. Eles têm seus próprios negócios. Eles sabem quanto é a execução do trabalho e não querem fazer isso de novo; eles querem investir em um negócio, não em uma ideia; e isso inclui uma equipe completa para executar aquela ideia. 

No entanto, pode haver pessoas se disfarçando de investidores, a fim de tirar proveito de startups e aspirantes a startups. A maioria deles está vendendo serviços. É difícil imaginar alguém que tenha experiência, recursos e equipe pronta para executar, apenas esperando uma ideia para roubar. Isso não existe no mundo real e se isso acontecer, não foi um investidor.

Retornos gigantescos, riscos gigantescos

A empresa Harmonix teve uma das vendas mais bem sucedidas de um estúdio de jogos de todos os tempos. Foi inicialmente financiada por 72 investidores. 

Os primeiros tiveram um retorno de 220 vezes do investimento. O grupo seguinte, um ano depois, viu um retorno de 100 vezes. O último, o maior grupo de investidores, entrou na companhia no terceiro ano, e viu um retorno de “apenas” 45 vezes. Isso é um grande sucesso, tanto para a companhia quanto para os investidores. 

Essa história mostra o potencial enorme do mercado de investimentos que os investimentos em startups possuem. Mas os riscos também são imensos: a grande maioria dos investimentos não retorna nenhum lucro, ou muito baixo. 

Mas muitos desses casos serão apenas sucessos moderados. É comum o investidor recuperar o investimento inicial, mas seis, sete anos depois – o que é um retorno de 0% ao ano, muito abaixo de qualquer outra modalidade no Brasil. 

E muitos casos parecem ser de sucesso, mas são fracassos: se o investidor dobra o capital em seis ou sete anos, isso é o equivalente a apenas 10% ao ano de retorno, menos do que bons fundos de investimentos disponíveis no mercado.

Investidores registram ganhos em apenas cerca de 10% das empresas em que eles investem, então para compensar todas as perdas e baixos retornos dos outros 90%, esses 10% precisam ter um retorno médio de 10 vezes o dinheiro ou mais. 

Você precisa alcançar quase 35% ao ano de retorno para chegar a 10 vezes o seu investimento em 8 anos. É expressivo, esse é um mercado de altíssimo risco.

Conclusão: investimentos para sua startup podem ajudá-la a crescer

Investimentos são parte essencial das ações de crescimento de uma startup, porém demandam conhecimento e critérios para que se convertam, de fato, em retorno efetivo par ao negócio.

A Remessa Online é uma empresa que viabiliza, de forma segura e econômica, investimentos e transações internacionais.

Crie sua conta gratuita na Remessa Online e economize até 8 vezes mais ao enviar ou receber do exterior.

Saiba mais sobre as soluções da Remessa Online para a sua empresa.

Related posts

Sociedade em conta de participação: entenda como funciona

Monetização do YouTube 2024: como funciona o pagamento para youtubers?

Qual o melhor horário para postar foto no Instagram? (2024)