Arthur Lira: o que esperar do novo presidente da Câmara

Recentemente a Câmara dos Deputados votou para escolher seu novo presidente. O escolhido foi Arthur Lira, deputado alagoano, líder do Centrão e aliado do presidente da república, Jair Bolsonaro. Durante toda a campanha do candidato, Bolsonaro apoiou e fez campanha para elegê-lo. 

Você sabe quem é Arthur Lira e o que a sua vitória pode representar para a Câmara dos Deputados nos próximos anos? Continue lendo este artigo e confira!

Quem é Arthur Lira, novo presidente da Câmara dos Deputados?

O deputado Arthur Lira (PP-AL) é líder dos partidos que formam o Centrão e fazem parte da base do governo. O candidato, apoiado por Jair Bolsonaro, venceu a eleição no primeiro turno, com o apoio de mais da metade dos deputados. Isso faz com que o presidente da república tenha um aliado importante no comando da Câmara dos Deputados

Arthur Lira é natural de Maceió, tem 51 anos, é casado e tem cinco filhos. O deputado se formou em direito, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), é advogado, empresário e agropecuarista.

Hoje faz parte do Progressistas (PP), mas já foi filiado ao antigo PFL, PSDB, PTB e PMN. O deputado tem um histórico político familiar, seu pai, Benedito de Lira (PP), é ex-senador.

Arthur Lira entrou na vida política como vereador em Maceió, já foi deputado estadual em Alagoas e, atualmente, ocupa a cadeira de deputado federal de seu estado desde 2011. Em 2018, Lira foi eleito o segundo deputado mais votado de Alagoas.   

Dentro da casa legislativa, Arthur Lira tem uma forte atuação. Já foi líder do PP seis vezes, comandou um bloco com mais de 200 parlamentares em 2020, formado por membros do Centrão, MDB e DEM.  Além disso, Lira já foi presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e comandou a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso Nacional.

Dois espaços de prestígio no Parlamento. A CCJ é onde passam todas as propostas em tramitação da Câmara e a CMO é responsável por definir as despesas prioritárias do governo federal.

Diante desse histórico, o que o país pode esperar de Arthur Lira como presidente da Câmara dos Deputados? Veja a seguir, quais são os principais pontos de prioridade do deputado. 

O que esperar do novo presidente da Câmara dos Deputados?

Desde o período de sua campanha para presidente, Lira já se manifestava sobre alguns pontos importantes para o cargo. A seguir, listamos os principais e como o presidente falou que ia conduzir.

Prorrogação do auxílio emergencial

Desde o início de sua campanha, Lira falava em priorizar a votação do auxílio emergencial. Agora eleito, o presidente pretende colocar a pauta para ser votada entre os deputados ainda no início de março. Na sequência, Arthur Lira pretende colocar as reformas administrativa e tributária em votação.

Vacinação contra a Covid-19

Em seu primeiro discurso, depois de eleito, Lira defendeu o acesso à vacina para todos os brasileiros. No entanto, durante sua campanha, o então deputado se manifestou contra a obrigatoriedade da vacinação.

Pedidos de impeachment de Bolsonaro

Durante sua campanha para presidente da Câmara dos Deputados, Lira afirmou que “impeachment não é pauta de candidato à presidência da Câmara” e quem deve ser cobrado é o antigo presidente, que não colocou o tema em votação, mesmo com 50 pedidos registrados pelos parlamentares. Além disso, afirmou que o assunto será tratado se houver necessidade. 

Pautas econômicas prioritárias

Com relação às pautas econômicas, Arthur Lira defende que é preciso aprovar as reformas estruturantes. O presidente prevê votar um orçamento de 2021 logo no início de seu mandato, antes mesmo da PEC emergencial. Para Lira, “temas como a reforma tributária precisam ser debatidos. Outro projeto que pode avançar no primeiro semestre é a reforma administrativa”.

Agora nos resta acompanhar a atuação do presidente e saber como ele vai conduzir as pautas e os projetos que vão entrar em votação na Casa Legislativa. Mantenha-se informado aqui no blog da Remessa Online.

Related posts

Qual o valor do IPCA hoje e o acumulado de 2024?

Semana de Copom e inflação pode trazer nova volatilidade ao mercado de câmbio

Dólar cai após fala de Powell