Bali: tudo que você precisa saber antes da sua viagem

Um local excelente para uma viagem de férias é Bali, na Indonésia. O destino é conhecido por suas paisagens, cultura e gastronomia, mas o que faz desse lugar tão especial e qual é o momento certo para viajar?

Neste guia, reunimos todas as informações essenciais para os viajantes que querem explorar Bali. Você vai encontrar desde dicas sobre a melhor época para viajar até sugestões de locais que merecem a sua visita. Boa leitura!

Quando ir a Bali?

Os melhores meses para ir a Bali são maio, junho e setembro, períodos da baixa temporada. Durante esses meses, há menos chuvas e turistas, além de hospedagens com preços mais acessíveis. O verão também costuma ser um momento da baixa temporada, mas é marcado pelo aumento das precipitações. 

A depender da escolha, é possível escapar da alta temporada, durante julho a agosto, assim como dos períodos de feriados de fim de ano. 

Como chegar a Bali?

Via aérea: O caminho do Brasil até Bali

Partindo do aeroporto de São Paulo (Guarulhos) em trajeto com apenas uma conexão para Bali, é possível optar pela Emirates (via Dubai) ou Qatar (via Doha). Já com duas conexões, há a KLM, AirFrance, Turkish e Lufthansa. 

Em média, leva-se um dia para percorrer a distância entre os países. Além disso, Bali tem um aeroporto internacional exclusivo, simplificando a chegada de visitantes.

Via aérea na Ásia: Uma opção mais rápida

Pessoas que estão na Ásia percorrem distâncias menores para chegar a Bali. As companhias Air Asia, Jetstar, Malaysia Airlines, Qantas, Singapore Airlines, Lion Air e Garuda disponibilizam voos para a ilha.

Desembarcando em Bali: O que fazer em seguida?

Ao desembarcar no Ngurah Rai International Airport, o meio de transporte mais utilizado é o táxi. Embora haja vários taxistas disponíveis no terminal de desembarque, é recomendável buscar o balcão oficial de táxis para garantir a utilização de serviços credenciados.

Onde ficar em Bali?

Ubud

Localizada no interior da península de Bali, Ubud é indicada para visitantes que gostam de apreciar a beleza dos campos de arroz e templos hindus. Portanto, opte por hotéis no centro, próximos ao Ubud Market e Ubud Palace, como Anumana ou Artini 2 Cottage.

Outras referências são as ruas Monkey Forest e Hanoman. Se preferir uma vista panorâmica e construções arquitetônicas, visite o Pajar House Ubud e o Alaya Resort Ubud.

Kuta

Para quem gosta do movimento, Kuta é uma área de Bali com bares, shoppings e restaurantes, além de ser próxima ao aeroporto. The Stones Hotel, The Pavilions Hotel e o Eden Hotel Kuta são hotéis abertos para hospedagem.

Seminyak

Situado no extremo sul de Bali, Seminyak é um destino com muitas opções de compras, restaurantes e experiências culturais. O Amadea Resort destaca-se pelo bom custo/benefício, já o Tony’s Villa fica próximo a atrações noturnas. Além disso, alternativas econômicas incluem o Ananda Resort, Harris Hotel, Horison e Ramada Encore.

Nusa Dua

Em Bali, Nusa Dua abriga uma faixa costeira e um complexo de resorts. Os jardins são bem cuidados, e a área conta com o Bali Collection, um centro de compras e restaurantes que fornece transporte gratuito de/para os hotéis. Para quem aprecia uma hospedagem luxuosa à beira-mar, há escolhas como Sofitel, Melia Bali e Grand Hyatt.

O que fazer em Bali?

Curtir as praias e a vida noturna ao sul de Bali e ir ao Templo Uluwatu

No sul de Bali, as praias de Seminyak convidam os visitantes a surfarem e a testemunharem o pôr do sol. Além disso, a vida noturna de Seminyak e Kuta é um atrativo adicional para quem procura entretenimento. Ainda, é interessante visitar o Templo Uluwatu, que conta com apresentações de dança kecak e uma vista panorâmica atrativa.

Conhecer os mercados centrais de Bali e a Floresta dos Macacos

No coração de Bali, a área central em torno de Ubud oferece um ambiente artístico e cultural. Os mercados locais são recomendados para os fãs de artesanato, arte e produtos autênticos.

A Floresta dos Macacos de Ubud é um lugar encantador para interagir com macacos amigáveis. Aliado a isso, os terraços de arroz de Tegalalang são uma paisagem espetacular.

Visitar o templo Besakih e relaxar na praia de Candidasa

Dirigindo-se para o leste de Bali, o Templo Besakih no Monte Agung é uma atração sagrada. Já a praia de Candidasa possibilita a prática de snorkeling, um mergulho em regiões costeiras em que o nadador fica na superfície com o suporte de nadadeiras

Explorar a espiritualidade e as paisagens naturais ao norte de Bali

No norte de Bali, as Cachoeiras de Sekumpul são um destaque para os amantes da natureza e o Lago Batur permite avistar o Monte Batur. O Templo Ulun Danu Bratan, situado no Lago Bratan, é uma joia arquitetônica e espiritual que também merece a sua visita.

Aventurar-se em trilhas e testemunhar o pôr do sol em Tanah Lot

A oeste, o Parque Nacional de Bali Barat tem trilhas que percorrem florestas tropicais e ecossistemas marinhos. Ao longo da costa, o Templo de Tanah Lot adiciona um toque espiritual à paisagem. Construído sobre uma rocha no oceano, esse templo é um dos ícones mais reconhecidos de Bali.

Como são os restaurantes em Bali?

Os pratos têm sabores memoráveis

A cozinha balinesa é repleta de sabores autênticos e utiliza ingredientes como coco, banana, peixes, pimentas e condimentos locais.

Pratos típicos servidos nos restaurantes em Bali:

  • Babi Guling (porco assado);
  • Bebek Betutu (pato recheado);
  • Gado-gado (molho com uma variedade de condimentos e amendoim);
  • Satay (espetinho de carne);
  • Nasi Goreng (arroz indonésio frito com carne e vegetais);
  • Keplon (sobremesa feita de arroz cozido com açúcar de palma).

Oferecem jantares à beira-mar no sul da ilha

O Ku de Ta em Seminyak é um renomado clube de praia e restaurante à beira-mar. Ele conta com duas áreas distintas: um lounge com piscina para apreciar o pôr do sol e um restaurante de alta gastronomia. À noite, transforma-se em um ambiente de balada, ideal para encontros com amigos.

O The Beach Grill, em Nusa Dua, é um restaurante à beira-mar de classe mundial, perfeito para tomar coquetéis, assistir ao pôr do sol e participar de jantares românticos. Conhecido por frutos-do-mar frescos e especialidades grelhadas, o cardápio inclui desde carnes premium até pratos vegetarianos.

Incorporam música e entretenimento ao ambiente

Alguns restaurantes em Bali, como o Casa Luna, incorporam música tradicional balinesa à sua programação. Dependendo do estabelecimento, é possível acompanhar noites temáticas com música ao vivo e shows de dança tradicional.

Quais os principais pontos turísticos de Bali?

Os principais pontos turísticos de Bali são as praias do sul (Padang-Padang, Uluwatu Beach), os templos Uluwatu e Tanah Lot, e a cidade de Ubud com seus templos e campos de arroz.

1. Padang-Padang Beach

Padang-Padang é um ponto turístico de Bali localizado em uma enseada cercada por formações rochosas. O acesso a ela ocorre mediante uma descida por uma escadaria pitoresca entre a vegetação densa e uma “gruta” natural esculpida nas rochas. Durante a descida, é possível encontrar macacos que buscam alimentos dos turistas. 

A infraestrutura da praia é modesta, com uma faixa de areia limitada, no entanto, conta com águas cristalinas e tranquilas, ideais para mergulho.

2. Uluwatu Beach

Uluwatu Beach, ou Blue Point Beach, é uma das possibilidades de visita de Bali. Localizada em frente a um imponente penhasco de pedra, o acesso à praia é feito por uma descida relativamente fácil, atraindo tanto praticantes de surfe quanto viajantes.

A paisagem é marcada por formações rochosas, trechos pequenos de areia e fendas esculpidas pelo mar, revelando corais e pequenas piscinas naturais durante a maré baixa. Ao longo do penhasco, restaurantes oferecem vistas do mar e do pôr do sol.

3. Uluwatu Temple

O templo de Uluwatu, também conhecido como Pura Luhur Uluwatu ou templo dos macacos, é uma das principais atrações de Bali e situa-se à beira de um penhasco de aproximadamente 70 metros. 

Dedicado aos espíritos do mar, o templo é reconhecido por sua arquitetura, construída na maioria com corais marinhos. É um dos templos mais antigos da ilha, datando o século XI. Além disso, o templo é palco da famosa Kecak e Fire Dance, uma apresentação de dança típica balinesa que conta histórias do Ramayana.

4. Tanah Lot Temple

O Tanah Lot é um dos templos mais notáveis de Bali, reconhecido por sua localização pitoresca em meio ao mar. Construído sobre rochas que emergem das águas, o templo pode ser acessado durante a maré baixa, sendo um destino popular para a fotografia. No entanto, a entrada pode ser dificultada durante a maré alta, quando o templo parece isolado no mar.

5. Ubud

Ubud, localizada em Bali, é uma cidade rodeada por plantações de arroz e vilas agrícolas, na região de Gianyar. Oferece atrações como o Palácio de Ubud, o Mercado Tradicional de Arte, o Templo Saraswati e a Floresta dos Macacos. Os campos de arroz de Tegalalang são um destaque para os turistas que desejam explorar a paisagem rural da região.

Como são as praias de Bali?

As praias de Bali oferecem uma variedade de paisagens e tonalidades de verde no mar ao redor da ilha. Embora algumas praias não tenham uma faixa de areia extensa ou águas cristalinas, a beleza natural ainda atrai diversos surfistas e turistas. 

Qual o melhor roteiro para 5 dias em Bali?

Se você dispõe de apenas 5 dias para explorar a ilha de Bali, a cidade de Ubud é um bom início de trajetória. 

Roteiro para 5 dias em Bali:

Dia 1: Vá para a cidade de Ubud. Visite o Ubud Palace, o Ubud Market, o Sarawasti Temple e a Sacred Monkey Forest Sanctuary (Floresta dos Macacos);

Dia 2: Visite as praias do sul (Dreamland Beach e Padang Padang);

Dia 3: Conheça o templo Tanah Lot e a região de Seminyak;

Dia 4: Visite os templos Tirta Empul, Goa Gajah e os terraços de arroz de Tegalalang;

Dia 5: Relaxe em um SPA em Ubud.

Qual o melhor roteiro para 7 dias em Bali?

Caso você possa ficar uma semana em Bali, considere o Templo Ulun Danu Bratan e os terraços de arroz de Jatiluwih em seu itinerário. Aproveite para subir o Monte Batur antes do amanhecer e ver o nascer do sol do topo do vulcão inativo. Se não é a sua vibe, participe de um passeio de bicicleta e percorra vários pontos da cidade.

Qual o melhor roteiro para 12 dias em Bali?

Pensando em um período de 12 dias para aproveitar Bali, visite as Ilhas Gili, conjunto de 3 ilhas localizadas a aproximadamente 2 horas de viagem de barco de Bali. 

As ilhas, embora pequenas e rústicas, são aconselháveis para indivíduos que queiram desfrutar do sol e da água cristalina. Outra opção de atividade é a prática de yoga e meditação, comuns na Ásia.

Como é a vida noturna em Bali?

Kuta é o epicentro da diversão noturna em Bali com as boates Bounty Discotheque e Skygarden, estabelecimentos populares para quem gosta de dançar variados tipos de músicas. Já em Seminyak, há os clubes de praia Ku de Ta e Potato Head, além do La Favela, no centro do balneário.

Em contraste, para quem não quer o agito, as noites de Ubud são tranquilas. Para a ocasião, o Ubud Palace e o Laughing Buddha são as melhores recomendações. Além de apreciar a arquitetura balinesa, você pode desfrutar da culinária, música ao vivo e danças típicas.

O que você deve saber antes de visitar Bali?

1. Brasileiros precisam de visto para viajar para a Indonésia

É possível obter o visto eletrônico (e-VOA) online, que custa cerca de US$ 32, é válido por 30 dias e pode ser solicitado preenchendo um formulário online.

2. O idioma oficial de Bali é indonésio

Em Bali, o Idioma oficial é indonésio. Porém, também se fala balinês e há muitos locais fluentes em inglês.

3. A hora de Bali está à frente do Brasil

O Fuso horário de Bali é UTC/GMT +8, estando 11 horas à frente de Brasília.

4. A voltagem é maior que a do Brasil

A rede elétrica de Bali possui uma tensão de 230V.

5. Siga os costumes locais

Bali é predominantemente hindu-balinês, ao contrário da maioria muçulmana do restante da Indonésia. Então, esteja ciente dos costumes locais para garantir uma experiência culturalmente respeitosa. 

Durante a estadia, é comum testemunhar festividades locais, muitas vezes acompanhadas de oferendas rituais. Ao visitar templos, use sarong, uma peça de vestuário tradicional, como sinal de respeito pela tradição local. 

6. As comidas são apimentadas

Os pratos costumam levar pimenta, então pergunte sobre a quantidade do condimento nas refeições.

7. Sempre use repelentes em áreas verdes

Em áreas com plantações e florestas, é recomendável usar repelente devido à presença de mosquitos.

Como realizar compras em Bali?

Para realizar compras em Bali, esteja preparado com a Rúpia Indonésia, moeda local representada por “Rp”, e para pechinchar nos preços. Em estabelecimentos menores, utilize dinheiro em espécie, já que cartões de crédito nem sempre são aceitos. 

Se você ainda tem dúvidas sobre câmbio, moedas e transações internacionais, conheça a Remessa Online e aprenda tudo sobre o assunto!

Resumindo

Quando ir a Bali?

Os meses mais propícios para visitar Bali são maio, junho e setembro, caracterizados por pouca chuva e pela disponibilidade de hospedagens a preços acessíveis.

Como chegar a Bali?

Chegar a Bali geralmente envolve voos internacionais, com opções diretas ou com uma ou duas conexões, dependendo da origem. Companhias aéreas como Emirates e Qatar são populares para voos do Brasil. Na Ásia, há opções mais curtas com Air Asia, Jetstar, Malaysia Airlines, Qantas, Singapore Airlines, Lion Air e Garuda.

Onde ficar em Bali?

Em Ubud, escolha Anumana ou Artini 2 Cottage. Em Kuta, opte por The Stones Hotel, Alaya Resort, The Pavilion Hotel ou Eden Hotel Kuta. Em Seminyak, Amadea Resort é econômico, e Tony’s Villa oferece quartos espaçosos perto de eventos noturnos. Nusa Dua tem resorts luxuosos à beira-mar, como Sofitel, Melia Bali e Grand Hyatt.

O que você deve saber antes de visitar Bali?

– Brasileiros precisam de visto para entrar em Bali;
– O fuso horário é UTC/GMT +8;
– A rede elétrica é 230V, e as tomadas são de dois pinos redondos e fundos;
– Para dirigir, obtenha um documento chamado PID;
– Bali é majoritariamente hindu-balinês;
– Ao visitar templos, use sarong para demonstrar respeito à tradição;
– Na gastronomia, cuidado com a pimenta e prefira ingerir água mineral;
– Use repelente contra mosquitos durante visitas aos templos;
– Tenha cuidado ao interagir com macacos.

Qual é a língua falada em Bali?

O bahasa indonesia, também chamado de indonésio, é a língua oficial em Bali, embora o balinês e o inglês também sejam empregados.

Related posts

Como enviar dinheiro para Portugal? Passo a passo prático

Spread cambial: o que é, como é cobrado e como calcular

Melhores cidades para morar em Portugal: lista atualizada