Cartão BNDES para MEI – como funciona

Solicitar o cartão BNDES MEI é a oportunidade de conseguir crédito e fazer a compra de equipamentos e insumos com taxas de juros baixos. Ainda é possível expandir suas operações para o exterior. Gostou? Entenda como funciona!

O cartão BNDES MEI é um alívio para aqueles momentos em que o empreendedor tem dificuldades financeiras, e precisa fazer investimentos no negócio. Com juros mais baixos e oferta de crédito descomplicado, é uma alternativa para fazer sua empresa crescer e até expandir para o exterior.

Como o cartão BNDES funciona? Por que vale a pena para o MEI? Como solicitar o seu? Vamos apresentar as respostas a essas perguntas neste conteúdo. Acompanhe!

O que é o cartão BNDES?

O cartão BNDES é uma alternativa para micro, pequenas e médias empresas obterem crédito rápido e fácil. Também pode ser obtido por Microempreendedores Individuais (MEI), já que o requisito exigido é ter CNPJ. O valor repassado deve ser utilizado somente na empresa e está proibido para custear gastos pessoais. Além disso, pode ser emitido por qualquer instituição financeira. Assim, você mantém o relacionamento.

Qual é sua funcionalidade?

O objetivo do cartão BNDES MEI é oferecer crédito para custear a compra de insumos e equipamentos à empresa. O limite é de até R$ 2 milhões por cliente por banco emissor. O parcelamento máximo é de 48 meses, e as taxas de juros são prefixadas em 1,05% ao mês, segundo dados de 2020.

Além disso, o cartão tem uma particularidade. Como o BNDES é a fonte de financiamento, não existe interferência na análise de crédito e na emissão da tarjeta. Essa responsabilidade é do banco emissor. Ainda cabe à instituição financeira:

  1. aprovar a transação;
  2. solicitar garantias;
  3. definir limites;
  4. cobras as prestações;
  5. fornecer extratos;
  6. renovar e emitir segunda via.

Por que vale a pena usar o cartão BNDES MEI?

Optar por esse cartão, é a oportunidade do empreendedor expandir o seu negócio e ter mais oportunidades. Para um MEI, é possível adquirir insumos, mudar a empresa para uma estrutura maior e até criar um site em inglês para impulsionar suas operações em outros países.

Como as taxas de juros são baixas, você faz as compras necessárias para aumentar seu negócio sem haver um comprometimento significativo do capital de giro. Da mesma forma, deixa de lado a burocracia e foca naquilo que é mais relevante, ou seja, a estratégia.

Quais são os bancos credenciados no cartão BNDES MEI?

Apesar de você ter a chance de escolher qual instituição financeira vai emitir o cartão, nem todos os bancos brasileiros são credenciados. A boa notícia é que os maiores estão na lista. Veja quais são eles:

  1. Banco do Brasil;
  2. Banco do Nordeste;
  3. BANESTES;
  4. Bradesco;
  5. Banrisul;
  6. BRDE;
  7. Caixa Econômica Federal;
  8. Itaú;
  9. Santander;
  10. SICOOB;
  11. SICREDI.

Caso o banco escolhido negue a emissão, você pode fazer um novo pedido com a escolha de outro banco emissor. Ainda é importante saber que as instituições financeiras estão autorizadas a cobrar a Tarifa de Abertura de Crédito (TAC) no momento da expedição da tarjeta. No entanto, o máximo cobrado é de 2% do limite de crédito concedido.

Como pedir o seu?

Para ter acesso, acesse o site e clique no menu “Solicite seu cartão BNDES”, que está localizado em destaque na página, no canto esquerdo. Em seguida, serão pedidos alguns dados, como:

  1. CNPJ;
  2. tipo de controle, que pode ser nacional, nacional com participação estrangeira ou nacional com controle estrangeiro;
  3. número do CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada;
  4. setor;
  5. ramo de atividade;
  6. CNAE fiscal, para identificar o tipo de atividade econômica realizada.

Em seguida, insira o banco emissor e a bandeira do cartão BNDES MEI. Clique em “Avançar” e insira seus dados pessoais, bancários e da empresa. Ainda serão solicitados alguns documentos, entre eles:

  1. Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais;
  2. Certidão de Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva, com Efeitos de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e à Dívida Ativa da União;
  3. Certidão Negativa de Débito (Previdência Social), emitida pela Secretaria da Receita Federal;
  4. Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS);
  5. declaração de comprovação de regularidade do negócio com os órgãos públicos e a legislação.

A partir disso, você pode fazer as suas compras conforme o que está disponível no portal de operações do cartão BNDES MEI. Alguns exemplos são softwares, computadores, máquinas, móveis, insumos, veículos, cursos, materiais de construção e mais.

Caso você também expanda suas operações para o exterior, é importante contar com uma plataforma de transferências internacionais para enviar e receber dinheiro. É aqui que entra a Remessa Online

Por meio da plataforma, você faz as suas transações financeiras a custo de 1,3% e com taxa de câmbio comercial. Com isso, tem margem de lucro maior, que compensa o esforço para atuar em âmbito internacional.

Com todas essas informações, fica fácil aproveitar a sua ideia de negócio e pedir o cartão BNDES MEI. É a melhor maneira de alcançar bons resultados e fortalecer a sua empresa no exterior.

Para ver mais dicas como essa, siga nossos perfis nas redes sociais! Curta nossos perfis no Facebook, LinkedIn e Twitter, e acompanhe as novidades.

Resumindo

Como conseguir o cartão BNDES para MEI?

É preciso solicitar no site do cartão BNDES e escolher a instituição financeira que deseja como emissora. Ainda é necessário enviar alguns documentos.

Qual o limite do cartão BNDES para MEI?

O máximo é de R$ 2 milhões, com pagamento em até 48 vezes e taxas de juros de 1,05% ao mês.

Como funciona o cartão BNDES para MEI?

O cartão e os valores são disponibilizados pelo BNDES, mas a instituição financeira pode negar o crédito. A vantagem é que, quando concedido, é possível comprar insumos, máquinas, equipamentos e até veículos, ou seja, tudo que é necessário para a empresa.

Related posts

DAO: o que são as organizações autônomas descentralizadas

Aprenda como abrir empresa no Canadá

INPI: o que é, para que serve, como consultar e mais