Custo de vida na Espanha: saiba as principais despesas

Cibeles Palace is the most prominent of the buildings at the Plaza de Cibeles in Madrid, Spain

Além da qualidade de vida e belíssimas cidades, o custo de vida na Espanha é um dos fatores que mais chamam a atenção dos brasileiros para morar no país. O destino pode ser perfeito para quem deseja ter uma experiência internacional.

A Espanha é considerada um dos melhores países para se viver na Europa e, por isso, se tornou cobiçada por estrangeiros. O país oferece ótimas condições para uma vida estável e com mais oportunidades.

No entanto, morar no exterior é uma grande mudança e exige um planejamento minucioso, principalmente em relação às questões financeiras. Para ajudar você, confira neste post qual o custo de vida na Espanha para as principais necessidades básicas!

Espanha: um ótimo país para ter qualidade de vida

A Espanha é um país diversificado e possui cidades encantadoras, além das conhecidas cidades de Madrid e Barcelona. É um lugar que se destaca na Europa e os motivos vão além do turismo, mundialmente reconhecido.

Com uma estrutura pública eficiente e serviços que funcionam bem na maioria das cidades, morar na Espanha é um grande passo para a qualidade de vida. As cidades são seguras e oferecem condições ideais para ter bem-estar.

Além disso, o estrangeiro que reside e trabalha na Espanha recebe em euros, uma das moedas mais valorizadas do mundo. Sendo assim, o poder de compra é alto e existe grande possibilidade de elevar o patrimônio, principalmente comparando com o Brasil.

Morar na Europa proporciona benefícios únicos para qualquer pessoa, seja para a vida profissional ou pessoal. É a realização de um grande sonho, conhecendo uma nova cultura e aproveitando tudo que o velho continente tem para oferecer.

Morar na Espanha requer planejamento e investimento

A organização financeira é determinante para alcançar o objetivo de morar na Espanha e viver bem por lá.

A realidade econômica e política da Espanha é muito distinta do que é encontrado no Brasil e esses fatores acabam influenciando muito no custo de vida. O euro, moeda oficial da Espanha, é muito valorizado, o que também interfere no valor para viver no país.

Dessa forma, é necessário considerar um investimento inicial significativo para morar na Espanha, pois o custo de vida é mais elevado em relação ao Brasil. Entretanto, os valores podem ser relativos, considerando o estilo de vida, situação financeira pessoal e as preferências ao chegar no país.

O custo de vida na Espanha

Para garantir uma mudança sem surpresas e imprevistos, é indispensável saber qual o custo de vida na Espanha. Assim, você terá noção do quanto será necessário para se manter nos primeiros dias até conseguir um emprego.

Veja uma média sobre os custos na Espanha, considerando as principais despesas básicas:

Alimentação

A gastronomia espanhola é maravilhosa e quando você for ao mercado vai se surpreender com a grande variedade de alimentos e ingredientes. A boa notícia é que os alimentos na Espanha não custam caro, sendo possível fazer uma boa compra sem gastar muito.

Para fazer compras semanais no mercado para cozinhar em casa você vai gastar em média 80 euros, considerando um consumo moderado para duas pessoas. Se o objetivo é se alimentar em restaurantes, o custo pode subir consideravelmente.

Moradia

O setor imobiliário espanhol está passando por uma queda suave nos preços, que deve ser prolongada para os próximos anos. No entanto, o valor de um aluguel varia muito de acordo com a cidade, bairro e tipo de imóvel.

Dessa forma, um apartamento nas regiões centrais pode ter o aluguel de aproximadamente 1000 euros. Nas regiões mais afastadas, é possível encontrar opções a 600 euros mensais.

A longo prazo, você pode considerar comprar uma casa na Espanha, para isso, você deve se capitalizar e estar estabilizado financeiramente. 

Transporte

O transporte público na Espanha é organizado, pontual, extenso e muito fácil de usar, proporcionando economia e agilidade. Você pode se locomover em diferentes meios, como metrôs, trens, ônibus, aplicativos e até por barcos.

O custo mensal com o transporte pode chegar a 40 euros, considerando a utilização diária. Se você conseguir um emprego mais distante, também tem a opção de comprar um carro, que pode custar em média 20 mil euros para modelos novos.

Despesas fixas

São consideradas despesas fixas os gastos com energia elétrica, água e internet, recursos indispensáveis para desenvolver atividades básicas. Nessa categoria também estão inclusos gastos com lazer e saúde.

As contas da casa, ou seja, água, luz, energia e coleta de lixo podem chegar a 150 euros por mês, já na internet é possível ter bons planos a 50 euros mensais.

Além disso, é preciso considerar um valor mensal para o plano de celular e reservar uma quantia em caso de emergência médica.

O mercado de trabalho na Espanha

O mercado de trabalho na Espanha é muito estável, embora tenha passado por um momento delicado devido à crise que afetou o mundo. O salário mínimo foi reajustado em 2020, passando de 900 euros para 950 euros.

A oferta de empregos é grande no segmento do comércio, construção e serviços, que são as profissões que mais abrem portas para estrangeiros. Ganhando apenas um salário mínimo é praticamente impossível morar em grandes cidades, como Barcelona e Madrid.

Mesmo durante um período repleto de incertezas, o mercado de trabalho na Espanha tem boas possibilidades de crescer novamente. No entanto, é fundamental ter um planejamento financeiro eficiente para fazer uma mudança livre de problemas.

Para tanto, você precisa dedicar atenção especial para os seguintes fatores:

  1. Mensurar o valor real da mudança;
  2. Pesquise tudo sobre a cidade que pretende morar;
  3. Faça uma reserva financeira;
  4. Cuide de toda a documentação necessária para permanecer de acordo com as leis.

É importante salientar que o custo de vida depende diretamente da cidade que deseja morar. As cidades turísticas e grandes centros urbanos oferecem maiores oportunidades, mas o custo de vida é elevado.

Transações internacionais Remessa Online

Uma das etapas mais importantes do planejamento para morar no exterior é saber como enviar e receber dinheiro no país para começar a nova vida.

Os serviços de transações internacionais são passíveis de taxas, por isso, é importante procurar processos econômicos e otimizar as finanças.

A Remessa Online é uma empresa com experiência no mercado financeiro internacional e oferece as melhores condições para você enviar dinheiro para a Espanha.

Por meio de processos modernos e totalmente digitais, é possível fazer transações com toda comodidade e concluí-las em até um dia útil.

Além disso, a taxa é justa, a partir de 1,3% e favorece uma economia significativa na hora de aplicar o câmbio e transferir os recursos para o exterior. Se deseja ter segurança e pagar taxas justas, a Remessa Online é a opção ideal.

Apesar de o custo de vida na Espanha ser considerado baixo, comparando com outros países europeus, é fundamental ter uma boa organização financeira. Afinal, é uma mudança de vida considerável, sendo imprescindível que tudo saia conforme o planejado.

Gostou do post? Agora que já viu sobre o custo de vida na Espanha, acesse o site da Remessa Online e faça seu cadastro. Vamos facilitar o seu planejamento financeiro na hora de enviar remessas de dinheiro

Resumindo

Quais os pilares do custo de vida para morar na Espanha?

Alimentação;
Moradia;
Despesas fixas;
Despesas para o lazer;
Compras básicas;
Transporte.

Quais os fatores que devem ser analisados para planejar a mudança para a Espanha?

Mensurar o valor real da mudança;
Pesquise tudo sobre a cidade que pretende morar;
Faça uma reserva financeira;
Cuide de toda a documentação necessária para permanecer de acordo com as leis.

Related posts

Dia do trabalhador é comemorado dia 1 de maio

Como sacar dinheiro no exterior usando caixas automáticos

Punta Cana: tudo que você precisa saber antes de sua viagem