De Olho no Câmbio #113: Caminhos distintos se desenham para o pós pandemia

A semana foi marcada pela decisão de política monetária nos EUA e no Brasil. Além disso, tivemos a bomba da entrevista do ex-presidente Lula para a CNN Brasil em meio ao crescimento exponencial do número de casos e óbitos decorrentes da Covid-19 no país. A União Europeia avança na aprovação da vacina de Oxford, enquanto o Reino Unido pode sofrer com  escassez de vacinas.

Acompanhe a seguir os desdobramentos desses e outros acontecimentos sobre as principais moedas globais.

Perspectivas

Para fechar essa leitura semanal, é importante registrar que as decisões de política monetária foram determinantes para apontar caminhos diferentes – ou, ao menos, perspectivas diferentes desses caminhos.

Nos EUA, a decisão de política monetária foi ancorada na perspectiva de que a economia está voltando a crescer e, portanto, elevar os juros seria um problema. No Brasil, como tradicionalmente ocorre, os juros foram elevados com base na perspectiva de que a inflação precisa ser controlada. Aqui, os caminhos se separam.

Em termos de agenda e calendário, a próxima semana terá vários dados do PMI Markit dos EUA, Alemanha, Zona do Euro e Reino Unido. Paralelamente, cabe destacar que a semana começará com os dados de política monetária da China. 

No Brasil, por sua vez, na próxima semana teremos mais dados, com destaque para a ata do Copom na terça-feira (23), o IPCA-15 na quinta-feira (25) e a nota de política monetária do Banco Central na sexta-feira (26).

Isso posto, em função dos eventos desta semana, e especialmente atentos aos movimentos políticos no Brasil e EUA, na próxima semana não devemos ter surpresas. O Real deve seguir sua trajetória de depreciação, exceção feita no caso de alguma nova intervenção do Banco Central que, por ora, não está no radar.

Seguimos de olho. 

Related posts

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom

De Olho no Câmbio #276: Decisão dividida do Copom trouxe instabilidade ao mercado de câmbio

Qual é o valor do INPC acumulado em 2024?