De Olho no Câmbio #242: EUA e China trouxeram valorização para o Real, mas futuro ainda é incerto

A moeda brasileira voltou a avançar sobre as demais divisas depois que o mercado passou a precificar com maior intensidade que o Banco Central norte-americano manterá a taxa de juros inalterada na próxima reunião de política monetária, no dia 20 de setembro. Além da expectativa em relação aos próximos passos do Federal Reserve, dados ligeiramente melhores vindos da economia chinesa também deram o ímpeto necessário para que o Real pudesse avançar sobre o Dólar e sobre o Euro. Embora a semana tenha sido relativamente boa para a moeda brasileira, o recente aumento dos juros na Zona do Euro e os dados de atividade econômica dos Estados Unidos ainda trazem muita incerteza em relação ao comportamento da divisa americana pelos próximos dias.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

A semana que vem será marcada por importantes decisões dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. Por aqui, espera-se que o Copom siga aquilo que foi sugerido na ata da última reunião de política monetária, e corte a Selic em 0,50%, enquanto nos Estados Unidos o FOMC deve optar por manter a taxa de juros inalterada em 5,50%.

No caso dos Estados Unidos, embora cerca de 97% dos analistas apostem na manutenção dos juros, os dados mais recentes de inflação aos produtores e consumidores trazem muita incerteza em relação aos próximos passos do Federal Reserve.

Em outras palavras, não seria totalmente surpreendente se o Fed optasse por fazer mais um aumento de 0,25% na taxa de juros elevando-a a 5,75% (limite superior). Esse eventual aumento de juros, que pode ocorrer na semana que vem ou em novembro, por exemplo, deve trazer dificuldades ao Real e demais divisas não-conversíveis.

Uma elevação da taxa de juros nos Estados Unidos tem o potencial de acentuar o movimento de valorização do dólar que tem sido registrado ao longo das últimas semanas.

Seguimos de olho.

Related posts

De Olho no Câmbio #277: Semana de recuperação do real contou com o Copom

PNAD Contínua trimestral movimenta os indicadores da sexta-feira

IGP-10 vem acima do esperado e registra aumento de 1,08% em maio