De Olho no Câmbio #244: Fed, inflação e atividade econômica norte-americana favorecem dólar

Apesar da decisão do Federal Reserve de manter a taxa de juros inalterada nos Estados Unidos, a expectativa de que a inflação permaneça elevada e de que a maior economia do mundo fique sobreaquecida até o final de 2023 têm provocado um ambiente de bastante incerteza, e alto grau de volatilidade no mercado de câmbio. Tal leitura, de inflação e economia resilientes, desenham um cenário que contempla mais aumentos de juros nos Estados Unidos, o que tem feito com que a moeda norte-americana avance sobre a maioria das divisas globais.

Quer saber mais sobre Brasil, EUA, Zona do Euro e Reino Unido? Acompanhe a seguir os desdobramentos destes e outros acontecimentos.

Real vs Dólar
Real vs Euro
Real vs Libra Esterlina

Perspectivas

Os riscos associados a mais aumentos de juros nos Estados Unidos devem continuar trazendo instabilidade aos mercados de câmbio em todo o mundo. Apesar da nova pausa no aumento de juros por parte do Federal Reserve, os dados de inflação e de atividade econômica sugerem que um novo aumento nos juros precise ser feito ainda este ano.

Além das questões ligadas aos Estados Unidos, as informações que partem da China também têm atuado para desestabilizar os mercados de moedas. A notícia de que o setor imobiliário chinês passa por novas dificuldades tem aumentado a aversão ao risco e fortalecido a moeda dos Estados Unidos.

Considerando os últimos desdobramentos econômicos e políticos na China e nos Estados Unidos, é muito improvável que a moeda brasileira experimente um processo de valorização nos próximos dias que seja digno de nota.

Seguimos de olho. 

Related posts

IPC e varejo dos EUA movimentam mercado

Inflação controlada e melhora na Percepção Econômica na Zona do Euro

Mercado aguarda divulgação da ata do Copom